Marthe Truyen vence Antwerp Port Epic com novo top5 de Tata Martins!

A belga Marthe Truyen (Fenix – Deceuninck) venceu a primeira edição da Antwerp Port Epic feminina, clássica com 122.5km e partida e chegada em Antuérpia, num dia com muitos setores de empedrado e gravel, batendo ao sprint a Campeã de França, Audrey Cordon-Ragot (Human Powered Health) e a alemã Franziska Koch (Team DSM).

A Antwerp Port Epic chegou também ao pelotão feminino e em muito boa hora, trazendo-nos uma primeira edição da corrida com grande qualidade! O pelotão alinhou para mais de 120km de corrida, entre os quais teriam de percorrer 36 setores de empedrado e de gravilha, que trouxeram um grande espetáculo à corrida. Setor a setor, o pelotão ia encurtando progressivamente, com a Fenix – Deceuninck, a Team DSM, a Human Powered Health e a AG Insurance – Soudal Quick-Step a serem as equipas mais ativas.

O elevado ritmo trouxe-nos imagens e momentos de grande ciclismo, com a força das ciclistas a ser o fator chave para um dia de grande espetáculo. O vento também se fez sentir e ajudou a cortar o pelotão em vários momentos, tornando praticamente impossível que as ciclistas atrasadas voltassem a reentrar. O ataque da Fenix – Deceuninck a 34km do fim foi decisivo para encurtar o grupo, sobrando apenas 11 ciclistas na dianteira.

Com a Fenix ao trabalho, o grupo acabou por perder Ally Woollaston (AG Insurance – Soudal Quick-Step) devido a queda, mas também Kirstie van Haaften (Parkhotel Valkenburg) pouco depois. Na frente ficaram Truyen, Tata, Evy Kuijpers e Manon Bakker (Fenix – Deceuninck), Britt Knaven, Marthe Goossens e Maud Rijnbeek (AG Insurance – Soudal Quick-Step), assim como Koch e Cordon-Ragot, com cerca de 23km por percorrer.

Tata Martins na roda da sua colega de equipa Marion Norbert-Riberolle durante a corrida

A pouco menos de 16km do fim, Knaven atacou e ninguém respondeu de imeadiato. A Fenix-Deceuninck assium o trabalho com Manon Bakker e Evy Kuijpers, mas a distância não conseguia ser fechada. Na iminência de falhar a vitória, a equipa belga colocou Maria Martins ao trabalho a 6km do fim. A portuguesa deixou tudo na estrada, e em 2.5km fechou uma distância de 20s, voltando a juntar o grupo de nove ciclistas na frente.

Para não ser novamente surpreendida, Truyen lançou um contra-ataque no alcançar de Knaven, com resposta de Cordon-Ragot, Koch e Goossens. As quatro isolaram-se com as restantes ciclistas da Fenix e da AG Insurance a levantarem pé, pagando também já todo o esforço feito nos kms anteriores. As quatro escapadas colaboraram bastante bem até ao km final, onde Cordon-Ragot acabou por ficar na frente. A Campeã de França lançou o sprint, e as quatro acabaram praticamente lado a lado, com Truyen a vencer e Cordon-Ragot a ser segunda num photofinish perante Koch, que acabou por ser terceira.

Maria Martins venceu o sprint do grupo perseguidor, a 33s da sua colega de equipa que venceu, e terminou novamente no quinto lugar, no seu sexto top5 em nove dias de corrida neste mês de maio!

O Pódio Final

O Pódio Final com Audrey Cordon-Ragot – Marthe Truyen – Franziska Koch (da esquerda para a direita)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Bart Hazen

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock