Soren Waerenskjold estreia-se a vencer no World Tour na Omloop Nieuwsblad!

O norueguês Soren Waerenskjold (Uno-X Mobility) venceu a Omloop Nieuwsblad, uma clássica de 197km entre Gent e Ninova, batendo ao sprint o francês Paul Magnier (Soudal Quick-Step) e o belga Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck). Waerenskjold estreou-se a vencer no World Tour e deu à Uno-X Mobility a primeira vitória numa clássica na principal divisão do ciclismo.

Fuga facilmente se forma

A Omloop Nieuwsblad começou com Giosuè Epis (Arkea-B&B Hotels), Elmar Reinders (Team Jayco-AlUla), Enzo Leijnse e Julius Van den Berg (Team Picnic PostNL), Siebe Deweirdt e Victor Vercouillie (Team Flanders – Baloise) e Hartthijs De Vries (Unibet Tietema Rockets) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. A Team Visma | Lease a Bike e a UAE Team Emirates – XRG assumiram o comando do pelotão e davam à fuga uma vantagem de 5:40.

No início da segunda metade da clássica belga, o pelotão começou a aumentar o ritmo, mas a fuga seguia com uma boa vantagem. A 80km do fim, Victor Campenaerts (Team Visma | Lease a Bike) e Stefan Kung (Groupama – FDJ) ficaram envolvidos numa queda, mas ambos conseguiram reentrar no pelotão. 13km depois, Arnaud De Lie (Lotto) perdeu o contacto com o pelotão por causa de um problema mecânico. Poucos kms depois, o campeão belga sofreu novo problema e teve de trocar de bicicleta.

Ritmo não muito alto, mas cortes acontecem

A 60km do fim, os ciclistas entravam numa fase importante da corrida e várias equipas lutavam pela frente do pelotão. A fuga tinha uma vantagem de cerca de 4:00 sobre o pelotão. 4km depois, Arnaud De Lie conseguiu reentrar no pelotão. Logo a seguir, Matthew Brennan (Team Visma | Lease a Bike) atacou e foi seguido por Vito Braet (Intermarché – Wanty) e Tim Van Dijke (Red Bull – Bora – hansgrohe). A cerca de 50km do fim, os três perseguidores foram alcançados. Poucos metros depois, Joshua Tarling (Ineos Grenadiers) atacou e tentava fazer a ponte para a fuga do dia.

A 41km do fim, no Molenberg, a Alpecin – Deceuninck acelerou e o pelotão acabou por partir. Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike), António Morgado e Jhonatan Narvaez (UAE Team Emirates – XRG), Jan Tratnik (Red Bull – Bora – hansgrohe) e Arnaud De Lie foram alguns dos favoritos que ficaram cortados. Tarling acabou por ser alcançado pelo pelotão. 11km depois, a fuga do dia foi alcançada. Logo a seguir, o grupo de Van Aert acabou por reentrar no pelotão. De Lie também reentrou, mas rapidamente cedeu. O campeão belga não teve sorte e gastou bastante com as várias recuperações que teve de fazer.

Corrida parte no Muur – Kapelmuur

A 25km do fim, António Morgado tentou sair do pelotão, mas não teve sucesso. 6km depois, Oliver Naesen (Decathlon AG2R La Mondiale) teve de trocar de bicicleta, mas conseguiu reentrar no pelotão. O ritmo estava elevado e várias equipas lutavam pela frente do pelotão.

A 17km do fim, Tratnik sofreu um furo e perdeu assim as suas chances de lutar pela corrida. Poucos metros depois, no Muur – Kapelmuur, Mathias Vacek (Lidl – Trek) acelerou e foi seguido por Tim Wellens e Narvaez (UAE Team Emirates – XRG), Van Aert e Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike), Matteo Trentin e Rick Pluimers (Tudor Pro Cycling Team), Sam Watson (Ineos Grenadiers), Tim Van Dijke, Jasper Philipsen, Stefan Kung, Laurenz Rex (Intermarché – Wanty) e Stefan Bisseger (Decathlon AG2R La Mondiale).

A cerca de 15km da meta, Lewis Askey (Groupama – FDJ), Paul Magnier, Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility), Lukas Kubis (Unibet Tietema Rockets) e Fred Wright (Bahrain Victorious) juntaram-se ao grupo da frente. Logo a seguir, ataques começaram a acontecer no grupo da frente, mas nenhum ciclista conseguiu ganhar um espaço importante.

Soren Waerenskjold impõe-se em apertado sprint

A 12km da meta, no Bosberg, Mathias Vacek mexeu novamente na corrida, mas não conseguiu isolar-se. António Morgado tentou saltar do pelotão, mas acabou por não ter sucesso. 1km depois, Stefan Kung atacou e conseguiu isolar-se. A 8km da meta, o grupo perseguidor foi alcançado pelo pelotão. As equipas dos principais velocistas presentes assumiram a perseguição e tentavam diminuir a vantagem de 20s de Kung.

A 1.5km da meta, Kung acabou por ser alcançado. Nos metros finais, a Ineos Grenadiers assumiu o comando e tinha Sam Watson na posição certa para o sprint na rampa final. O britânico lançou o sprint final, mas acabou por ser ultrapassado por Soren Waerenskjold, Paul Magnier e Jasper Philipsen. Nos últimos metros, o norueguês foi mais forte que o francês e o belga para estrear-se assim a vencer no World Tour na Omloop Nieuwsblad. Brent Van Moer (Lotto) ainda passou Watson para ser 4º. Destaca-se a grande corrida de Lukas Kubis que foi 6º e somou 115pts UCI para a Unibet Tietema Rockets.

António Morgado não se fez ao sprint e foi 40º com o mesmo tempo do vencedor.

O pódio da Omloop Nieuwsblad com Paul Magnier, Soren Waerenskjold e Jasper Philipsen (Foto: Getty Images)
O pódio da Omloop Nieuwsblad com Paul Magnier, Soren Waerenskjold e Jasper Philipsen (Foto: Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: BELGA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock