Romain Grégoire é o grande vencedor do Tour du Limousin! Hugo Page vence a etapa final!
O francês Hugo Page (Intermarché-Circus-Wanty) venceu a última etapa do Tour du Limousin, uma ligação de 170.6km entre Saint-Yrieix-la-Perche e Limoges, batendo ao sprint o francês Paul Magnier (Trinity Racing) e o italiano Luca Mozzato (Team Arkéa-Samsic).
A última etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. Kévin Vauquelin (Team Arkéa-Samsic) foi um dos ciclistas que mexeu na corrida, mas o francês não conseguiu integrar a fuga do dia. A 154km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Joris Delbove (St Michel-Mavic-Auber93) foi buscar a pontuação máxima. Poucos kms depois, Benoit Cosnefroy (AG2R Citroen Team) tentou saltar do pelotão, mas o francês foi rapidamente alcançado.
A cerca de 140km do fim, Martin Marcellusi (Green Project-Bardiani CSF-Faizanè), Imanol Erviti (Movistar Team), Paul Ourselin (TotalEnergies), Thomas Joseph (Tarteletto-Isorex) e Stijn Appel (ABLOC CT) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia. A 121km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Ourselin foi o mais forte. A fuga tinha 2:40 de vantagem sobre o pelotão. 16km depois, na primeira contagem do dia, Marcellusi foi o primeiro a passar no topo.
A 86km do fim, na segunda contagem do dia, Marcellusi foi novamente o primeiro a passar no alto. 11km depois, na terceira contagem do dia, Joseph foi buscar a pontuação máxima. A 65km do fim, Marcellusi perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado pelo pelotão. 3km depois, no terceiro sprint intermédio do dia, Ourselin foi buscar a pontuação máxima. A 51km do fim, na quarta contagem do dia, Ourselin foi o mais forte.
A 32km do fim, Joseph perdeu o contacto com o grupo da frente. 10km depois, Appel também deixou de ter capacidade para seguir Ourselin e Erviti que tinham cerca de 35s de vantagem sobre o pelotão. A cerca de 19km da meta, Ourselin ficou isolado na frente da corrida. 9km depois, Ourselin foi alcançado pelo pelotão. Logo a seguir, Adrien Boichis (Trinity Racing) saltou do pelotão, mas o francês foi rapidamente alcançado. A 8km da meta, Lorenzo Quatucci (Team Corratec – Selle Italia) ficou isolado na frente da corirda, mas o italiano foi alcançado em menos de 2kms.
Nos metros finais, Romain Grégoire (Grouapama-FDJ) comandava o pelotão e o francês ia lançar o sprint do seu colega de equipa Lewis Askey. Geoffrey Soupe (TotalEnergies) tentou surpreender e lançou o sprint de longe, mas acabou por ser rapidamente ultrapassado por Page que aguentou o forte sprint dos seus adversários para se estrear assim a vencer como profissional. O francês de 19 anos, Paul Magnier continua a mostrar o seu potencial ao conseguir ser segundo numa chegada ao sprint. Mozzato completou o pódio.
Romain Grégoire é assim o grande vencedor do Tour du Limousin, batendo Benoit Consefroy por 38s e Michael Storer (Groupama-FDJ) por 50s. Grégoire também foi o melhor jovem. Martin Marcellusi venceu a classificação da montanha e Tom Mainguenaud (Van Rysel-Roubaix Lille Métropole) venceu a classificação dos sprints intermédios.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Tour du Limousin