Lorena Wiebes bate Elisa Balsamo no photofinish e conquista a Gent – Wevelgem!

A neerlandesa Lorena Wiebes (Team SD Worx-Protime) venceu a 13ª edição da Gent – Wevelgem, uma clássica de 171km entre Ieper e Wevelgem, batendo ao sprint as italianas Elisa Balsamo (Lidl – Trek) e Chiara Consonni (UAE Team ADQ).

A Gent – Wevelgem começou com diversas tentativas de ataque com Julie Van de Velde (AG Insurance-Soudal Team), Christina Schweinberger (Fenix – Deceuninck), Giorgia Vettorello (Roland), Liene Nooijen (Team Visma | Leasea Bike), Laura Molenaar (VolkerWessels Pro Cycling Team) e Amadine Fouquenet (Arkea-B&B Hotels) a formarem a fuga do dia. Alana Castrique (Cofidis) e Anniina Ahtosalo (Uno-X Mobility) também saíram do pelotão e tentavam fazer a ponte para o grupo da frente.

A 157km do fim, Schweinberger decidiu tirar pé e foi alcançada pelo pelotão. 4km depois, Ahtosalo largou Castrique e juntou-se às cinco da frente. A 140km do fim, as seis da frente tinham 5:00 de vantagem sobre o pelotão. 20km depois, echelons aconteceram no pelotão. A 113km do fim, as ciclistas que ficaram cortadas conseguiram reentrar no pelotão. 16km depois, Georgia Baker (Team Jayco-AlUla) sofreu uma queda, que o obrigou a abandonar a corrida.

A 78km do fim, a fuga do dia foi alcançada pelo pelotão. 7km depois, Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) e Grace Brown (FDJ-Suez) ficaram envolvidas numa queda, mas rapidamente reentraram no pelotão. A 60km do fim, Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) acelerou e fez com que o pelotão perdesse unidades. 8km depois, a Campeã do Mundo voltou a mexer na corrida e foi seguida por Lorena Wiebes, Elisa Balsamo, Elisa Longo Borghini, Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck), Pfeiffer Georgi (Team DSM-Firmenich PostNL) e Silvia Persico (UAE Team ADQ).

A 41km do fim, as sete da frente acabaram por ser alcançadas pelo pelotão. 5km depois, na última passagem no Kemmelberg, Kopecky atacou com Wiebes na sua roda. As duas SD Worx foram apenas seguida por Georgi que continua a mostrar o seu grande talento. Um grupo composto por Borghini e Shirin Van Anrooij (Lidl – Trek), Pieterse, Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ) e Marlen Reusser (Team SD Worx-Protime).

A 31km da meta, as cinco perseguidoras fizeram a ponte para as três da frente. Logo a seguir, Swinkels tentou isolar-se na frente da corrida, mas não teve sucesso. Devido à marcação, o grupo da frente acabou por ser alcançado a 26km da meta. 4km depois, Emma Norsgaard (Movistar Team) saiu do pelotão e isolou-se na frente da corrida. Simone Boilard (Uno-X Mobility) tentou fazer a ponte para a dinamarquesa, mas não teve sucesso.

A 19km da meta, Norsgaard foi alcançada. Logo a seguir, Floortje Mackaij (Movistar Team) tentou sair do pelotão, mas não teve sucesso. A 8km da meta, a neerlandesa da Movistar voltou a tentar, mas novamente não ganhou um espaço importante. 4km depois, Norsgaard e Mackaij mexeram na corrida, mas nenhuma conseguiu sair do grupo.

A 2.5km da meta, Grace Brown atacou e conseguiu uma ligeira vantagem sobre o pelotão. 1.9km depois, a australiana foi alcançada pelo pelotão que era comandado pela Team DSM-Firmenich PostNL. Nos metros finais, Kopecky assumiu o comando e começava a lançar o sprint de Wiebes que tinha Balsamo na sua roda. Nos últimos metros, a neerlandesa lançou o sprint final e a italiana colocou-se de imediato ao seu lado. Com o esticar da bicicleta, Wiebes conseguiu bater Balsamo para vencer assim a Gent – Wevelgem.

Chiara Consonni fez um grande sprint e conseguiu ser terceira. Charlotte Kool (Team DSM-Firmenich PostNL) foi bloqueada por Kopecky e acabou por ser 4ª. Puck Pieterse confirmou mais uma vez o excelente momento de forma ao ser 7ª.

Pódio Final

Pódio da Gent - Wevelgem com Elisa Balsamo, Lorena Wiebes e Chiara Consonni
Pódio da Gent – Wevelgem com Elisa Balsamo, Lorena Wiebes e Chiara Consonni

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock