Iúri Leitão e Maria Martins vencem todos os títulos dos Campeonatos Nacionais de Pista!

Os Campeonatos Nacionais de Pista disputaram-se no último fim de semana no Velódromo Nacional de Sangalhos. As provas tiveram início no sábado, com os elites masculinos e femininos a disputarem os títulos de Scratch, Corrida por Pontos e Eliminação. Do lado masculino disputou-se também a prova de Madison. Também os escalões de formação tiveram a disputa dos seus Títulos Nacionais, com os cadetes e juniores masculinos e femininos a disputarem as provas de Scratch e Corrida por Pontos.

Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) e Maria Martins mostraram a sua supremacia na pista, vencendo todos os títulos nacionais masculinos e femininos no escalão Elite! Os dois medalhados internacionais foram as grandes figuras do fim de semana com a conquista das principais provas.

Scratch Elite Masculino

O pódio do Scratch dos Campeonatos Nacionais de Pista com Diogo Narciso, Iúri Leitão e João Matias
O pódio do Scratch com Diogo Narciso, Iúri Leitão e João Matias

No Scratch, o vencedor foi o tricampeão europeu da mesma disciplina, Iúri Leitão! O vianense fez uma prova espetacular, acabando com 1 volta de avanço sobre o pelotão. Diogo Narciso (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) foi segundo e João Matias (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) fechou o pódio da disciplina.

Scratch Elite Feminino

O pódio do Scratch dos Campeonatos Nacionais de Pista com Beatriz Roxo, Maria Martins e Patrícia Duarte
O pódio do Scratch com Beatriz Roxo, Maria Martins e Patrícia Duarte

Nas elites femininas foi Maria Martins a dar o espetáculo, levando assim o título nacional! Beatriz Roxo (Cantabria Deporte – Rio Miera) ficou com a medalha de prata, enquanto o bronze ficou para a sub-23 de primeiro ano, Patrícia Duarte (Tavira / Extremosul / SC Farense). As três corredoras do pódio acabaram por dobrar as restantes atletas em prova e discutiram o título entre si.

Corrida por Pontos Elite Masculino

O pódio da Corrida por Pontos dos Campeonatos Nacionais de Pista com Ivo Oliveira, Iúri Leitão e Daniel Dias
O pódio da Corrida por Pontos com Ivo Oliveira, Iúri Leitão e Daniel Dias

Iúri Leitão dominou por completo a prova de Corrida por Pontos, após dar três voltas de avanço ao pelotão! O ciclista da Caja Rural conquistou o Título Nacional com 96pts, vencendo também seis dos doze sprints. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), que não alinhou no Scratch, foi segundo, com 61pts e duas voltas de avanço. Daniel Dias (Rádio Popular – Paredes – Boavista) completou o pódio, com 50pts e também ele com duas voltas de avanço.

Corrida por Pontos Elite Feminino

O pódio da Corrida por Pontos dos Campeonatos Nacionais de Pista com Beatriz Roxo, Maria Martins e Patrícia Duarte
O pódio da Corrida por Pontos com Beatriz Roxo, Maria Martins e Patrícia Duarte

Nas elites femininas, Maria Martins venceu a Corrida por Pontos após pontuar em todos os sprints! A ribatejana totalizou 40pts, destacando-se para isso os 6 de 8 sprints conquistados! “Tata”tTerminou com mais 12pts que Beatriz Roxo, segunda com 28pts e vencedora de um dos sprints. Patrícia Duarte completou o pódio, finalizando a corrida com 22 pts e um sprint ganho.

Eliminação Elite Masculino

O pódio da Eliminação dos Campeonatos Nacionais de Pista com Ivo Oliveira, Iúri Leitão e Diogo Narciso
O pódio da Eliminação com Ivo Oliveira, Iúri Leitão e Diogo Narciso

Na prova de Eliminação Iúri Leitão voltou a sagrar-se Campeão Nacional, após vencer um sprint frente a Ivo Oliveira na luta pelo título! Diogo Narciso ainda esteve perto de entrar nessa disputa, mas acabou por ficar arredado na última volta de eliminação.

Eliminação Elite Feminino

O pódio da Eliminação dos Campeonatos Nacionais de Pista com Beatriz Roxo, Maria Martins e Patrícia Duarte
O pódio da Eliminação com Beatriz Roxo, Maria Martins e Patrícia Duarte

Maria Martins conseguiu somar o título de Eliminação, ao bater Beatriz Roxo! Ás portas da entrada para as últimas 2 voltas ficou barrada Patrícia Duarte, que sendo a última das 3 a passar na última volta de eliminação não conseguiu mais do que a medalha de bronze.

Madison Elite Masculino

O pódio do Madison dos Campeonatos Nacionais de Pista com Miguel Salgueiro e Rodrigo Caixas, Iúri Leitão e Diogo Narciso, Ivo Oliveira e João Matias

No Madison, a dupla de Iúri Leitão e Diogo Narciso conquistou o Título Nacional ao somar 42pts, vencendo cinco dos doze sprints pontuáveis! Leitão e Narciso triunfaram diante da dupla de Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) e Rodrigo Caixas (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), que acabou com 36pts! João Matias e Ivo Oliveira concluíram no terceiro posto, finalizando com 32pts.

Numa corrida em que nenhuma dupla completou voltas de avanço sobre o pelotão, foram Salgueiro e Caixas a começar melhor, ao somarem 7pts nos dois primeiros sprints. Leitão e Narciso ganharam os dois sprints seguintes para se colocarem na dianteira com 16pts, e a partir daí foi controlar a corrida até final. Após dois sprints onde respiraram um pouco, os dois voltaram à carga para vencer mais três sprints consecutivos. Até final, a dupla controlou e conquistou assim o título nacional!

A luta pela prata entrou completamente em aberto no sprint final, mas foi a dupla de Caixas e Salgueiro a levar a melhor, ao vencer na meta e a conquistar os 10pts, perante o segundo posto dos mais experientes Ivo e Matias.

Omnium Elite Masculino

O pódio do Omnium com Ivo Oliveira, Iúri Leitão e João Matias

O concurso de Omnium marcou o segundo dia dos Campeonatos Nacionais de Pista. Iúri Leitão mostrou o valor do seu Título Mundial e venceu todas as provas do concurso, totalizando 206pts! Ivo Oliveira foi segundo, com o segundo lugar nas primeiras três provas. João Matias fechou o pódio, ao ser terceiro no Scratch e em Eliminação.

Iuri abriu com vitória no Scratch, disciplina em que é Campeão da Europa. Foi na Tempo Race que brilhou na primeira parte do dia, ao completar uma volta de avanço e vencer 18 dos 36 sprints da corrida! Na Eliminação, Iúri voltaria a vencer sobre Ivo Oliveira, segundo nas três corridas. A Corrida por Pontos final voltou a ser de gala para o Campeão do Mundo. Iúri deu três voltas de avanço sobre o pelotão e foi o único a conseguir dobragens. A isso somou cinco sprints ganhos, para terminar com 206pts.

Omnium Elite Feminino

O pódio do Omnium com Beatriz Roxo, Maria Martins e Patrícia Duarte

No Omnium feminino, Maria Martins venceu as 4 provas do concurso, para acabar com um resultado de 165pts! Beatriz Roxo foi segunda em todas as provas, e garantiu a medalha de prata, com 140pts. Patrícia Duarte, ainda sub-23 de primeiro ano, foi terceira em todas as provas, totalizando 127pts que lhe deram o terceiro posto na competição.

Numa corrida em que era a clara favorita, e onde o pelotão apresentava bastante discrepância de valores, Maria Martins controlou desde cedo para vencer. À vitória no Scratch, onde já havia sido Campeã Europeia, Maria somou o triunfo na Tempo Race, conquistando 15 dos 26 sprints disputados. Em Eliminação, “Tata” alcançou a terceira vitória, antes de fechar com uma Corrida por Pontos em que venceu os 8 sprints disputados, para conquistar assim o título!

Scratch Júnior Masculino

O pódio do Scratch Júnior com Dinis Martins, Paulo Fernandes e David Ferreira

Nos juniores, foi Paulo Fernandes o homem que se impôs no Scratch! O ciclista da Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact conseguiu colocar uma volta de avanço sobre o pelotão e conquistou assim o Título Nacional! Dinis Martins (Willebrord Wil Vooruit Juniors) foi o mais forte do pelotão e alcançou a medalha de prata. O pódio foi completo por David Ferreira (Paredes/Fortunna).

Corrida por Pontos Júnior Masculina

O pódio da Corrida por Pontos com Samuel Guerra, Francisco Alves e Pedro Cunha

Na Corrida por Pontos, Francisco Alves (ABTF Betão – Bairrada) conquistou o Título Nacional, na sua estreia na categoria! O jovem da formação da Bairrada terminou com 60pts, mais 6pts do que Samuel Guerra (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact), segundo com 54 pts. Pedro Cruz (LA Alumínios / Vila Gale / Matos Cheirinhos) foi terceiro, ao somar 48pts.

O Título Nacional disputou-se nas voltas de avanço e no sprint final. Os três homens do pódio foram os únicos a conquistar duas voltas de avanço sobre o pelotão e assim discutiram o título. Francisco Alves foi somando pontos nos vários sprints, vencendo dois dos oito disputados. Samuel Guerra já havia pontuado, mas guardou forças para o sprint final. O homem da equipa de Roriz venceria esse sprint, mas Francisco teve ainda pernas para ser segundo na meta e garantir o título.

Scratch Júnior Feminino

O pódio do Scratch Júnior com Ana Marques, Raquel Dias e Emília Baía

Nas juniores femininas foi Raquel Dias (Tavira / Extremosul / SC Farense) que conseguiu alcançar a vitória no Scratch! A ciclista algarvia bateu Ana Marques (Cantanhede Cycling / VESAM), segunda, e Emília Baía (Korpo Activo/Penacova), terceira.

Corrida por Pontos Júnior Feminina

O pódio da Corrida por Pontos com Emília Baía, Ana Marques e Raquel Dias

Na Corrida por Pontos, Ana Marques conseguiu superiorizar-se e conquistou o Título Nacional, terminando a prova com 29pts! Ana venceu três dos seis sprints, incluíndo o final, e foi segunda nos restantes três. Emília Baía foi segunda, com 24pts, vencendo também três sprints, e Raquel Dias completou o pódio, somando apenas 10pts.

Scratch Cadete Masculino

O pódio do Scratch Cadete com Guilherme Ribeiro, Leonardo Garcia e Francisco Cardoso

No Scratch dos Cadetes masculinos, Leonardo Garcia (Alenquer / GDM / Anipura) sagrou-se o novo Campeão Nacional! O jovem algarvio estreou-se pela equipa de Alenquer, e venceu ao terminar à frente de Guilherme Ribeiro (Paredes / Fortunna), segundo, e Francisco Cardoso (CC Barcelos / AFF / Flynx / HM Motor), terceiro.

Corrida por Pontos Cadete Masculina

O pódio da Corrida por Pontos com Afonso Falcão, Leonardo Garcia e Rodrigo Conceição

Na Corrida por Pontos, Leonardo Garcia fez a dobradinha, ao terminar com 44pts! O algarvio deu uma volta de avanço ao pelotão, e venceu três dos seis sprints, incluindo o final. A prata ficou para Afonso Falcão (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact), segundo com 27pts alcançando uma volta de avanço. Rodrigo Conceição (Triumtérmica / Águias de Alpiarça) ficou com o bronze, com 26pts, conseguindo também dobrar o pelotão.

Scratch Cadete Feminino

O pódio do Scratch Cadete com Jéssica Oliveira, Bárbara Cunha e Juliana Teixeira

Nas cadetes femininas, Bárbara Cunha (Triumtérmica / Águias de Alpiarça) brilhou na sua estreia no escalão ao vencer o Scratch! Jéssica Oliveira e Juliana Teixeira, ambas da Cantanhede Cycling / VESAM, foram segunda e terceira, respetivamente.

Corrida por Pontos Cadete Feminina

O pódio da Corrida por Pontos Cadete com Jéssica Oliveira, Maria Coimbra e Eva Emídio

Na Corrida por Pontos das Cadetes, Maria Coimbra (Azuribike Mangualde Team) sagrou-se a nova Campeã Nacional, ao totalizar 23pts! A ciclista da equipa da Beira Interior dominou ao vencer t Em 2º lugar ficou Jéssica Oliveira, com 17 pontos, e a fechar o pódio ficou Eva Emídio (Tavira/Extremo Sul/SC Farense) com 6 pontos.

Fotos: UVP/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock