Magnus Cort conquista a sua primeira vitória no Giro d’Italia e fecha o ciclo das 3 grandes!
O dinamarquês Magnus Cort (EF Education-EasyPost) venceu a décima etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 196km entre Scandiano e Viareggio, batendo ao sprint o canadiano Derek Gee (Israel – Premier Tech) e o italiano Alessandro De Marchi (Team Jayco-Alula).
A décima etapa começou com diversas tentativas de ataque com Louis Vervaeke e Mattia Cattaneo (Soudal Quick-Step), Derek Gee, Alessandro De Marchi e Amanuel Ghebreigzabhier (Trek – Segafredo) a ficaram isolados na frente da corrida. A cerca de 180km do fim, Cattaneo, Vervaeke e Ghebreigzabhier perderam o contacto com o grupo da frente e foram alcançados pelo pelotão. A 175km do fim, Magnus Cort atacou e tentava fazer a ponte para a frente da corrida. 5km depois, Davide Bais (Eolo-Kometa Cycling Team) saltou do pelotão e tentava alcançar Cort.
A cerca de 170km do fim, Mads Pedersen (Trek – Segafredo) estava com dificuldades em seguir o ritmo do pelotão, mas o dinamarquês conseguir aguentar no pelotão. Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe) perdeu o contacto com o pelotão e o russo acabou por abandonar a prova porque estava doente. A 152km do fim, Bais alcançou Cort. 2km depois, os dois perseguidores juntaram-se aos dois da frente. A 148km do fim, Bais foi buscar a pontuação máxima no primeiros sprint intermédio do dia.
A 108km do fim, Bais foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia. Jonathan Milan (Bahrain Victorious), Fernando Gaviria (Movistar Team), Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) e Pedersen perderam o contacto com o pelotão na primeira contagem do dia, mas os quatro conseguiram reentrar no pelotão. Poucos kms depois, a Ineos Grenadiers acelerou na frente do pelotão e Mark Cavendish (Astana Qazaqstan Team) acabou por ceder mas não ficou muito longe do pelotão. A 95km do fim, Gaviria ficou envolvido numa queda. Bais perdeu o contacto com a frente da corrida.
A 93km do fim, na descida, Andrea Pasqualon, Damiano Caruso e MIlan (Bahrain Victorious) atacaram e os três ciclistas da Bahrain foram seguidos por Pavel Sivakov (Ineos Grenadiers). 12km depois, Jay Vine (UAE Team Emirates) e Will Barta (Movistar Team) ficaram envolvidos numa queda na descida. Poucos kms depois, Sivakov e Milan ficaram envolvidos numa queda. Sivakov foi alcançado pelo pelotão e Milan alcançou Caruso e Pasqualon que receberam a companhia de Lorenzo Rota (Intermarché-Circus-Wanty).
A 75km do fim, na segunda contagem do dia, Cort foi o primeiro a passar no topo. Na segunda contagem do dia, Gaviria perdeu o contacto com o pelotão. 4km depois, Pasqualon, Caruso, Milan e Rota foram alcançados pelo pelotão. A 58km do fim, Cavendish reentrou no pelotão. 4km depois, mais uma queda aconteceu no pelotão e Alberto Bettiol (EF Education-EasyPost) acabou por ir contra uma pessoa da staff de uma das equipas que teve um ciclistas envolvido na queda.
A 42km do fim, Cort foi o mais forte no segundos sprint intermédio do dia. 10km depois, os três da frente tinham cerca de 2:20 de vantagem sobre o primeiro pelotão e cerca de 4:30 de vantagem sobre um segundo pelotão onde estavam ciclistas como Kaden Groves e Jay Vine. Michael Matthews também não estava no primeiro pelotão. A cerca de 12km da meta, um pequeno corte aconteceu no primeiro pelotão. João Almeida (UAE Team Emirates) não ficou cortado mas ficou sem colegas de equipa para o ajudar. Os três da frente tinham cerca de 40s de vantagem sobre o primeiro pelotão que não tinha muitas ciclistas a trabalhar.
A 1.6km da meta, Gee atacou e Cort foi o único que conseguiu fazer a ponte para o canadiano. A cerca de 900 metros da meta, os dois começaram a marcar-se e De Marchi reentrou no grupo da frente. A 300 metros da meta, De Marchi lançou o sprint mas o italiano acabou por ser ultrapassado por Gee e Cort. O canadiano não teve capacidade para ser mais forte que o dinamarquês que fechou assim o ciclo das 3 grandes voltas. Mads Pedersen foi 4º após ser o mais forte ao sprint do primeiro pelotão.
João Almeida (UAE Team Emirates) chegou no primeiro pelotão e foi 24º a 51s. Tao Geoghegan Hart, Sivakov, Thymen Arensman, Laurens de Plus e Geraint Thomas (Ineos Grenadiers), Primoz Roglic (Jumbo – Visma), Jack Haig e Caruso (Bahrain Victorious), Lennard Kamna (Bora-Hansgrohe), Hugh Carthy (EF Education-EasyPost) e Edward Dunbar (Team Jayco-Alula) também chegaram no primeiro pelotão. Jay Vine cruzou a linha de meta a 11:19 e pode ter perdido as suas chances de terminar no top10 da geral.
Geraint Thomas segue líder da classificação geral e João Almeida, o melhor jovem, é 4º na geral a 22s do britânico. Jonathan Milan manteve a liderança da classificação por pontos e Davide Bais manteve a liderança da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de capa: Giro d’Italia