Jasper Philipsen conquista a sua 15ª vitória da temporada na Visit Friesland Elfstedenrance!
O belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) venceu a 2ª edição da Visit Friesland Elfstedenrance, uma clássica de 199.2km com partida e chegada em Leeuwarden, batendo ao sprint o neerlandês Olav Kooij (Jumbo – Visma) e o belga Davide Bomboi (Tdt-Unibet).
A Visit Friesland Elfstedenrance começou com diversas tentativas de ataque com Rick Ottema (Allinq Continental CyclingTeam), Tim Maarsman (Metec-SOLORWATT p/b Mantel), Max Kroonen (VolkerWessels CT), Joren Bloem (TDT-Unibet), Wessel Mouris (Scorpions Racing Team), Martijn Rasenberg (ABLOC CT) e Joshua Huppertz (Team Lotto-Kern Haus) a formarem a fuga do dia. Os sete conseguiram uma vantagem de cerca de 3:00 sobre o pelotão.
A cerca de 120km do fim, um corte aconteceu no pelotão devido ao vento e ao ritmo elevado. Poucos kms depois, Luka Mezgec (Team Jayco-Alula), Kooij, Edoardo Affini e Lars Boven (Jumbo – Visma), Philipsen, Edward Planckaert, Lionel Taminiaux e Fabio Van den Bossche (Alpecin-Deceuninck), Tuur Dens (Team Flanders – Baloise), Soren Waerenskjold (Uno-X Pro Cycling Team), Huub Artz (Metec-SOLORWATT p/b Mantel), Bomboi e Hartthijs De Vries (Tdt-Unibet) e Timo de Jong (VolkerWessels CT) fizeram a ponte para o grupo da frente.
A 80km do fim, a vantagem do grupo da frente sobre o pelotão era de 40s. 30km depois, um corte aconteceu no grupo da frente e Kooij, Affini, Boven, Philipsen, Van den Bossche, Taminiaux, Marsman, De Vries, Bomboi, Mezgec, Ottema, Artz e Kroonen ficaram isolados na frente da corrida. O pelotão ainda chegou a diminuir a vantagem do grupo da frente para menos de 30s, mas a excelente cooperação na frente da corrida fez com que a vantagem aumentasse novamente.
A 5km da meta, o grupo da frente tinha uma vantagem de 40s e a vitória garantidamente ia sair deste grupo. Nos primeiros metros do km final, De Vries atacou, Boven teve de abrir para o lado, obrigando Affini, que ia lançar Kooij, a ter de fechar o espaço. Nos metros finais, Kooij foi obrigado a lançar o sprint de longe e Philipsen colocou-se na sua roda. O belga facilmente passou o neerlandês, nos últimos metros, para conquistar assim a sua 15ª vitória da temporada. Bomboi esteve muito bem e conseguiu ser mais forte que Mezgec, completando assim o pódio. Para além do um ciclista no pódio, a Tdt-Unibet colocou De Vries em 6º e conseguiu somar 116pts UCI.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Cor Vos