Segunda semana de Giro abre com dia para ataques e difícil para os puros sprinters!
Disputa-se hoje a décima etapa do Giro d’Italia que vai dar início à segunda semana do Giro. Poderemos ter uma grande batalha e poderemos ver a Team Jayco-Alula, a Trek – Segafredo e a Alpecin-Deceuninck a controlar o ritmo da etapa e a vantagem da fuga do dia para conseguirem disputar a etapa com os seus sprinters. Será que os sprinters vão conseguir disputar a etapa ou será que a fuga vai vingar?
Perfil
A décima etapa do Giro d’Italia apresenta um percurso de 196km entre Scandiano e Viareggio, e contará com dois sprints intermédios, uma contagem de segunda categoria e uma contagem de quarta categoria. A etapa deverá começar com um ritmo alto e deverá ser difícil a formação da fuga do dia. Poderemos ter um pelotão que poderá dar tempo à fuga ou poderemos ter um pelotão que dê pouca margem à fuga para que algumas equipas consigam disputar a etapa com os seus ciclistas. O mais provável, é termos uma chegada ao sprint na etapa de hoje.

Favoritos
Mads Pedersen (Trek – Segafredo) parte como principal favorito para a etapa de hoje. Pedersen está em grande forma e o dinamarquês tem capacidade para aguentar o ritmo do pelotão nas zonas com maior dificuldade na etapa de hoje e para ser o mais forte ao sprint.
Michael Matthews (Team Jayco-Alula) e Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) são os maiores adversários de Pedersen. Matthews está em grande forma e a Jayco vai tentar eliminar os principais sprinters da luta pela etapa para dar mais chances ao australiano para lutar pela etapa. Groves também está em grande forma e o australiano é outro sprinter que tem capacidade para aguentar o forte ritmo do pelotão e para ser o mais forte ao sprint na etapa de hoje.
Vincenzo Albanese (Eolo-Kometa Cycling Team) está em boa forma e o italiano tanto pode conseguir um bom resultado ao sprint no pelotão como pode ir para a fuga do dia para tentar dar mais uma vitória à Kometa. Magnus Cort (EF Education-EasyPost) ainda não está na sua melhor forma, o dinamarquês poderá ir para a fuga do dia para tentar vencer a etapa, mas também poderá conseguir um bom resultado ao sprint no pelotão. Stefano Oldani (Alpecin-Deceuninck) parece estar em boa forma e o italiano deverá ser o lançador de Groves na etapa de hoje, mas poderá ter liberdade e poderá ir para a fuga para tentar vencer a etapa.
(Astana Qazaqstan Team), Lorenzo Rota (Intermarché-Circus-Wanty), Toms Skujins (Trek – Segafredo) e Simon Clarke (Israel – Premier Tech) são ciclistas que parecem estar em boa forma e os quatro podem terminar no top10 se a etapa for disputada pelos ciclistas presentes no pelotão e também podem ir para a fuga do dia para tentar vencer a etapa.
Nota ainda para Jonathan Milan (Bahrain Victorious), Alberto Dainese (Team DSM), Pascal Ackermann (UAE Team Emirates), Fernando Gaviria (Movistar Team) e Jake Stewart (Groupama-FDJ) que poderão lutar por um lugar do pódio ou até mesmo pela vitória se conseguirem aguentar o forte ritmo do pelotão.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Mads Pedersen
⭐⭐⭐⭐ Michael Matthews e Kaden Groves
⭐⭐⭐ Vincenzo Albanese, Magnus Cort e Stefano Oldani
⭐⭐ Simone Velasco, Lorenzo Rota, Toms Skujins e Simon Clarke
⭐ Jonathan Milan, Alberto Dainese, Pascal Ackermann, Fernando Gaviria e Jake Stewart
Presença Portuguesa
João Almeida (UAE Team Emirates) é o único português presente e estará com o dorsal #211.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto na Eurosport 1 a partir das 10h45.
Foto de capa: Getty Images