Biniam Girmay estreia-se a vencer em 2024 na Surf Coast Classic!
O eritreu Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) venceu a 2ª edição da Surf Coast Classic, uma clássica de 155km entre Lorne e Torquay, batendo ao sprint o italiano Elia Viviani (Ineos Grenadiers) e o neozelandês Corbin Strong (Israel – Premier Tech). Foi a primeira vitória da temporada para o eritreu, após ter batido na trave durante o Tour Down Under.
A Surf Coast Classic começou com Bauke Mollema e Natnael Tesfazion (Lidl – Trek), Jonas Rutsch (EF Education – EasyPost), William Eaves (Ara | Skip Capital) e Zac Marriage (Team Bridgelane) a saltarem do pelotão e a formarem a fuga do dia. A cerca de 100km do fim, o quinteto da frente tinha 2:00 de vantagem sobre o pelotão. Poucos kms depois, o pelotão começou a aumentar o ritmo e a vantagem do grupo da frente começou a diminuir.
Eaves e Marriage acabaram por deixar de ter capacidade para seguir o ritmo da frente da corrida. Mollema, Tesfazion e Rutsch seguiam na dianteira e, a 20km do fim, tinham 40s de vantagem sobre o pelotão. A Ineos Grenadiers, a Intermarché – Wanty, a Israel – Premier Tech e a Team Jayco – AlUla controlavam a corrida, com o objetivo de levar os seus sprinters à vitória.
O trio da frente estava a conseguir resistir, mas acabou por ser alcançado a cerca de 4km da meta. Nos metros finais, Elia Viviani lançou o sprint final com Biniam Girmay na sua roda. O italiano parecia que ia para a vitória, mas nos últimos metros, o eritreu teve capacidade para o passar e conquistar assim a sua primeira vitória do ano. Corbin Strong foi mais forte que Milan Fretin (Cofidis) e Laurence Pithie (Groupama – FDJ) e completou assim o pódio.
Caleb Ewan (Team Jayco – AlUla) continua longe do seu melhor e foi apenas 12º.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images