Axel Laurance estreia-se a vencer no World Tour na etapa 5 da Volta Catalunya!
O francês Axel Laurance (Alpecin – Deceuninck) venceu a quinta etapa da Volta Catalunya, uma ligação de 167.4km entre Altafulla e Viladecans The Style Outlets, batendo ao sprint o neerlandês Marijn Van den Berg e o francês Bryan Coquard (Cofidis).
A quinta jornada da Volta Catalunya começou com alguns ciclistas a tentar sair do pelotão, mas nenhum deles teve sucesso. A 146km do fim, Geraint Thomas (Ineos Grenadiers), Andreas Leknessund (Uno-X Mobility), Patrick Konrad (Lidl – Trek), Darren Rafferty (EF Education – EasyPost), Attila Valter (Team Visma | Lease a Bike), Vadim Pronskiy (Astana Qazaqstan Team), Jarrad Drizners (Lotto Dstny) e Javier Romo e Iván Garcia Cortina (Movistar Team) atacaram e conseguiram uma vantagem de 35s sobre o pelotão.
15km depois, o grupo da frente foi alcançado pelo pelotão. A 117km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Cortina foi buscar a bonificação máxima. Enric Mas (Movistar Team) conquistou 2s e Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike) 1s. 15km depois, na primeira contagem do dia, Attila Valter foi o primeiro a passar no topo.
A 83km do fim, Óscar Rodriguez (Movistar Team), Jacopo Mosca (Lidl – Trek), Enzo Paleni (Groupama – FDJ), Christopher Juul-Jensen (Team Jayco-AlUla) e Georg Steinhauser (EF Education – EasyPost) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia. 33km depois, a vantagem dos cinco da frente sobre o pelotão era de 2:00.
A 36km do fim, na última subida do dia, o Alt de la Creu d’Aragall, com 6.4km a 5.9%, Steinhauser atacou e isolou-se na frente da corrida. O ritmo do pelotão era elevado e começava a perder unidades. 3km depois, Rodriguez fez a ponte para Steinhauser. Van den Berg e Coquard perdiam o contacto com o pelotão. A 30km do fim, Rodriguez foi o primeiro a passar no topo da subida. 3km depois, os dois da frente foram alcançados pelo pelotão. Logo a seguir, alguns ciclistas tentaram fazer diferenças a descer, mas não tiveram sucesso. Axel Laurance e Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA) estavam no pelotão.
A 15km da meta, novos ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum grupo ganhou uma vantagem importante. 10km depois, um grupo onde estava Marijn Van den Berg e Bryan Coquard conseguiu reentrar no pelotão. A 2km da meta, um ciclista da Caja Rural e um ciclista da Kern Pharma atacaram e isolaram-se na frente da corrida.
1km depois, os dois foram alcançados pelo pelotão que era comandado pela Cofidis. Nos metros finais, Patrick Konrad (Lidl – Trek) lançou o sprint final com Van den Berg e Laurance na sua roda. O austríaco foi rapidamente passado pelo neerlandês e o francês que se colocaram lado a lado. Nos últimos metros, Laurance foi mais forte que Van den Berg para vencer assim pela primeira vez no World Tour na etapa 5 da Volta Catalunya. Konrad acabou por quebrar, nos metros finais, e foi passado por Coquard e Aular. O francês acabou por ser mais forte que o venezuelano para ser 3º.
João Almeida (UAE Team Emirates) chegou seguro no pelotão e foi 70º. Na geral, o português segue em 10º a 3:52.
Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) segue líder da classificação geral, da classificação por pontos e da classificação da montanha da Volta Catalunya. Lenny Martinez (Groupama – FDJ) é o melhor jovem e a Movistar Team a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images