Iúri Leitão vence em Évora! Eduard Prades conquista a Volta ao Alentejo!

O português Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) venceu a última etapa da Volta ao Alentejo, uma ligação de 187.9km entre Nisa e Évora, batendo ao sprint o americano Scott Mcgill (Project Echelon Racing) e o português Luís Mendonça (Sabgal – Anicolor Cycling Team).

A etapa final da Volta ao Alentejo começou com Mathias Bregnhoj (Sabgal – Anicolor Cycling Team), Dario Lillo (Seleção Suíça) e Arnau Gilabert (Illes Balears Arabay Cycling) a ficaram isolados na frente da corrida. Ao km 9, os três foram alcançados pelo pelotão. 19km depois, na única contagem do dia, Luís Gomes (Kelly – Simoldes UDO) foi o primeiro a passar no topo.

Ao km 47, Mathias Bregnhoj, Vanceslau Fernandes (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) e Edgar Curto (Illes Balears Arabay Cycling) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. 16km depois, na primeira meta volante do dia, Bregnhoj foi buscar a bonificação máxima. Ao km 73, a vantagem do trio da frente sobre o pelotão era de 5:30. 27km depois, na segunda meta volante do dia, Vanceslau foi buscar a bonificação máxima.

Ao km 151, Diogo Pinto e Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team) atacaram e tentavam fazer a ponte para o grupo da frente. 6km depois, os dois perseguidores fizeram a ponte para o grupo da frente que tinha 1:45 de vantagem sobre o pelotão. Ao km 163km, na última meta volante do dia, Diogo foi buscar a pontuação máxima. 12km depois, o grupo da frente ainda tinha uma vantagem de 1:10.

O pelotão acabou por aumentar ainda mais o ritmo e fez com que os fugitivos do dia fosse alcançados a cerca de 1km da meta. Na rampa final em paralelo, Iúri Leitão não deu hipótese ao sprint e conquistou assim a sua primeira vitória da temporada. Scott Mcgill acabou por ser segundo. Luís Mendonça conseguiu ser terceiro, conquistando 4s de bonificação que o fizeram entrar no top10 da geral.

Afonso Silva (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) foi o melhor português na geral e terminou em 4º a 13s. Fábio Costa (ABTF Betão – Feirense) e Luís Gomes também fecharam no top10 da geral e foram 7º e 8º, respetivamente. Luís Mendonça foi 9º a 30s.

Eduard Prades (Caja Rural – Seguros RGA) venceu a 41ª Volta ao Alentejo, batendo Francisco Peñuela (Rádio Popular – Paredes – Boavista) por 4s e Abner Gonzalez (Efapel Cycling) por 6s. Iúri Leitão venceu a classificação por pontos e Francisco Guerreiro (Kelly – Simoldes – UDO) venceu a classificação da montanha. Sergi Darder (Illes Balears Arabay Cycling) foi o melhor jovem e a Efapel Cycling a melhor equipa.

Pódio Final

Pódio da 41ª Volta ao Alentejo com Francisco Peñuela, Eduard Prades e Abner Gonzalez
Pódio da 41ª Volta ao Alentejo com Francisco Peñuela, Eduard Prades e Abner Gonzalez
Os vencedores de todas as classificações da Volta ao Alentejo
Os vencedores de todas as classificações da Volta ao Alentejo

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Matias Novo/Podium Events

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock