Miryam Nuñez vence etapa 3 da Volta a Portugal Feminina! Valeria Valgonen é mais líder!

A equatoriana Mirýam Nuñez (Massi Tactic Women’s Team) voltou a vencer na Volta a Portugal Feminina e conquistou desta vez a etapa 3 da corrida, uma ligação de 111.3km entre Aveiro e Águeda, batendo ao sprint num pequeno topo a colega de equipa e líder da geral, Valeria Valgonen (Massi Tactic Women’s Team), e a Campeã Nacional Cristiana Valente (Glassdrive / Chanceplus / Allegro), num final em que o grupo das favoritas se fracionou por completo!

A etapa mais longa desta Volta a Portugal Feminina comçeou desde cedo com um ataque logo no primeiro km da corrida por Vera Vilaça (Massi Tactic Women’s Team), que foi rapidamente seguida por Eva Anguela (Matos Mobility – Optiria), e também pela espanhola Andrea Perez (Cantabria Deporte – Rio Miera). As três chegaram a ter 25s de vantagem, mas foram alcançadas pelo pelotão ao km 12, já sem existir grande colaboração entre elas.

A corrida permaneceu a um ritmo mais calmo, e só nas metas intermédias, nesta fase inicial, é que se desenvolveu uma maior ação. O primeiro sprint intermédio surgiu ao km 44 em Cantanhede, com Valgonen a ser primeira à frente de Anguela e de Alicja Ulatowska (Soltec Team). Após esse momento, Vera Vilaça sofreu com um furo, e a líder da juventude, Marta Carvalho (Extremosul / Hotel Alisios / CA Terras do Arade) com um problema mecânico, mas ambas conseguiriam reentrar com a ajuda das suas equipas,

Apesar de ter existido uma nova tentativa de ataque pelo meio, sem sucesso, só quando se deu a chegada à única contagem de montanha do dia, a terceira categoria de Vale de Avim, a 40km do fim, é que a corrida ganhou outra forma. Susana Perez (Cantabria Deporte – Rio Miera) foi a ciclista que mais batalhou e conseguiu fazer a diferença para criar um grupo de 9 unidades na frente, onde se incluíam Valeria Valgonen, Miryam Nuñez e Jennifer Ducuara (Massi Tactic Women’s Team), Martina Moreno e Ariadna Gutierrez (Farto – BTC), Susana Perez e Marina Garau, e também Agustina Reyes e Natalia Vasquez (Matos Mobility – Optiria). Escusado será dizer que a espanhola foi a primeira na contagem de montanha, à frente da líder Miryam Nuñez.

Cerca de 5km depois, um grupo maior com quase 20 ciclistas chegava à frente, e confirmava o partir do pelotão em duas grupos com mais de 20 e menos de 30 unidades. Com a diferença na casa dos 45s, o grupo da frente procurava alargar a vantagem, e ciclistas como Eva Anguela e Marcela Penafiel eram absorvidas pelo segundo pelotão perante o constante “sobe e desce”. O segundo sprint intermédio chegaria também a 24km da chegada, e era a líder da geral, Valeria Valgonen, a passar na primeira posição.

A aventura das ciclistas na dianteira terminaria a 10km do fim, e parecia tudo encaminar-se para um sprint num reduzido pelotão, mas assim não aconteceu. Vera Vilaça voltou a atacar por várias vezes e teve de ser a líder da Matos Mobility – Optiria, Ana Caramelo, a ir fechando os espaços, apesar de serem uma das equipas com mais elementos no grupo da frente. Sem que mais alguém conseguisser sair do pelotão, a discussão pela vitória deu-se mesmo ao sprint, no topo onde a meta estava colocada. A Massi Tactic voltou a não dar hipóteses, e lançou uma grande arrancada que apenas duas adversárias conseguiram seguir. Depois de ter vencido o prólogo, Nuñez confirmou o estatuto com mais uma vitória de etapa, à frente da sua colega de equipa e camisola amarela, Valeria Valgonen. Cristiana Valente terminava na terceira posição, e Natalia Vasquez na quarta, numa jornada em que mostrou uma grande resiliência após ter caído a senvivelmente metade do traçado.

Valeria Valgonen permanece na liderança da Volta a Portugal Feminina

Com o fraturar do pelotão e alguns segundos a serem ganhos na estrada, a geral voltou a sofrer algumas alterações, mas Valeria Valgonen segue no comando, agora com 8s sobre Miryam Nuñez, classificação que acumula à liderança por pontos. Nuñez é a nova líder da montanha, enquanto Marta Carvalho permanece a melhor jovem. A Massi Tactic lidera coletivamente.

Fotos: UVP/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock