Bem vindos ao Critérium du Dauphiné, o primeiro sabor do Le Tour que aí vem!
O Critérium du Dauphiné chega-nos logo após o fim do Giro d’Itália e como o primeiro aperitivo do Tour de France 2023, numa corrida que se estende até domingo, com vários dias que não farão vida fácil ao pelotão. Entre várias jornadas diferentes, quer seja em plano, quer seja na alta ou média montanha, a corrida promete espetáculo, com um claro favorito, o vencedor da edição do Tour de France do ano passado, Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma).
Perfil
A primeira etapa tem como partida e chegada Chambon – Sur – Lac, num total de 158.5km. Esta conta com cinco contagens de montanha, todas de quarta de categoria, o Côte du Mont-Dore, o Côte de la Stele e o Côte du Rocher de l’Aigle, que será passado por três vezes. A etapa conta também com um sprint intermédio em Picherande. É uma jornada bastante acidentada, mas que deve ficar entregue aos peritos em clássicas acidentadas, numa disputa em grupo restrito.

Favoritos
Ethan Hayter (INEOS Grenadiers) surge como o candidato principal à vitória. O britânico que vem de um excelente resultado no Tour de Romandie, em que venceu uma das etapas acidentadas dessa prova. Hayter é o favorito a vencer e a conquistar a primeira camisola amarela. Caso chegue num grupo restrito, este tem uma excelente ponta final e conta com um bom bloco para o poder proteger bem nestas colinas.
Fred Wright (Bahrain Victorious) e Cristophe Laporte (Jumbo – Visma) são os maiores adversários de Hayter. O britânico que não corre desde o Paris – Roubaix, prova que abandonou, é outro ciclista que se bate bem em terrenos acidentados como este e conseguindo estar na frente é um dos favoritos a levar a vitória hoje. Já o francês é um perito em clássicas e num dia acidentado como este, Laporte pode muito bem levar a vitória e vestir a camisola amarela amanhã.
Numa terceira linha surgem Matteo Jorgenson (Movistar Team), Valentin Madouas (Groupama – FDJ) e Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step). O jovem americano tem aparecido em excelente plano esta época, encontrando aqui um terreno que lhe favorece caso queira atacar na última subida, e quem sabe poder levar a vitória. Mesmo não acontecendo isto, este conta com uma ponta final bastante interessante e pode discutir a vitória desta maneira. Já o francês Madouas obteve um excelente resultado na Liege – Bastogne – Liege, com um quinto lugar, e é um candidato a poder vencer aqui. Este conta com uma ponta final interessante e bate-se muito bem neste tipo de colinas, podendo atacar na última e tentar levar a vitória de longe. Já o compatriota francês Julian Alaphilippe, está numa época bastante apagada e as criticas de dentro da equipa não o ajudam em nada. Mesmo assim, este não pode ser descartado numa etapa destas e estando no seu melhor é um dos favoritos a ser o primeiro a vestir a camisola amarela.
Maxim Van Gils (Lotto Dstny), Oscar Onley (Team DSM), Andrea Bagioli e Remi Cavagna (Soudal Quick-Step) são outros nomes para se ter em conta. O jovem belga tem obtido excelentes resultados esta época, com vários top10 e top5, demonstrando a sua capacidade para terrenos como o do dia de hoje. Este pode tentar atacar na última subida e não o podemos descartar de uma possível vitória. O britânico Onley tem demonstrado que consegue correr bem em etapas acidentadas e conta com uma ponta final interessante, pelo que não o podemos descartar de lutar pela vitória hoje. Já Bagioli e Cavagna, ambos colegas de equipa, tem demonstrado estar em excelente forma nas colinas e estar constantemente nos 10 melhores do dia, ao contrário de Alaphilippe. Ao mínimo deslize do francês, estes dois devem aproveitar e tentar a sua sorte na luta por uma eventual vitória aqui.
Nota ainda para Matteo Trentin (UAE Team Emirates), Nicola Conci (Alpecin – Deuceninck), Axel Zingle (Cofidis), Sean Quinn (EF Education – EasyPost) e Rune Herregodts (Intermaché – Circus – Wanty), todos eles candidatos a terminar nas primeiras posições do dia.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ Ethan Hayter
⭐️⭐️⭐️⭐️ Fred Wright e Cristophe Laporte
⭐️⭐️⭐️ Matteo Jorgenson, Valentin Madouas e Julian Alaphilippe
⭐️⭐️ Maxim Van Gils, Oscar Onley, Andrea Bagioli e Remi Cavagna
⭐️ Matteo Trentin, Nicola Conci, Axel Zingle, Sean Quinn e Rune Herregodts
Presença Portuguesa
Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), com o dorsal #112, e Nelson Oliveira (Movistar Team), com o dorsal #95, são os portugueses presentes na prova!
Transmissão em Direto
Não há transmissão em direto da etapa 1 do Critérium du Dauphiné em Portugal!