Fábio Costa vence Clássica de Santo Thyrso com sprint dominador!

Fábio Costa (ABTF Betão – Feirense) conquistou a sua primeira vitória da temporada na Clássica de Santo Thyrso, corrida com 137,3km entre São Martinho do Campo e Santo Tirso, após ser o mais forte no sprint final! Fábio entrou na frente nas duas curvas finais e não deu hipótese no empedrado tirsense. Francisco Campos (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) foi segundo, e César Martingil (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) completaram o pódio.

Jornada com chuva marcou a Clássica de Santo Thyrso

A Clássica de Santo Thyrso trouxe aquela que seria também a segunda prova da Taça de Portugal de Estrada. A corrida começou com um ritmo alto e só ao km 20 se formou a fuga do dia. Ivo Pinheiro (ABTF Betão – Feirense), Carlos Oyarzun (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) e Adam Kus (Lubelski Perla Polski) ganharam cerca de 2:20 ao pelotão e foram lutando pelas várias classificações intermédias do dia.

As equipas não representadas na frente foram controlando a diferença, e o trio nunca teve grande chance de vencer. Pouco após a segunda passagem pela meta, com cerca de 40km para o fim, o grupo foi alcançado. Daí até final, ninguém conseguiu fazer diferenças, apesar da dureza do circuito. A explosiva subida de Refojos e o seu empedrado não foram capazes de partir o pelotão, que entrou compacto na volta final.

A chegada deu-se numa zona bastante técnica, com uma pequena e explosiva rampa com várias curvas. A 150m estava posicionada uma curva à esquerda, e 50m depois outra à direita, ambas em empedrado. O terreno em subida tornava tudo ainda mais difícil. Fábio Costa entrou na frente na primeira das duas curvas e arrancou ao sprint para a meta. Os adversários não foram capazes de o seguir, e Fábio conquistou assim a sua primeira vitória da temporada. Francisco Campos foi segundo para defender a geral da Taça e César Martingil completou o pódio.

Nas contas da Taça de Portugal, Francisco Campos mantém a liderança com 140pts, mais 5pts do que Fábio Costa, o vencedor de hoje. Nos Sub-23, Duarte Domingues (Sabgal / Anicolor Cycling Team) segue também na frente, com 140pts. João Martins (Rádio Popular – Paredes – Boavista) aproximou-se e está a apenas 15pts após ter sido o melhor Sub-23 na corrida.

O pódio da Clássica de Santo Thyrso
O pódio da Clássica de Santo Thyrso

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: UVP/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock