Vicente Rojas vence no Alto de São Macário! João Paulo Silva é o novo líder da Volta a Portugal do Futuro!
O chileno Vicente Rojas (Supermercados Froiz) venceu a etapa rainha da Volta a Portugal do Futuro, uma ligação de 127.5km entre Sernancelhe e São Pedro do Sul, batendo o jovem português Duarte Domingues (Glassdrive – Q8 – Anicolor) já nos últimos metros da difícil subida ao Alto de São Macário! Alexandre Montez (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) foi terceiro, a 21s.
A terceira etapa da Volta a Portugal do Futuro marcava a jornada mais decisiva da competição, com a difícil subida ao Alto de São Macário a coroar o possível vencedor da corrida. Logo com uma primeira subida nos primeiros 10km, um grupo com 13 ciclistas ganhou rapidamente vantagem, destacando Adrian Fajardo e Tadeo Rodriguez (Equipo Essax), Quique Calahorra, Owen Lightfoot e Christopher Morales (Maglia Tecnosylva Bembibre), Alvaro Navas, Jorge Garcia e Andres Taboada (Supermercados Froiz), Pelayo Alonso e Sergio Quevedo (Vigo – Rias Baixas), Noah Campos (Kelly – Simoldes – UDO), Diogo Saleiro e, o líder da montanha, Pedro Pinto (Fonte Nova – Felgueiras).
Nessa subida inicial, a terceira categoria de Carregal, ao km 9.4, Pedro Pinto foi primeiro. Com equipas muito bem representadas na frente, os alarmes soaram no pelotão e o grupo acabou alcançado ao km 27, após Noah Campos ter vencido o sprint intermédio de Vila Nova de Paiva, ao km 25.8. 10km depois, Diogo Narciso (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) procurou sair do pelotão em descida, e acabou por se distanciar, quando a chuva também começava a aparecer.
O ciclista da equipa de Hêrnani Broco acabou também por ser alcançado, e ao km 59 o pelotão acabou mesmo por partir devido às difíceis condições climatéricas. Rapidamentes se chegou também à subida de terceira categoria em Vilar do Monte, onde Pedro Crispim (Porminho Team U23) foi primeiro, à frente do líder da montanha, Pedro Pinto. Um grupo com 15 ciclistas acabou por se juntar na frente, e ao km 83.1 foi novamente Diogo Narciso o protagonista, ao vencer o sprint intermédio de Bodiosa.
O pelotão aproveitava para respirar e juntava-se a cerca de 3min do grupo escapado. A cerca de 30km do fim, Claudio Leal (Porminho Team U23) atacava na dianteira e ganhava algum espaço para o grupo perseguidor, agora composto por Mikel Benedito (Equipo Essax), Daniel Dias e Diogo Narciso (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), Sérgio Saleiro (Fonte Nova – Felgueiras), Jorge Garcia e Andres Taboada (Supermercados Froiz), Pedro Crispim (Porminho Team U23), Ivan Vidales (Retelec -Team Cycling Galicia), Adrian Benito (Bicicletas Rodriguez – Extremadura), Alexander Ball e Cristóbal Bustos (Maglia Tecnosylva Bembibre), Alejandro del Cid e Juan Ortega (Vigo – Rias Baixas) e Gabriel Pacheco (Zamora Enamora).
A cerca de 19.2km da meta deu-se a passagem pelo centro de São Pedro do Sul, com Claudio Leal a vencer o sprint intermédio lá situado. O ciclista a solo conseguiu ganhar vantagem sobre o grupo perseguidor e entrou destacado na subida final a São Macário. O ritmo do pelotão rapidamente apanhou os homens intermédios e fez o líder da geral, Sergi Darder (High Level – GSport), descolar, ainda com 7km pela frente. No km seguinte, Claudio Leal era também alcançado, e a luta pela vitória ficava entregue aos trepadores.
Pouco a pouco o grupo ia ficando mais pequeno, até que se destacaram Adrian Benito (Bicicletas Rodriguez – Extremadura) Alexandre Montez, Duarte Domingues e Vicente Rojas. Os quatro foram ganhando algum espaço aos adversários, mas a seu tempo também Montez e Benito passavam por dificuldades, já no km final. Vicente Rojas chegou a descolar de Duarte Domingues, mas encostou já nos metros finais, para bater o português no mano a mano, mantendo a tradição sul-americana de vencer no topo desta difícil subida.
Operadas as alterações na geral, foi João Paulo Silva (Kelly – Simoldes – UDO), quinto classificado na etapa, a 52s do vencedor, a subir à liderança da geral, tendo 9s de vantagem sobre Vicente Rojas. O top5 segue separado por apenas 15s, e Alexandre Montez é sexto, já a 36s. Duarte Domingues é o melhor jovem, enquanto Sergi Darder lidera por pontos e Pedro Pinto na montanha. A Supermercados Froiz lidera coletivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Igor Martins / Podium Events