Axel Laurance busca 1ª vitória no World Tour na etapa 1 da Volta Catalunya!

Começa hoje a 103ª edição da Volta Catalunya que nos promete um grande espetáculo na luta pelas etapas e o pódio da geral. O pelotão é de luxo e começa com uma etapa com alguma dureza que deverá ser disputada pelos ciclistas com uma forte ponta final presentes no grupo. A segunda e terceira etapa são de alta montanha e prometem mexidas na geral. A quarta etapa é mais tranquila e deverá ser disputada pelos sprinters.

A quinta etapa também tem alguma dureza e deverá ser disputada entre os sprinters presentes no grupo. A sexta é a última de alta montanha e promete-nos ainda mais diferenças na geral. Como de costuma, a corrida acaba no circuito em Barcelona onde passam pelo Montjuic. Nesse dia poderemos ter os favoritos a lutar pela etapa ou os puncheurs a terem uma oportunidade para vencer.

Perfil

A primeira etapa da Volta Catalunya apresenta um percurso de 173.7km com partida e chegada em Sant Feliu de Guíxols. O dia contará com três sprints intermédios, uma contagem de terceira categoria e duas contagens de segunda categoria. A etapa deverá começar com um ritmo baixo e não deverá ser difícil a formação. Poderemos ver vários ciclistas a tentar ir para a fuga para tentar ser o primeiro líder da classificação da montanha.

A fuga deverá ser alcançada antes ou na entrada da última subida do dia, o Alt de Sant Grau, com 8.1km a 4%. Poderemos ter algumas equipas a aumentar o ritmo do pelotão para fazer com que os principais velocistas percam o contacto com o pelotão. A etapa acaba numa rampa de cerca de 1km e deveremos ter uma chegada ao sprint entre os ciclistas com uma boa ponta final presentes no pelotão.

Perfil da 1ª etapa da Volta Catalunya
Perfil da 1ª etapa da Volta Catalunya

Favoritos

Axel Laurance (Alpecin – Deceuninck) parte como principal favorito para a etapa 1 da Volta Catalunya. Laurance começou muito bem ao bater Mads Pedersen na etapa 1 da Étoile de Bessèges. O francês já mostrou ser capaz de lutar por este tipo de etapas e poderá muito bem fazê-lo no dia de hoje para tentar vencer pela primeira vez no World Tour.

Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) e Maxim Van Gils (Lotto Dstny) são os maiores adversários de Laurance. Pogacar começou o ano em grande forma. O esloveno pode muito bem ser o mais forte numa chegada deste estilo e de certeza que vai tentar envergar a camisola líder de início ao fim. Van Gils também está em excelente forma nesta temporada. O belga também se dá muito bem neste tipo de etapas e pode muito bem conseguir vencer.

Ide Schelling (Astana Qazaqstan Team) esteve muito bem na última Volta Catalunya. O neerlandês ainda se está a habituar à sua nova equipa, mas mesmo assim, pode conseguir um belo resultado. Dorian Godon (Decathlon AG2R La Mondiale) dá-se bem neste tipo de corridas e tem aqui uma boa chance para conseguir um excelente resultado numa etapa de uma corrida World Tour. Francesco Busatto (Intermarché – Wanty) está em forma. O italiano mostrou evolução neste início de ano e pode muito bem conseguir um ótimo resultado.

Marijn Van den Berg (EF Education – EasyPost) ainda está a subir de forma, depois da queda sofrida na Volta ao Algarve. Mas mesmo assim, o neerlandês pode estar na luta pelo pódio. Andreas Kron (Lotto Dstny) começa hoje a sua temporada. O dinamarquês dá-se bem neste tipo de etapas e será mais uma carta da Lotto para a etapa. Tobias Johannessen (Uno-X Mobility) e Stephen Williams (Israel – Premier Tech) começaram bem a temporada. Ambos têm uma boa ponta final e podem surpreender ao sprint neste tipo de chegadas.

Nota ainda para Ethan Hayter (Ineos Grenadiers), Bryan Coquard (Cofidis), Felix Engelhardt (Team Jayco-AlUla), Iván Garcia Cortina (Movistar Team), Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA) e Sergio Higuita (Bora – Hansgrohe) que podem lutar por um lugar do top5.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Axel Laurance
⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar e Maxim Van Gils
⭐⭐⭐ Ide Schelling, Dorian Godon e Francesco Busatto
⭐⭐ Marijn Van den Berg, Andreas Kron, Tobias Johannessen e Stephen Williams
⭐ Ethan Hayter, Bryan Coquard, Felix Engelhardt, Iván Garcia Cortina, Orluis Aular e Sergio Higuita

Portugueses em Prova

João Almeida (UAE Team Emirates) é o único português presente e estará com o dorsal #2.

Transmissão em Direto

A corrida contará com transmissão na Eurosport 1 a partir das 14:00.

Foto de Capa: Xavier Pereyron

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock