Demi Vollering vence etapa rainha e conquista a Vuelta a Burgos Féminas!

A neerlandesa Demi Vollering (Team SD Worx) mostrou mais uma vez a sua força monumental e venceu a última etapa da Vuelta a Burgos Feminas, que teve início em Tordomar e distanciou-se por 121km até ao alto de Lagunas de Neila! Com esta vitória, a rainha das clássicas conseguiu levar a geral da prova espanhola. Esta é mais uma vitória para as contas da Team SD Worx, que já conta com 25 vitórias esta temporada, 12 das quais alcançadas por Vollering. 

O primeiro ataque do dia surgiu ao km 5 por parte de Silvia Zanardi (BePink), mas não teve sucesso algum. Foi com 23km percorridos que se formou uma nova tentativa de fuga com Lucinda Brand (Trek – Segafredo), Agnieszka Skalniak-Sójka (CANYON // SRAM Racing), Elizabeth Stannard (Israel – Premier Tech Roland), Valerie Demey (LivRacing TeqFind), Clara Copponi (FDJ – SUEZ), Sofia Bertizzolo (UAE Team ADQ), Marie Schreiber (Team SD Worx), Karin Soderqvist (LifePlus – Wahoo), Laura Ruiz Pérez (Eneicat – CMTeam – Seguros Desportivos), Elinor Barker (Uno-X Pro Cycling Team), Kathrin Hammes (EF Education – TIBCO – SVB) e Giorgia Vettorello (BePink).

Com pouco menos de 40km percorridos, o grupo foi alcançado,  e na terceira categoria no Alto del Majadal foiSoraya Paladin (Canyon // SRAM Racing) a passar na frente para aumentar a sua vantagem na classificação da montanha Logo após a contagem, atacaram Alison Jackson (EF Education – TIBCO – SVB) e Aude Biannic (Movistar Team), mas foram alcançadas poucos kms depois. Um novo grupo acabou por se formar em cabeça de corrida com Elisa Bálsamo (Trek – Segafredo), Alexandra Manly (Team Jayco – Alula) e Sara Martín (Movistar Team), conquistando uma vantagem de quase 2min sobre o pelotão. As três colaboraram bastante bem, e foi Bálsamo a vencer o sprint intermédio de Salas de los Infantes, a 57km da chegada. Pouco depois, na contagem de terceira categoria no Alto del Collado de Vilviestre, a 23km do fim, foi também Bálsamo a passar em primeiro. 

A perseguição da SD Worx permitiu o alcançar da fuga mesmo na entrada da subida final para Lagunas de Neila. O ritmo de Marlen Reusser destruiu o pelotão nas primeiras rampas da subida, e Demi Vollering aproveitou para colocar o seu ritmo elevado. Numa primeira fase, Shirin van Anrooij conseguiu seguir, mas era a única, e a pouco menos de 8km para o fim acabou também por ceder. Vollering construiu a sua vantagem, com Shirin a manter-se intermédia durante vários kms. Na perseguição seguia um grupo com Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ – SUEZ), Chloe Dygert (Canyon // SRAM Racing), Silvia Persico e Erica Magnaldi (UAE Team ADQ) e Ashleigh Moolman-Pasio (AG Insurance – Soudal Quick-Step).

Vollering aumentava cada vez mais a sua vantagem, e van Anrooij era alcançada pouco depois pelo grupo perseguidor, com menos de 2km para o fim. Vollering já sorria nos metros finais, ao ver que o seu nome já estava escrito na etapa e na geral da Vuelta a Burgos Féminas. A neerlandesa voou para mais uma bela vitória, e na luta pelo segundo posto foi Erica Magnaldi a atacar no grupo perseguidor para ser segunda na meta. Ninguém a conseguiu seguir, e o terceiro lugar disputou-se ao sprint, com Persico a levar a melhor sobre van Anrooij e Moolman-Pasio, todas elas já a mais de 1:30 de Vollering.

Vera Vilaça na segunda etapa da Vuelta a Burgos (Foto: Rafa Gomez/SprintCyclingAgency©2023)

Na etapa a portuguesa Vera Vilaça (Massi – Tactic) foi 82ª, a 15:19 de Vollering, concluindo assim a corrida na 87ª posição da geral, a 36:15 da neerlandesa, numa semana em que foi recuperando de uma queda que sofreu previamente à corrida.

Demi Vollering é assim a grande vencedora da 8ª Vuelta a Burgos Féminas, triunfando com 2:07 sobre van Anrooij e 2:11 sobre Pasio. Shirin van Anrooij venceu a juventude, Lorena Wiebes a classificação por pontos e Soraya Paladin a liderança da montanha. A Canyon//SRAM Racing triunfa coletivamente.

Pódio Final

O Pódio Final com Shirin van Anrooij – Demi Vollering – Ashleigh Moolman-Pasio (da esquerda para a direita)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock