James Whelan vence em fuga na Senhora da Graça! Colin Stussi segue líder para o contrarrelógio final!
O australiano James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor) venceu a nona etapa da Volta a Portugal Continente, uma ligação de de 174.5km entre Paredes e Senhora da Graça, batendo o espanhol Delio Fernandez (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense) por 34s e o português Hélder Gonçalves (Kelly – Simoldes – UDO) por 36s.
A nona etapa da Volta a Portugal começou com um ritmo altíssimo. A 163km do fim, na primeira contagem do dia, César Fonte (Rádio Popular – Paredes – Boavista) foi o primeiro a passar no topo. 20km depois, na primeira meta volante do dia, Daniel Babor (Caja Rural – Seguros RGA) foi mais forte que Leangel Liñarez e João Matias (Tafver – Ovos Matinados – Mortágua) foi buscar a pontuação máxima. A cerca de 137km do fim, Luís Gomes (Kelly- Simoldes – UDO) atacou, mas o português foi rapidamente alcançado pelo pelotão que acabou por partir em dois.
Poucos kms depois, Whelan, Fábio Costa, Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), Jaume Guardeño (Caja Rural – Seguros RGA), Eugénio Sanchez e Iván Cobo (Equipo Kern Pharma), Clément Alleno, Óscar Pelegrí e Mario Aparicio (Burgos-BH), Antonio Soto, Unai Iribar e Unai Cuadrado (Euskaltel – Euskadi), Nícolas Sessler (Global 8 Cycling), Aleksandr Grigoriev, Pedro Pinto e Joaquim Silva (Efapel Cycling), Luís Gomes, Hélder Gonçalves, Afonso Silva e Adrian Bustamante (Kelly – Simoldes – UDO), Rodrigo Caixas e Diogo Narciso (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car), Pablo García e Mikel Mujika (BAI-Siscal Petro de Luanda), Delio Fernandez e Rafael Lourenço (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense), Ivo Pinheiro (ABTF Betão – Feirense), Daniel Viegas (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) e César Fonte, Luís Fernandes e Hugo Nunes (Rádio Popular – Paredes – Boavista) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia.
A 108km do fim, na segunda meta volante do dia, Mendonça foi buscar a pontuação máxima. A fuga do dia tinha 1:20 de vantagem sobre o pelotão. A cerca de 100km do fim, Jaume Guardeño e Pablo García atacaram e ficaram isolados na frente da corrida. A 78km do fim, na segunda contagem do dia, Guardeño foi o primeiro a passar no topo. 10km depois, os dois da frente foram alcançados pelo grupo perseguidor que tinha 2:40 de vantagem sobre o pelotão.
A 62km do fim, na terceira contagem do dia, César Fonte foi o mais forte. 12km depois, os ciclistas da Glassdrive, que estavam na fuga, aceleraram e partiram o grupo da frente. Após estes ataques, a Kelly – Simoldes – UDO passou para o comando do grupo pois tentava vencer a etapa com Hélder Gonçalves que também procurava entrar no top10 da geral. A 47km do fim, Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) perdeu o contacto com o pelotão.
A 45km do fim, Mario Aparicio atacou e ficou isolado na frente da corrida. 2km depois, Henrique Casimiro (Efapel Cycling) atacou e partiu o pelotão. O português já tinha alguns dos seus colegas de equipa que estiveram na fuga à sua espera. Txomin Juaristi e Luis Angel Mate (Euskaltel-Euskadi) e Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor) não estavam no grupo do camisola amarela.A 41km do fim, na quarta contagem do dia, o espanhol foi o primeiro a passar no topo. 6km depois, Nych, Mate e Juaristi reentraram no grupo do camisola amarela. Aparicio foi alcançado pelo grupo perseguidor.
A 12km da meta, na última meta volante do dia, Rafael Reis foi buscar a pontuação máxima. O grupo da frente comandado pela Kelly – Simoldes – UDO tinha 2:20 de vantagem sobre o pelotão. A 6km da meta, na frente da corrida, Whelan atacou e ficou isolado. No grupo dos favoritos, António Carvalho (ABTF Betão – Feirense) atacou e foi seguido por Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), Colin Stussi (Team Vorarlberg) e Henrique Casimiro. Logo a seguir, Colin Stussi contra atacou, mas acabou por ser seguido pelos três portugueses.
A cerca de 3km da meta, Nych acelerou, largou Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi) e tentava chegar ao grupo do camisola amarela com Luis Angel Mate (Euskaltel-Euskadi) e David Delgado (Burgos-BH). Quando estavam perto de o fazer, Colin Stussi aumentou o ritmo e era seguido pelos três portugueses. A cerca de 1km da meta, António Carvalho atacou, mas o português não conseguiu largar os seus adversários. Poucos metros depois, Frederico Figueiredo tirou pé e esperava por Nych.
James Whelan continuou com o seu ritmo e o australiano conquistou assim a sua primeira vitória como profissional. Delio Fernandez foi mais forte que Hélder Gonçalves, nos últimos metros, para ser segundo a 34s. Hélder Gonçalves fez uma grande etapa e conseguiu subir a 10º na geral. Ivo Pinheiro mostrou mais uma vez que está a fazer uma boa volta ao conseguir ser 4º a 49s. Jaume Guardeño foi 5º a 1:24 e o espanhol mostrou que ainda está na luta pela juventude.
No grupo dos favoritos, Henrique Casimiro mexeu nos metros finais, mas o português não conseguir ganhar tempo a Colin Stussi e a António Carvalho e os três chegaram todos com o mesmo tempo. Frederico Figueireido e Artem Nych cruzaram a linha de meta juntos e os dois perderam 32s para o camisola amarela. Txomin Juaristi e Luis Angel Mate também cruzaram a linha de meta juntos e os dois perderam 47s para o camisola amarela.
Colin Stussi segue o camisola amarela da Volta a Portugal e o suíço tem 45s de vantagem sobre Henrique Casimiro, 1:00 sobre Artem Nych, 1:06 sobre António Carvalho. 1:15 sobre Luis Angel Mate e 1:30 sobre Txomin Juaristi. Afonso Eulálio segue líder da juventude, mas o português perdeu imenso tempo e tem apenas 7s de vantagem sobre Jaume Guardeño. Daniel Babor manteve a liderança da classificação por pontos e César Fonte manteve a liderança da classificação da montanha. A Glassdrive / Q8 / Anicolor é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Fotos: Matias Novo