Adrián Bustamante vence em Fafe etapa 8 da Volta a Portugal, num dia bastante duro!

O colombiano Adrián Bustamante (Kelly – Simoldes – UDO) venceu na chegada a Fafe a etapa 8 da Volta a Portugal ao bater ao sprint o espanhol Mikel Iturria (Euskaltel – Euskadi) num grupo de quatro elementos que seguia adiantado! O espanhol Luís Ángel Maté (Euskaltel – Euskadi) ainda conseguiu ser terceiro, com um grande sprint a partir do grupo dos favoritos. O suíço Colin Stüssi (Team Vorarlberg) manteve a amarela, num dia bastante atribulado!

A etapa que ligou Boticas a Fafe, num total de 146.7km, começou por ser bastante atacada, com a fuga do dia a formar-se nos primeiros 7km com 8 ciclistas, Maurício Moreira e James Whelan (Glassdrive – Q8 – Anicolor), Iñigo Elosegui (Equipo Kern Pharma), Samuel Blanco (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense), Luís Fernandes (Rádio Popular – Paredes – Boavista), Rodrigo Caixas (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car), Antonio Soto e Andoni Abetxuko (Euskaltel – Euskadi).

Na passagem pela primeira contagem de montanha do dia, em Alturas de Barroso, foi Antonio Soto a passar à frente dos colegas de fuga. Já na passagem pelo primeiro sprint intermédio do dia, em Salamonde, foi o colega de equipa Andoni Abetxuko a passar à frente de toda a gente, numa altura em que a fuga levava 3min de vantagem sobre o pelotão.

Pouco depois, muito devido à presença do australiano James Whelan na fuga, a equipa do camisola amarela, a Team Vorarlberg, diminuía a diferença para a fuga para menos de 2min. No segundo sprint intermédio do dia, na Póvoa do Lanhoso, voltou a ser Andoni Abetxuko a bater toda a gente e a ser o mais rápido, mais uma vez. A 51km do final, aconteceu uma queda numa descida entre alguns ciclistas, o que obrigou a chamada da equipa médica, levando Alvaro Trueba (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense) a abandonar.

Na passagem pela segunda contagem de montanha, em Golães, foi Antonio Soto a passar na frente, algo que veio a repetir no último sprint intermédio do dia, em Fafe. Na subida à Casa do Penedo, o ritmo do pelotão mudava e as melhores equipas começava a impor um ritmo mais forte, com Frederico Figueiredo (Glassdrive – Q8 – Anicolor) a ser o primeiro ciclista dos favoritos a atacar, mas logo acompanhado pelos restantes candidatos. Stüssi assumiu logo de seguida a dianteira do pelotão e impôs um ritmo forte. Pouco depois foi Delio Fernandez (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense) a assumir o pelotão, com mais uma aceleração.

Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi) atacou pouco depois, logo a obter resposta de Stüssi e com um contra-ataque de Artem Nych (Glassdrive – Q8 – Anicolor), mas Stüssi controlou tudo e voltou a assumir o ritmo do pelotão. Pouco depois Artem Nych voltou a tentar atacar, mas não obteve sucesso, com respostas diretas de Henrique Casimiro (Efapel Cycling) e do camisola amarela. Apesar destes ataques e acelerações, os dois ciclistas que sobravavam da fuga, Whelan e Soto, ainda tinham uma vantagem de 20s. No topo da Casa do Penedo, última contagem de montanha do dia ,foi Soto a levar a melhor sobre os restantes.

A 4km do fim, a fuga foi apanhada, muito graças ao trabalho de Afonso Silva (Kelly – Simoldes – UDO) e Adrián Bustamante no grupo. A 3km do fim Artem Nych atacou, sem sucesso, com Iturria a atacar de seguida e a ganhar uma pequena vantagem, mas foi apanhado pouco tempo depois. A 2km do final foi Yesid Pira (Caja Rural – Seguros RGA) a atacar, com Bustamante a fechar o espaço e a ficar na frente com Iturria, e, novamente, Whelan. No km final Pira atacou, mas foi logo apanhado, com Bustamante a iniciar o seu sprint e a não deixar hipóteses, batendo toda a concorrência, com Iturria terminar no segundo lugar e Luís Ángel Maté a ser terceiro, saído do grupo dos favoritos, com o mesmo tempo do vencedor.

Colin Stüssi chegou com os adversários e continua na liderança da Volta a Portugal, César Fonte continua como líder da classificação da montanha, Daniel Babor (Caja Rural – Seguros RGA) da classificação dos pontos, Anfonso Eulálio como líder da juventude e a Euskaltel – Euskadi lidera por equipas!

Colin Stussi permanece na liderança da geral! (Foto: Matias Novo / Podium Events)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de Capa: Fernando Correia | Podium Events

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock