Joaquim Silva encerra a temporada com a conquista do GP Mortágua – Pedro Silva!
Joaquim Silva (Efapel Cycling) conquistou a vitória na última corrida da temporada, o Grande Prémio de Mortágua – Pedro Silva, uma clássica em homenagem ao saudoso mentor do projeto que hoje dá pelo nome de Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua. Após 144km no concelho de Mortágua, Joaquim bateu Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) num sprint milimétrico, com o terceiro posto a ser conquistado por Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense), vencendo o sprint 12s depois.
A corrida de Mortágua foi a que marcou oficialmente o término do calendário de ciclismo para o pelotão masculino em Portugal no ano de 2023, e contou com uma excelente jornada de ciclismo onde se acabaram por destacar ciclistas bastante completos! A fuga do dia formou-se bastante cedo, com Joaquim Silva e Tiago Antunes (Efapel Cycling), Luís Mendonça (Glassdrive – Q8 – Anicolor), Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO), Gonçalo Carvalho (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) e Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense), eles que acabariam por disputar a vitória de etapa.
No decorrer da jornada, o pelotão não foi capaz de chegar à dianteira, com os homens adiantados a colaborarem muito bem em busca da vitória. Nas metas intermédias do dia, surgiram os homens da Efapel com mais capacidade, tendo Joaquim Silva assegurado a conquista da montanha e Tiago Antunes dos sprints intermédios e das metas Pedro Silva. A vantagem permitiu sempre ao grupo olhar para a vitória com expectativas elevadas e assim se traduziu!
Ainda antes da última volta, Miguel Salgueiro chegava à frente, mas era o único do pelotão a fazê-lo perante o forte ritmo imposto. Na volta final, Joaquim Silva esboçou um grande ataque que apenas Afonso Eulálio conseguiu seguir. Os dois mantiveram-se na frente até final, e foi o homem da equipa da Efapel a levar a melhor em cima do risco de meta, vencendo ao sprint para conquistar pela primeira vez esta corrida! Os primeiros perseguidores chegavam 12s depois, com Miguel Salgueiro a bater Tiago Antunes e Luís Mendonça na luta pelo pódio.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: GP Mortágua / Facebook