McNulty estreia-se a vencer em grandes voltas na etapa 15 do Giro! Almeida volta a mostrar que está forte!
O americano Brandon McNulty (UAE Team Emirates) venceu a décima quinta etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 195km entre Seregno e Bergamo, batendo ao sprint o irlandês Ben Healy (EF Education-EasyPost) e o italiano Marco Frigo (Israel – Premier Tech).
A décima quinta etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 191km do fim, Simone Velasco (Astana Qazaqstan Team), François Bidard (Cofidis), Davide Ballerini (Soudal Quick-Step) Vincenzo Albanese e Francesco Gavazzi (EOLO-Kometa Cycling Team), Niccolò Bonifazio e Laurens Huys (Intermarché-Circus-Wanty), Sebastian Berwick e Frigo (Israel – Premier Tech), José Joaquim Rojas (Movistar Team), Alberto Dainese (Team DSM), Bauke Mollema (Trek – Segafredo), Healy e McNulty saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. 2km depois, Einer Rubio (Movistar Team) e Martin Marcellusi (Green Project-Bardiani CSF-Faizanè) atacaram e tentavam fazer a ponte para o grupo da frente.
A 177km do fim, os dois perseguidores juntaram-se ao grupo da frente. 28km depois, na primeira contagem do dia, Healy foi mais forte que Rubio e foi o primeiro a passar no topo. O grupo da frente tinha cerca de 7:00 de vantagem sobre o pelotão. A 108km do fim, Ballerini foi buscar a pontuação máxima no primeiros sprint intermédio do dia. 12km depois, na segunda contagem do dia, Healy foi o primeiro a passar no topo.
A 85km do fim, na terceira contagem do dia, Rubio foi mais forte que Healy e foi o primeiro a passar no alto. 10km depois, Pavel Sivakov (Ineos Grenadiers) ficou envolvido numa queda mas o francês conseguiu reentrar no pelotão. A 47km do fim, Bonifazio atacou e ficou isolado na frente da corrida. 5km depois, no segundo sprint intermédio do dia, o italiano foi buscar a pontuação máxima. A 36km do fim, Frigo atacou, passou direto por Bonifazio e isolou-se na frente da corrida. Poucos metros depois, o italiano recebeu a companhia de McNulty. Logo a seguir, Healy atacou e juntou-se aos dois da frente.
A cerca de 34km do fim, McNulty atacou e Frigo teve de impor o seu ritmo. Logo a seguir, Healy contra atacou e isolou-se na frente da corrida. Frigo alcançou McNulty, A 32km do fim, McNulty largou Frigo e tentava fazer a ponte para o grupo da frente. 1km depois, na última contagem do dia, Healy foi o primeiro a passar no topo. A 29km do fim, McNulty juntou-se a Healy na frente da corrida. 18km depois, Frigo juntou-se aos dois da frente.
A 3.4km da meta, na rampa final, Healy atacou e McNulty foi o único que conseguiu seguir o irlandês. Os dois da frente não estavam a cooperar e a cerca de 500 metros, Frigo reentrou na frente da corrida. Logo a seguir, o italiano lançou o seu sprint de longe para surpreender os seus adversários. O italiano estavam a conseguir aguentar o forte sprint dos seus adversários, mas acabou por ser passado, nos últimos metros. McNulty acabou por ser mais forte que Healy, nos metros finais, para conquistar assim a sua primeira vitória numa grande volta.
No pelotão, Diego Ulissi (UAE Team Emirates) colocou João Almeida (UAE Team Emirates) bem colocado para a entrada da subida final. Na rampa final, o português atacou e partiu o pelotão. Primoz Roglic (Jumbo – Visma), Geraint Thomas (Ineos Grenadiers), Damiano Caruso (Bahrain Victorious), Edward Dunbar (Team Jayco-Alula), Andreas Leknessund (Team DSM), Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step) e Warren Barguil (Team Arkéa-Samsic) foram os únicos que conseguiram seguir o ataque de João Almeida. O português não conseguiu marcar diferenças mas voltou a mostrar aos seus rivais que está forte e que quer vencer o Giro. Almeida foi o primeiro do grupo dos favoritos na etapa e foi assim 13º a 6:53.
Bruno Armirail (Groupama-FDJ) segue líder da classificação geral e o francês tem 1:08 de vantagem sobre Thomas, 1:10 sobre Roglic e 1:30 sobre o Almeida, o melhor jovem. Davide Bais (EOLO-Kometa Cycling Team) manteve a liderança da classificação da montanha e Jonathan Milan (Bahrain Victorious) manteve a liderança da classificação por pontos.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de capa: Giro d’Italia