Godzilla bate continência e vence ronda 1 na E3 Saxo Classic!
O neerlandês, Campeão do Mundo, Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) venceu a E3 Saxo Classic, uma clássica de 207.5km com partida e chegada em Harelbeke, após isolar-se na frente da corrida a 43km da meta. O belga Jasper Stuyven (Lidl – Trek) foi segundo a 1:31, após ser mais forte ao sprint que o seu compatriota Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike).
A E3 Saxo Classic começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A 200km do fim, uma grande queda aconteceu no pelotão. Dylan Van Baarle e Per Strand Hagenes (Team Visma | Lease a Bike) e Alberto Bettiol (EF Education – EasyPost) foram os principais nomes envolvidos. Van Baarle conseguiu reentrar no pelotão, mas Hagenes e Bettiol foram obrigados a abandonar. 20km depois, mais ataques aconteceram no pelotão, mas não conseguiram formar a fuga do dia.
A 150km do fim, Emil Herzog (Bora – Hansgrohe), Lorenzo Milesi (Movistar Team) e Jannik Steimle (Q36.5 Pro Cycling Team) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. 2km depois, Mathis Le Berre (Arkéa-B&B Hotels) e Niklas Markl (Team DSM-Firmenich PostNL) tentavam fazer a ponte para o grupo da frente. A 140km do fim, Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility), Rémi Cavagna (Movistar Team), Sander de Pestel (Decathlon AG2R La Mondiale) e Jelle Vermoote (Bingoal WB) saíram do pelotão e chegaram a Markl e Le Berre. 13km depois, os sete juntaram-se aos três da frente.
A cerca de 120km do fim, a fuga do dia tinha quase 5:00 de vantagem sobre o pelotão. 30km depois, a Team Visma | Lease a Bike aumentou o ritmo e partiu o pelotão. A 82km do fim, antes de um momento importante da corrida, Dylan Van Baarle sofreu um furo. 2km depois, Mathieu Van der Poel atacou. Mads Pedersen e Jasper Stuyven (Lidl – Trek), Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) e Matteo Trentin (Tudor Pro Cycling Team) reagiram ao ataque e tentava chegar ao neerlandês. A cerca de 76km do fim, os quatro chegaram a Van der Poel, mas acabaram por ser alcançados por um reduzido pelotão.
A 72km do fim, as movimentações continuaram com Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) a tentar sair, mas sem sucesso. Logo a seguir, Mads Pedersen atacou e perseguia a solo o grupo da frente. A 67km do fim, Van der Poel acelerou e foi seguido por Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike). Van Aert também reagiu ao ataque e foi seguido por Bingiam Girmay (Intermarché – Wanty) e Jhonnatan Narvaez (Ineos Grenadiers). Os três chegaram a Van der Poel e Jorgenson que alcançaram Pedersen. Poucos metros depois, Oier Lazkano (Movistar Team) e Toms Skujins (Lidl – Trek) chegaram a esse grupo.
A 58km do fim, Van der Poel mexeu novamente e teve resposta imediata de Van Aert, mas os dois foram rapidamente alcançados. 3km depois, Lazkano atacou e fez a ponte para os fugitivos do dia. Logo a seguir, Jorgenson também conseguiu juntar-se ao grupo da frente. A 51km do fim, Nils Pollit (UAE Team Emirates) e Stefan Kung (Groupama – FDJ) saltaram do pelotão. Ivo Oliveira esperou pelo alemão e os três juntaram-se ao grupo da frente.
4km depois, Lazkano voltou a mexer e isolou-se na frente da corrida. Poucos kms depois, o grupo de Jorgenson e Kung foi alcançado pelo pelotão. A 43.8km do fim, no início do Paterberg, Wout Van Aert sofreu uma queda quando o seu rival estava a atacar. Van der Poel estava a voar e passou direto por Lazkano para se isolar na frente da corrida. Narvaez também passou pelo espanhol, mas acabou por ser rapidamente alcançado pelo grupo perseguidor onde Van Aert conseguiu reentrar.
A 39km da meta, no Oude Kwaremont, Jorgenson acelerou e partiu o grupo perseguidor. Logo a seguir, Van Aert atacou e tentava fazer a ponte para Van der Poel. A cerca de 30km da meta, o reduzido pelotão partiu e Biniam Girmay, Jhonnatan Narvaez, Jasper Stuyven, Matteo Jorgenson e Tim Wellens (UAE Team Emirates) tentavam chegar a Van Aert. Van der Poel tinha 16s de vantagem sobre o belga e 1:00 sobre o grupo de Stuyven.
A 27km da meta, Van Aert começou a quebrar e a vantagem de Van der Poel começava a aumentar. 17km depois, o Campeão do Mundo tinha 1:20 de vantagem sobre o belga e 1:50 sobre o grupo de Stuyven. A 6.8km da meta, Stuyven atacou e tentava a solo chegar a Van Aert. Girmay deixou de ter capacidade para seguir Jorgenson, Wellens e Narvaez. 2km depois, o belga da Lidl – Trek fez a ponte para o belga da Visma.
Mathieu Van der Poel manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua primeira vitória da temporada na E3 Saxo Classic. Jasper Stuyven acabou por ser o mais forte ao sprint para ser segundo a 1:31. Wout Van Aert nem respondeu ao sprint do seu compatriota e foi assim terceiro a 1:34. Matteo Jorgenson atacou, nos metros finais, para tentar fechar o top4, mas acabou por ser ultrapassado por Tim Wellens que foi 4º a 1:48.
Destaca-se a grande corrida da Lidl-Trek que para além de ter posto Stuyven em 2º, também teve Toms Skujins em 8º a 2:48 e Alex Kirsch em 10º a 2:48. Mads Pedersen ainda conseguiu ser 11º para fechar o fantástico dia da Trek. Vincenzo Albanese (Arkea-B&B Hotels) também surpreendeu ao conseguir ser 9º a 2:48.
António Morgado (UAE Team Emirates) foi 75º a 6:04 e Ivo Oliveira 79º a 6:09.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com