“Mini-Clássica” para definir a geral final do Paris-Nice!
Disputa-se hoje a última etapa do Paris-Nice que nos promete um fantástico espetáculo na luta pela etapa e classificação geral. A Soudal Quick-Step, a Team Visma | Lease a Bike, a UAE Team Emirates e a Bora – Hansgrohe são equipas que poderão controlar o ritmo da corrida para conseguirem lutar pela etapa e subir posições na geral.
Perfil
A última etapa do Paris-Nice apresenta um percurso de 109.3km com partida e chegada em Nice. O dia contará com três contagens de segunda categoria, duas contagens de primeira categoria e um sprint intermédio. A etapa deverá começar com um ritmo elevado e não deverá ser nada fácil a formação da fuga do dia. Se a fuga se conseguir formar, não deverá ter uma grande vantagem porque o pódio da geral ainda está por definir. Os sucessivos sobe e desce vão marcar as pernas dos ciclistas e já deveremos ter um grupo dos favoritos reduzido no Côte de Peille, com 6.5km a 6.9%.
O sprint intermédio situa-se no Col d’Eze, com 1.6km a 9.1%. Poderemos ter os favoritos a mexer, não só para ir buscar bonificações, mas também para partir a corrida. A subida mais dura do dia, o Col des Quatre Chemins, com 3.6% a 8.8%, promete ainda mais espetáculo. Os favoritos prometem mexer bastante e poderá ser aqui que se define a geral. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.
Favoritos
Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) parte como principal favorito para a última etapa do Paris-Nice. Evenepoel está em forma. O belga disse que a geral não está perdida. De certeza que está com ideias de mexer cedo e nada melhor que uma etapa perfeita para as suas características para o fazer.
Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) e Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike) são os maiores adversários de Evenepoel. Skjelmose está num grande nível. O dinamarquês também está na luta pela vitória na geral. A etapa tão é boa para as suas características e pode muito bem ser o mais forte no final do dia. Jorgenson tem se mostrado no seu melhor neste Paris-Nice. O americano está a apenas 4s da liderança da geral e de certeza que vai fazer de tudo para tentar vencer.
Primoz Roglic (Bora – Hansgrohe) está a mais de 1 minuto, mas o esloveno tem aqui uma boa etapa para si e poderá mexer para tentar subir lugares na geral. Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) dá-se bem neste tipo de corridas. O colombiano perdeu muito tempo na queda da etapa 5, mas pode atacar no dia de hoje para tentar vencer mais uma etapa. Brandon McNulty (UAE Team Emirates) parece estar na sua melhor forma. O americano não vai ter um dia fácil pela frente, mas de certeza que vai tentar de tudo para manter a camisola amarela.
Aleksandr Vlasov (Bora – Hansgrohe) e Wilco Kelderman (Team Visma | Lease a Bike) deverão estar ao serviço dos seus líderes, mas mesmo assim, ambos poderão conseguir um excelente resultado. Luke Plapp (Team Jayco-AlUla) está a andar muito bem e o australiano vai fazer de tudo para segurar o seu quinto lugar na geral. Egan Bernal (Ineos Grenadiers) está aos poucos a subir de nível. O colombiano continua tem conseguido excelentes resultados e pode conseguir aqui mais um.
Nota ainda para Aurélien Paret-Peintre e Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale), Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step), João Almeida (UAE Team Emirates) e Harold Tejada (Astana Qazaqstan Team) que podem terminar nos 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Remco Evenepoel
⭐⭐⭐⭐ Mattias Skjelmose e Matteo Jorgenson
⭐⭐⭐ Primoz Roglic, Santiago Buitrago e Brandon McNulty
⭐⭐ Aleksandr Vlasov, Wilco Kelderman, Luke Plapp e Egan Bernal
⭐ Aurélien Paret-Peintre, Felix Gall, Ilan Van Wilder, João Almeida e Harold Tejada
Portugueses em Prova
João Almeida (UAE Team Emirates) e Rúben Guerreiro (Movistar Team) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #31 e #151, respetivamente.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 2 a partir das 12h25.
Foto de Capa: Getty Images