Arnaud Demare estreia-se a vencer pela Arkéa-Samsic no Tour de Vendée no dia da despedida de Peter Sagan!
O francês Arnaud Demare [Team Arkéa-Samsic] venceu o Tour de Vendée, uma clássica de 207.1km entre Mouilleron-Saint-Germain e La Roche-Sur-Yon, batendo ao sprint os franceses Paul Penhoet [Groupama-FDJ] e Sandy Dujardin [TotalEnergies].
O Tour de Vendée começou com diversas tentativas de ataque com Enekoitz Azparren [Euskaltel-Euskadi], Filippo Ridolfo [Team Novo Nordisk], Paul Hennequin [Nice Métropole Côte d’Azur) e Thomas Gachignard [St Michel-Mavic-Auber93] a formarem a fuga do dia. Daniel Koszela [XSpeed United Continental) tentou fazer a ponte para o grupo da frente, mas acabou por não conseguir. A 110km do fim, a vantagem do grupo da frente era de 4:40 sobre o pelotão.
O pelotão acabou por aumentar o ritmo e a vantagem da fuga começou a descer imenso. A 81km do fim, Hennequin e Ridolfo perderam o contacto com o grupo da frente. Cerca de 30km depois, os dois da frente acabaram por ser alcançados pelo pelotão. Logo a seguir, alguns ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso. O ritmo era alto e o pelotão foi perdendo cada vez mais unidades.
A 8km da meta, mais alguns ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso. 4km depois, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidos quatro ciclistas. O ritmo do pelotão era elevado e as equipas presentes começavam a preparar-se para o sprint final. Na última corrida da sua carreira, Peter Sagan [TotalEnergies] era o lançador de Dujardin.
Nos metros finais, Bram Welten [Groupama-FDJ] começou a lançar o sprint para Penhoet. Peter Sagan estava a tentar deixar Dujardin bem colocado para o sprint final. Penhoet lançou o sprint final, o jovem francês acabou por ter lançado o sprint um pouco cedo demais e foi ultrapassado por Demare, nos últimos metros, que conquistou assim a sua primeira vitória pela Arkéa. Dujardin foi mais forte que Bryan Coquard [Cofidis] para ser 3º.
Peter Sagan acabou por fazer 9º na última corrida da sua carreira, juntando assim mais um top10 ao seu palmarés.
António Carvalho [ABTF Betão – Feirense] foi o único português a terminar a prova e foi 35º a 1:20. Pedro Andrade, Tiano da Silva, Afonso Eulálio, Fábio Oliveira, Francisco Pereira e Ivo Pinheiro [ABTF Betão – Feirense] abandonaram a prova.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com