Primoz Roglic sagra-se o grande vencedor da Vuelta a Burgos com vitória na etapa final!
O esloveno Primoz Roglic (Jumbo – Visma) venceu a última etapa da Vuelta a Burgos, uma ligação de 160km entre Golmayo e Lagunas de Neila, batendo ao sprint o britânico Adam Yates (UAE Team Emirates) e o russo Aleksandr Vlasov (Bora-Hasngrohe).
A última etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas conseguiu formar a fuga do dia. A 139km do fim, Carlos Canal (Euskaltel-Euskadi), Jetse Bol (Burgos-BH), Jefferson Cepeda (EF Education-EasyPost) e Joe Dombrowski (Astana Qazaqstan Team) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. O quarteto da frente conseguiu uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão. A 89km do fim, Cepeda teve um problema mecânico, acabou por perder o contacto com o grupo da frente e foi alcançado pelo pelotão.
A 59km do fim, na primeira contagem do dia, Bol foi o primeiro a passar no topo. O grupo da frente tinham 2:10 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Jumbo – Visma. A 23km do fim, na segunda contagem do dia, Bol foi novamente o mais forte. O pelotão aumentou o ritmo e acabou por alcançar os três da frente a 8km da meta.
A 7km da meta, os ciclistas entraram na subida final, as Lagunas de Neila que têm 8.5% de inclinação. 2km depois, a UAE Team Emirates aumentou o ritmo do pelotão que começou a partir. A 3.8km da meta, Jay Vine (UAE Team Emirates) aumentou o ritmo e o pelotão partiu ainda mais. A cerca de 3km da meta, só Roglic, Adam Yates e Vlasov conseguiam seguir o ritmo do australiano. 400 metros depois, Yates atacou e foi seguido por Vlasov e Roglic.
Os três acabaram por baixar um pouco o ritmo e a cerca de 1km da meta, Vine reentrou no grupo. Logo a seguir, Yates aumentou o ritmo e Vine cedeu novamente. Nos metros finais, foi Yates que lançou o sprint final, mas Roglic seguiu com aparente facilidade. O esloveno acabou por passar o britânico para vencer assim a última etapa da Vuelta a Burgos. Vlasov não teve capacidade para disputar a etapa com Roglic e Yates e acabou por ser terceiro.
Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foi 87º na etapa a 13:01 e na geral foi 79º a 35:55.
Primoz Roglic é assim o grande vencedor da Vuelta a Burgos e o esloveno venceu todas as corridas por etapas em que participou nesta temporada. Aleksandr Vlasov foi 2º a 39s e Adam Yates 3º a 42s. Roglic também venceu a classificação por pontos e Yates venceu a classificação da montanha. Javier Romo (Astana Qazaqstan Team) foi o melhor jovem e a UAE Team Emirates foi a melhor equipa.
Pódio Final

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Getty Images