Adam Yates vence etapa rainha e é novo líder do Tour de Romandie!
O britânico Adam Yates (UAE Team Emirates) venceu a etapa 4 do Tour de Romandie, uma ligação de 161.6km entre Sion e o alto de Thyon 2000, após atacar a 4.6km do fim! Em segundo lugar ficou o francês Thibaut Pinot, a 7s, (Groupama – FDJ) após atacar do grupo perseguidor a 2.5km do fim, mas não conseguiu fazer a ponte para o britânico. Em terceiro ficou o italiano Damiano Caruso (Bahrain Victorious), já a 19s.
Num dia que prometia uma luta pela geral, a corrida começou com um ataque na subida a Chamoson com um grupo de 24 ciclistas que incluia Nelson Oliveira (Team Movistar) e Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates) a escapar. A Bahrain Victorious não tinha ninguém escapado e foi obrigada a perseguir, alcançando o grupo pouco depois. Uma nova movimentação surgiu de imediato e formou assim a fuga do dia com Lawson Craddock e Christopher Juul-Jensen (Team Jayco – AlUla), Quinten Hermans (Alpecin – Deceuninck), Antoine Debons (Switzerland National Team), Thomas de Gendt (Lotto Dstny), Ben Zwiehoff (BORA – hansgrohe), Ewen Costiou (Team Arkéa – Samsic), Josef Cerny (Soudal Quick-Step), Gianmarco Garofoli (Astana Qazaqstan Team) e Julien Bernard (Trek – Segafredo), o líder da montanha. O pelotão deixou-os ganhar mais de 3min, mas sempre controlando para a difícil subida final ser protagonizada pelos candidatos à geral.
A UAE Team Emirates tomou conta do pelotão já perto da passagem por Anzère, com pouco mais de 40km percorridos, sendo que nesta contagem de montanha de primeira categoria, Julien Bernard confirmava cada vez mais o seu estatuto de rei da montanha, passando novamente em primeiro. Em Lens, a terceira contagem de montanha do dia, ao km 58, Bernard voltou a conquistar a pontuação máxima sem grande contestação. No primeiro sprint intermédio do dia em Saint-Léonard, Costiou bateu de Gendt e Zwiehoff.
No inicio da subida a Suenm a pouco mais de 55km do fim, a Groupama – FDJ começou a trabalhar no pelotão e a eliminar vários ciclistas, enquanto na fuga, Debons, Garofoli, Costiou, Hermans e Bernard perdiam o contacto com o grupo da frente. O combativo de Gendt aproveitou para conquistar a pontuação máxima. No último sprint intermédio do dia, em Vex, a 28km do fim, Juul-Jensen foi primeiro. No início da subida a Thyon 2000, numa curva escorregadia e apertada, Michael Woods (Israel – Premier Tech) e Jesus Herrada (Cofidis) sofreram uma queda que acabou por levar ao abandono do canadiano.
O colombiano Brandon Rivera (INEOS Grenadiers) foi o primeiro a atacar no pelotão, mas não obteve sucesso algum. A 12km do fim, Mikkel Bjerg teve um problema mecânico que o deixou para trás, enquanto o pelotão, comandado pela Team Jayco – AlUla apanhava os ciclistas que restavam da fuga. Com ainda 9.4km pela frente, foi a vez da Team DSM vir para a frente e com o alemão Marco Brenner a colocar um ritmo avassalador que partiu o pelotão e quebrou o líder da geral, Juan Ayuso (UAE Team Emirates). Os principais candidatos à geral viram uma janela de oportunidade com este corte e começaram a atacar.
A 6.9km da meta Romain Bardet (Team DSM) atacou, mas foi rapidamente alcançado. Simon Carr (EF Education – EasyPost) foi quem se seguiu, e depois também Eddie Dunbar (Team Jayco – AlUla), mas o grupo reagiu sempre. A 4.6 km do fim, Adam Yates atacou e conseguiu ganhar algum espaço. Matteo Jorgenson (Movistar Team) era quem perseguia o britânico, sem ir ao choque, na tentativa de subir à liderança da geral. Sem que o espaço se fechasse, foi Thibaut Pinot, a dois tempos, a conseguir escapar a 2.5km da chegada. O francês aproximou-se do britânico, mas Yates controlou até final para vencer, com Pinot a chegar 7s depois em segundo. Caruso foi terceiro, a 19s, levando a melhor nos metros finais perante um reduzido grupo perseguidor.
Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 33°, a 5:05, e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) 130º, a 38:21. Nelson é agora 26º na geral, a apenas 5:07 de Adam Yates, enquanto Ivo é 111º, a 55:23.
Com a vitória no dia de hoje, Yates é agora o novo líder da geral, com Jorgenson a ser agora o melhor jovem. Ethan Hayter (Ineos Grenadiers) continua como líder da classificação por pontos, Julien Bernard é mais líder na montanha e a UAE Team Emirates continua como a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: SprintCyclingAgency