Godzilla bate continência e vence ronda 1 na E3 Saxo Classic!

O neerlandês, Campeão do Mundo, Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) venceu a E3 Saxo Classic, uma clássica de 207.5km com partida e chegada em Harelbeke, após isolar-se na frente da corrida a 43km da meta. O belga Jasper Stuyven (Lidl – Trek) foi segundo a 1:31, após ser mais forte ao sprint que o seu compatriota Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike).

A E3 Saxo Classic começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A 200km do fim, uma grande queda aconteceu no pelotão. Dylan Van Baarle e Per Strand Hagenes (Team Visma | Lease a Bike) e Alberto Bettiol (EF Education – EasyPost) foram os principais nomes envolvidos. Van Baarle conseguiu reentrar no pelotão, mas Hagenes e Bettiol foram obrigados a abandonar. 20km depois, mais ataques aconteceram no pelotão, mas não conseguiram formar a fuga do dia.

A 150km do fim, Emil Herzog (Bora – Hansgrohe), Lorenzo Milesi (Movistar Team) e Jannik Steimle (Q36.5 Pro Cycling Team) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. 2km depois, Mathis Le Berre (Arkéa-B&B Hotels) e Niklas Markl (Team DSM-Firmenich PostNL) tentavam fazer a ponte para o grupo da frente. A 140km do fim, Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility), Rémi Cavagna (Movistar Team), Sander de Pestel (Decathlon AG2R La Mondiale) e Jelle Vermoote (Bingoal WB) saíram do pelotão e chegaram a Markl e Le Berre. 13km depois, os sete juntaram-se aos três da frente.

Ivo Oliveira na fuga da E3 Saxo Classic (Foto: Nico Vereecken/PN/SprintCyclingAgency©2024)
Ivo Oliveira na fuga da E3 Saxo Classic (Foto: Nico Vereecken/PN/SprintCyclingAgency©2024)

A cerca de 120km do fim, a fuga do dia tinha quase 5:00 de vantagem sobre o pelotão. 30km depois, a Team Visma | Lease a Bike aumentou o ritmo e partiu o pelotão. A 82km do fim, antes de um momento importante da corrida, Dylan Van Baarle sofreu um furo. 2km depois, Mathieu Van der Poel atacou. Mads Pedersen e Jasper Stuyven (Lidl – Trek), Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) e Matteo Trentin (Tudor Pro Cycling Team) reagiram ao ataque e tentava chegar ao neerlandês. A cerca de 76km do fim, os quatro chegaram a Van der Poel, mas acabaram por ser alcançados por um reduzido pelotão.

A 72km do fim, as movimentações continuaram com Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) a tentar sair, mas sem sucesso. Logo a seguir, Mads Pedersen atacou e perseguia a solo o grupo da frente. A 67km do fim, Van der Poel acelerou e foi seguido por Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike). Van Aert também reagiu ao ataque e foi seguido por Bingiam Girmay (Intermarché – Wanty) e Jhonnatan Narvaez (Ineos Grenadiers). Os três chegaram a Van der Poel e Jorgenson que alcançaram Pedersen. Poucos metros depois, Oier Lazkano (Movistar Team) e Toms Skujins (Lidl – Trek) chegaram a esse grupo.

A 58km do fim, Van der Poel mexeu novamente e teve resposta imediata de Van Aert, mas os dois foram rapidamente alcançados. 3km depois, Lazkano atacou e fez a ponte para os fugitivos do dia. Logo a seguir, Jorgenson também conseguiu juntar-se ao grupo da frente. A 51km do fim, Nils Pollit (UAE Team Emirates) e Stefan Kung (Groupama – FDJ) saltaram do pelotão. Ivo Oliveira esperou pelo alemão e os três juntaram-se ao grupo da frente.

Ataque de Van der Poel com resposta de Van Aert na E3 Saxo Classic
Ataque de Van der Poel com resposta de Van Aert na E3 Saxo Classic

4km depois, Lazkano voltou a mexer e isolou-se na frente da corrida. Poucos kms depois, o grupo de Jorgenson e Kung foi alcançado pelo pelotão. A 43.8km do fim, no início do Paterberg, Wout Van Aert sofreu uma queda quando o seu rival estava a atacar. Van der Poel estava a voar e passou direto por Lazkano para se isolar na frente da corrida. Narvaez também passou pelo espanhol, mas acabou por ser rapidamente alcançado pelo grupo perseguidor onde Van Aert conseguiu reentrar.

A 39km da meta, no Oude Kwaremont, Jorgenson acelerou e partiu o grupo perseguidor. Logo a seguir, Van Aert atacou e tentava fazer a ponte para Van der Poel. A cerca de 30km da meta, o reduzido pelotão partiu e Biniam Girmay, Jhonnatan Narvaez, Jasper Stuyven, Matteo Jorgenson e Tim Wellens (UAE Team Emirates) tentavam chegar a Van Aert. Van der Poel tinha 16s de vantagem sobre o belga e 1:00 sobre o grupo de Stuyven.

A 27km da meta, Van Aert começou a quebrar e a vantagem de Van der Poel começava a aumentar. 17km depois, o Campeão do Mundo tinha 1:20 de vantagem sobre o belga e 1:50 sobre o grupo de Stuyven. A 6.8km da meta, Stuyven atacou e tentava a solo chegar a Van Aert. Girmay deixou de ter capacidade para seguir Jorgenson, Wellens e Narvaez. 2km depois, o belga da Lidl – Trek fez a ponte para o belga da Visma.

Jasper Stuyven venceu o sprint pelo segundo posto da E3 Saxo Classic (Foto: Getty Images)
Jasper Stuyven venceu o sprint pelo segundo posto da E3 Saxo Classic (Foto: Getty Images)

Mathieu Van der Poel manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua primeira vitória da temporada na E3 Saxo Classic. Jasper Stuyven acabou por ser o mais forte ao sprint para ser segundo a 1:31. Wout Van Aert nem respondeu ao sprint do seu compatriota e foi assim terceiro a 1:34. Matteo Jorgenson atacou, nos metros finais, para tentar fechar o top4, mas acabou por ser ultrapassado por Tim Wellens que foi 4º a 1:48.

Destaca-se a grande corrida da Lidl-Trek que para além de ter posto Stuyven em 2º, também teve Toms Skujins em 8º a 2:48 e Alex Kirsch em 10º a 2:48. Mads Pedersen ainda conseguiu ser 11º para fechar o fantástico dia da Trek. Vincenzo Albanese (Arkea-B&B Hotels) também surpreendeu ao conseguir ser 9º a 2:48.

António Morgado (UAE Team Emirates) foi 75º a 6:04 e Ivo Oliveira 79º a 6:09.

Pódio Final

Pódio da E3 Saxo Classic com Jasper Stuyven, Mathieu Van der Poel e Wout Van Aert (Foto: Tomas Sisk/PN/SprintCyclingAgency©2024)
Pódio da E3 Saxo Classic com Jasper Stuyven, Mathieu Van der Poel e Wout Van Aert (Foto: Tomas Sisk/PN/SprintCyclingAgency©2024)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock