Sofie Van Rooijen estreia-se a vencer como profissional na Drentse Acht van Westerveld!
A neerlandesa Sofie Van Rooijen (VolkerWessels Pro Cycling Team) venceu a 16ª Drentse Acht van Westerveld, uma clássica de 127.6km com partida e chegada em Dwingeloo, batendo ao sprint as italianas Chiara Consonni (UAE Team ADQ) e Rachele Barbieri (Team DSM-Firmenich PostNL).
A Drentse Acht van Westerveld começou com um ritmo elevado. Logo nos primeiros kms, o vento teve impacto na corrida e provocou um corte no pelotão. Chiara Consonni, Rachele Barbieri, Daria Pikulik (Human Powered Health), Mylene De Zoete (Ceratizit-WNT Pro Cycling) e Marthe Truyen (Fenix – Deceuninck) eram as ciclistas com melhor ponta final presentes no grupo da frente que tinha 27 ciclistas. Poucos kms depois, Daria Pikulik sofreu uma queda e acabou por abandonar a corrida.
A cerca de 50km para o fim, o primeiro pelotão tinha cerca de 2:00 de vantagem sobre o segundo pelotão. 25km depois, ataques começou a acontecer na dianteira, mas nenhuma ciclista conseguiu ganhar uma vantagem importante.
A 5km da meta, Madelaine Leech (Lifeplus Wahoo) atacou e conseguiu uma pequena vantagem. 2km depois, a britânica foi alcançada. Nos metros finais, Barbieri e Consonni lançaram o sprint final e as duas estavam lado a lado. A vitória parecia que ia ser para uma das italianas, mas vinda de trás, Sofie Van Rooijen aproveitou muito bem o cone de Barbieri e conseguiu passar as duas italianas para se estrear assim a vencer como profissional na Drentse Acht van Westerveld.
Destaca-se o excelente sprint da neerlandesa de 18 anos Silje Bader (GT Krush RebelLease) que foi 4ª. As jovens Babette van der Wolf (Lifeplus Wahoo) e Laura Sander (AG Insurance-NXTG U23 Team) também se mostraram muito bem e foram 6ª e 8ª, respetivamente.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Ronde van Drenthe