Axel Laurance busca 1ª vitória no World Tour na etapa 1 da Volta Catalunya!
Começa hoje a 103ª edição da Volta Catalunya que nos promete um grande espetáculo na luta pelas etapas e o pódio da geral. O pelotão é de luxo e começa com uma etapa com alguma dureza que deverá ser disputada pelos ciclistas com uma forte ponta final presentes no grupo. A segunda e terceira etapa são de alta montanha e prometem mexidas na geral. A quarta etapa é mais tranquila e deverá ser disputada pelos sprinters.
A quinta etapa também tem alguma dureza e deverá ser disputada entre os sprinters presentes no grupo. A sexta é a última de alta montanha e promete-nos ainda mais diferenças na geral. Como de costuma, a corrida acaba no circuito em Barcelona onde passam pelo Montjuic. Nesse dia poderemos ter os favoritos a lutar pela etapa ou os puncheurs a terem uma oportunidade para vencer.
Perfil
A primeira etapa da Volta Catalunya apresenta um percurso de 173.7km com partida e chegada em Sant Feliu de Guíxols. O dia contará com três sprints intermédios, uma contagem de terceira categoria e duas contagens de segunda categoria. A etapa deverá começar com um ritmo baixo e não deverá ser difícil a formação. Poderemos ver vários ciclistas a tentar ir para a fuga para tentar ser o primeiro líder da classificação da montanha.
A fuga deverá ser alcançada antes ou na entrada da última subida do dia, o Alt de Sant Grau, com 8.1km a 4%. Poderemos ter algumas equipas a aumentar o ritmo do pelotão para fazer com que os principais velocistas percam o contacto com o pelotão. A etapa acaba numa rampa de cerca de 1km e deveremos ter uma chegada ao sprint entre os ciclistas com uma boa ponta final presentes no pelotão.
Favoritos
Axel Laurance (Alpecin – Deceuninck) parte como principal favorito para a etapa 1 da Volta Catalunya. Laurance começou muito bem ao bater Mads Pedersen na etapa 1 da Étoile de Bessèges. O francês já mostrou ser capaz de lutar por este tipo de etapas e poderá muito bem fazê-lo no dia de hoje para tentar vencer pela primeira vez no World Tour.
Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) e Maxim Van Gils (Lotto Dstny) são os maiores adversários de Laurance. Pogacar começou o ano em grande forma. O esloveno pode muito bem ser o mais forte numa chegada deste estilo e de certeza que vai tentar envergar a camisola líder de início ao fim. Van Gils também está em excelente forma nesta temporada. O belga também se dá muito bem neste tipo de etapas e pode muito bem conseguir vencer.
Ide Schelling (Astana Qazaqstan Team) esteve muito bem na última Volta Catalunya. O neerlandês ainda se está a habituar à sua nova equipa, mas mesmo assim, pode conseguir um belo resultado. Dorian Godon (Decathlon AG2R La Mondiale) dá-se bem neste tipo de corridas e tem aqui uma boa chance para conseguir um excelente resultado numa etapa de uma corrida World Tour. Francesco Busatto (Intermarché – Wanty) está em forma. O italiano mostrou evolução neste início de ano e pode muito bem conseguir um ótimo resultado.
Marijn Van den Berg (EF Education – EasyPost) ainda está a subir de forma, depois da queda sofrida na Volta ao Algarve. Mas mesmo assim, o neerlandês pode estar na luta pelo pódio. Andreas Kron (Lotto Dstny) começa hoje a sua temporada. O dinamarquês dá-se bem neste tipo de etapas e será mais uma carta da Lotto para a etapa. Tobias Johannessen (Uno-X Mobility) e Stephen Williams (Israel – Premier Tech) começaram bem a temporada. Ambos têm uma boa ponta final e podem surpreender ao sprint neste tipo de chegadas.
Nota ainda para Ethan Hayter (Ineos Grenadiers), Bryan Coquard (Cofidis), Felix Engelhardt (Team Jayco-AlUla), Iván Garcia Cortina (Movistar Team), Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA) e Sergio Higuita (Bora – Hansgrohe) que podem lutar por um lugar do top5.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Axel Laurance
⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar e Maxim Van Gils
⭐⭐⭐ Ide Schelling, Dorian Godon e Francesco Busatto
⭐⭐ Marijn Van den Berg, Andreas Kron, Tobias Johannessen e Stephen Williams
⭐ Ethan Hayter, Bryan Coquard, Felix Engelhardt, Iván Garcia Cortina, Orluis Aular e Sergio Higuita
Portugueses em Prova
João Almeida (UAE Team Emirates) é o único português presente e estará com o dorsal #2.
Transmissão em Direto
A corrida contará com transmissão na Eurosport 1 a partir das 14:00.
Foto de Capa: Xavier Pereyron