Daniela Campos regressa às vitórias na última etapa da Vuelta femenina a Guatemala!

A italiana Valentina Basilico (Eneicat-CM Team) venceu a Vuelta femenina a Guatemala, uma corrida por etapas de nível 2.2, batendo as colombianas Lina Arguello (Pato Bike BMC Team) e Natalia Garzon (Sistercredito-GW) por 8s e 11s, respetivamente. A corrida ficou marcada pelo regresso às vitórias da portuguesa Daniela Campos (Eneicat-CM Team) que tem mostrado uma boa evolução neste início de temporada.

Etapa 1

A primeira etapa da Vuelta femenina a Guatemala tinha uma ligação de 83km com partida e chegada em Ipala. A etapa era totalmente plana e tal como esperado tivemos uma chegada ao sprint. Valentina Basilico acabou por levar a melhor sobre Nicoll Garcia e Lina Arguello (Pato Bike BMC Team) para ser a primeira líder da geral. Daniela Campos parece ter estado ao serviço da italiana nesta etapa e foi 18ª com o mesmo tempo da vencedora.

Etapa 2

A segunda etapa da Vuelta femenina a Guatemala tinha um percurso de 99.4km com partida e chegada em Barberena. As ciclistas passavam quarta vezes por uma subida de 2.9km a 5.4% que prometia partir a corrida. Entre os últimos 4km e 2kms, as ciclistas tinham uma pequena subida com pendentes superiores a 4% que também podia causar estragos.

A vitória sorriu à americana Kira Payer (Boneshaker Project p/b Roxo) que bateu ao sprint Natalia Garzon e Marcela Prieto (Pato Bike BMC Team) num reduzido pelotão. Basilico foi apenas 8ª e perdeu a liderança da geral para Garzon. Daniela Campos parece ter estado novamente ao serviço da italiana e foi 20ª a 33s.

Etapa 3

A terceira etapa da Vuelta femenina a Guatemala também prometia algumas mexidas na geral. A corrida tinha um percurso de 117.8km com partida e chegada em Tecpan. Os últimos 10km da etapa eram duros e contavam com uma subida de 2.7km a 4.8% e acabava numa subida de cerca de 3km com pendentes de 2% e 3%.

A etapa acabou por ser disputada ao sprint num grupo reduzido com a colombiana Karen Villamizar (Boneshaker Project p/b Roxo) a levar a melhor sobre Lina Arguello e Valentina Basilico. Com o terceiro posto na etapa, a italiana voltou à liderança da geral. Daniela Campos foi 27ª a 2:23 num dia que parece estar novamente ao serviço da sua líder.

Etapa 4

A última etapa da Vuelta femenina a Guatemala era totalmente plana e tinha um percurso de 74km com partida e chegada em Ciudad de Guatemala. Daniela Campos teve a chance de ir ao sprint e aproveitou muito bem esta oportunidade. A portuguesa conseguiu ser mais forte ao sprint que, a sua colega de equipa, Valentina Basilico e Lina Arguello para voltar às vitórias quase 2 anos depois. Na geral, Daniela terminou na 19ª posição a 3:11.

Valentina Basilico acabou por vencer assim a Vuelta femenina a Guatemala, batendo Lina Arguello por 8s e Natallia Garzon por 11s. A italiana também foi a melhor jovem. Andrea Alzate (Eneicat-CM Team) venceu a classificação da montanha, Karen Ramirez (Sistercredito-GW) venceu a classificação dos sprints intermédios e a Pato Bike BMC Team foi a melhor equipa.

Pódio Final

As vencedoras de todas as classificações e da última etapa da Vuelta femenina a Guatemala (Foto: Félix Acajabón)
As vencedoras de todas as classificações e da última etapa da Vuelta femenina a Guatemala (Foto: Félix Acajabón)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Cortesía Juan Pablo Duque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock