Festa em Favria! Andrea Bagioli vence a Gran Piemonte! Rui Costa foi 5º!
O italiano Andrea Bagioli (Soudal Quick-Step) venceu a clássica italiana Gran Piemonte, que ligou Borgofranco d’Ivrea a Favria num total de 152km, batendo ao sprint o suíço Marc Hirschi (UAE Team Emirates) e o espanhol Alex Aranburu (Movistar Team). O aniversariante Rui Costa (Intermaché – Circus – Wanty) esteve todo o dia na fuga e conseguiu terminar no quinto lugar, a 11s do vencedor!
A corrida começou com um ritmo alto e com muitas tentativas de formação da fuga do dia. Ao km 10, Ide Schelling (BORA – hansgrohe) e Mathias Vacek (Lidl – Trek) atacaram e ficaram isolados na frente da corrida. 7km depois, os dois acabaram por ser alcançados. Ao km 31, Madis Mihkels (Intermarché – Circus – Wanty), Louis Vervaeke (Soudal Quick-Step) e Ide Schelling conseguiram escapar, mas o ritmo não abrandou. 20kms depois, mais ataques aconteceram no pelotão e Filippo Ganna (INEOS Grenadiers), Alex Bogna (Alpecin – Deceuninck), Cees Bol (Astana Qazaqstan Team), Alessandro Tonelli (Green Project – Bardiani CSF – Faizanè), Kamil Malecki (Q36.5 Pro Cycling Team), Sean Flynn (Team DSM – Firmenich), Nils Brun (Tudor Pro cycling Team) e Michael Vink (UAE Team Emirates) conseguiram fazer a ponte para o grupo da frente em 11kms.
O pelotão nunca deu grande vantagem aos onze da frente que acabaram por ser alcançados a 88km do fim. 5kms depois, novos ataques aconteceram no pelotão com Rui Costa, Xandro Meurisse (Alpecin – Deceuninck), Harold Tejada (Astana Qazaqstan Team), Nicolò Buratti (Bahrain Victorious), Bob Jungels (BORA – hansgrohe), Jonathan Caicedo (EF Education – EasyPost), Martin Marcellusi (Green Project – Bardiani CSF – Faizanè), Thymen Arensman (INEOS Grenadiers), Hugo Houle (Israel – Premier Tech), Jacopo Mosca (Lidl – Trek), Dries Devenyns (Soudal Quick-Step), Sean Flynn, Michael Matthews (Team Jayco – AlUla) e Davide Formolo (UAE Team Emirates) a formarem a fuga do dia.

A corrida estava a ser controlada pela Jumbo – Visma, com a fuga sempre dentro dos 2:30. A 46km do fim, a Team Jayco – Alula aumentou o ritmo do pelotão e a fuga perdeu 1:00 de vantagem. 11km depois, na Alpette, a subida mais dura do dia, Davide Formolo atacou e foi seguido por Harold Tejada. Rui Costa e Jonathan Caicedo seguiram a ritmo e conseguiram fazer a ponte para o italiano e o colombiano. No pelotão, a Cofidis aumentou o ritmo e o grupo começou a partir. O principal favorito a vencer a Gran Piemonte, Wout Van Aert (Jumbo – Visma), não tinha capacidade para seguir o ritmo do pelotão.
A 32km do fim, Mattia Cattaneo (Soudal Quick-Step) atacou com Andrea Bagioli na sua roda. Edward Dunbar (Team Jayco – Alula) foi o único que seguiu os homens da Quick-Step. 1km depois, Marc Hirschi facilmente fez a ponte para estes três que acabaram por ser, poucos metros depois, alcançados pelo já reduzido pelotão. A 18.3km da meta, os quatro da frente foram alcançados pelo pelotão, e um grupo que tinha ficado cortado no Alpette acabou por conseguir reentrar. Vincenzo Albanese (EOLO – Kometa Cycling Team) e Filippo Ganna eram os homens mais rápidos presentes nesse grupo.

A 17km da meta, Marc Hirschi atacou, Andrea Bagioli reagiu de imediato e quando conseguiu chegar à roda do suíço contra-atacou. Marc Hirschi demorou alguns metros, mas conseguiu agarrar-se à roda do italiano. Outros ciclistas tentaram saltar do pelotão, porém não tiveram sucesso. A 14km da meta, Alex Aranburu atacou a descer e foi seguido por Guillaume Martin (Cofidis). 1.5km depois, os dois juntaram-se ao grupo da frente.
O pelotão chegou a estar a menos de 10s do quarteto da frente, mas a falta de homens para trabalhar fez com que a vantagem dos quatro fugitivos fosse aumentando nos kms finais. A 1km da meta, Guillaume Martin, Andrea Bagioli e Marc Hirschi já não cooperavam no grupo da frente, pois sabiam que o ciclista com melhor ponta final era Alex Aranburu.
A 600 metros da meta, Guillaume Martin tentou surpreender com um ataque de longe, mas Andrea Bagioli rapidamente fechou o espaço. Alex Aranburu passou para a frente do grupo e impunha um ritmo alto. Nos metros finais, Marc Hirschi e Andrea Bagioli lançaram o seu sprint praticamente ao mesmo tempo e colocaram-se lado a lado. O italiano acabou por ser mais forte que o suíço para conquistar assim a sua terceira vitória da temporada. Alex Aranburu pagou caro o grande trabalho que fez, nos metros finais, e acabou por ser 3º.
Guillaume Martin foi o quarto a cruzar a linha de meta, mas, após a corrida ter sido terminada, o francês foi desclassificado por ter usado uma posição incorreta na bicicleta.

Nos metros finais para o pelotão, Georg Zimmermann (Intermarché – Circus – Wanty) liderava o grupo com Rui Costa na sua roda. Filippo Ganna estava na roda do português. Uma queda aconteceu, mesmo atrás dos três, partindo assim o pelotão. Vincenzo Albanese e Jacopo Mosca foram os ciclistas envolvidos. No sprint final, Filippo Ganna acabou por ser mais forte que Rui Costa. O português terminou assim em 5º lugar, a 11s do vencedor, no dia em que festeja o seu 37º aniversário!

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Gran Piemonte