Daniel Babor vence etapa 3 da Volta ao Alentejo! Iúri Leitão foi 2º e é o novo líder!

O checo Daniel Babor (Caja Rural – Seguros RGA) venceu a terceira etapa da Volta ao Alentejo, uma ligação de 168.4km entre Mourão e Reguengos de Monsaraz, após não dar hipótese ao sprint. O português Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) foi segundo e completou assim a dobradinha da equipa espanhola. O americano Cade Bickmore (Project Echelon Racing) fechou o pódio.

A segunda jornada da Volta ao Alentejo começou com um ritmo alto. A 155km do fim, na primeira contagem do dia, Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) foi o primeiro a passar no topo. 6km depois, Laurent Gervais (Project Echelon Racing), José Dias (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho), Gonzalo Bolinches (Illes Baleares Arabay Cycling), Adam Kus (Lubelskie Perla Polski) e Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia. Os cinco conseguiram uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão.

A 118km do fim, na primeira meta volante do dia, Adam Kus foi buscar a bonificação máxima. 9km depois, o polaco somou novamente a bonificação máxima na segunda meta volante do dia. A 80km do fim, Mark Kyruchkov atacou e conseguiu uma vantagem de 10s sobre o resto dos fugitivos do dia. 4km depois, Laurent Gervais e Kus fizeram a ponte para Kyruchkov.

A 74km do fim, Kyruchkov foi buscar a pontuação máxima na segunda contagem do dia. Logo a seguir, José Dias e Gonzalo Bolinches reentraram no grupo da frente. A 63km do fim, na última meta volante do dia, Kus conquistou novamente a bonificação máxima. Os cinco da frente tinham uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão. 5km depois, Bolinches e Kyruchkov atacaram e isolaram-se na frente da corrida. A 53km do fim, os três perseguidores fizeram a ponte para os dois da frente.

Os cinco da frente ainda conseguiram resistir ao forte ritmo do pelotão durante alguns kms, mas acabaram por ser alcançados a 27km da meta. 9km depois, na última contagem do dia, Abner González (Efapel Cycling) foi o primeiro a passar no alto. Nos últimos kms, o ritmo era elevado e os sprinters tentavam colocar-se na melhor posição possível para mais uma chegada ao sprint.

No sprint final, numa zona em paralelo, Daniel Babor foi o mais forte ao sprint para se estrear assim a vencer nesta temporada na etapa 3 da Volta ao Alentejo. Iúri Leitão foi mais forte que Cade Bickmore para completar assim a dobradinha da Caja Rural. Tomas Barta (Caja Rural – Seguros RGA) ainda foi 4º e completou assim o grande dia da equipa espanhola. Leangel Linarez (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) foi apenas 6º e Scott Mcgill (Project Echelon Racing) apenas 7º.

Destaca-se novamente a excelente etapa do jovem português João Martins (Rádio Popular – Paredes – Boavista) que foi 9º ao sprint.

Iúri Leitão é o novo líder da classificação geral e manteve a liderança da classificação por pontos da Volta ao Alentejo. Francisco Guerreiro (Kelly – Simoldes – UDO) manteve a liderança da classificação da montanha. João Martins segue o melhor jovem e a Caja Rural – Seguros RGA a melhor equipa.

Iúri Leitão é o novo camisola amarela da Volta ao Alentejo
Iúri Leitão é o novo camisola amarela da Volta ao Alentejo

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Matias Novo/Podium Events

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock