Dobradinha da Alpecin-Deceuninck DT com Jakub Mareczko a vencer a etapa 5 do Tour de Bretagne!
O italiano Jakub Mareczko (Alpecin-Deceuninck DT) venceu a quinta etapa do Tour de Bretagne, uma ligação de 173.9km entre Sérent e Louisfert, batendo ao sprint o belga Simon Dehairs (Alpecin-Deceuninck DT) e Noah Hoobs (Groupama-FDJ Conti).
A quinta etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 131km do fim, na única contagem do dia, Jasper Dejaegher (Circus-Reuz-Technord) foi o primeiro a passar no topo. 28km depois, Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon), Robin Skivild (Leopard Togt Pro Cycling), Kane Richards (Ara | Skip Capital), Erik Madsen (Uno-X Dare DT) e Adrien Lagrée (Sojasun Espoir-ACNC) saíram do pelotão e ficou isolado na frente da corrida. A cerca de 100km do fim, os cinco da frente foram alcançados pelo pelotão.
A 94km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Henri Uhlig (Alpecin-Deceuninck DT) foi buscar a pontuação máxima. Logo a seguir, Paul Magnier (Trinity Racing), Jelle Vermoote (Circus-Reuz-Technord), Toby Perry (EF Education-Nippo Development) e Lagrée saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. A cerca de 88km do fim, um grupo com Nolann Mahoudo (Cic U Nantes Atlantique) saltou do pelotão e tentava fazer a ponte para a frente da corrida que tinha cerca de 1:30 de vantagem.
A cerca de 64km do fim, o grupo de Mahoudo foi alcançado. 16km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Vermoote foi buscar a pontuação máxima. O grupo da frente tinha cerca de 40s de vantagem sobre o pelotão. Poucos kms depois, Ramses Debruyne (Lotto Dstny DT) e Gonçalo Tavares ficaram envolvidos numa queda, mas ambos conseguiram reentrar no pelotão. A 34km da meta, Eddy Le Huitoze (Groupama-FDJ Conti) atacou e o francês tentava alcançar os quatro da frente.
A 25km da meta, no último sprint intermédio do dia, Vermoote foi o mais forte. 2km depois, Le Huitoze juntou-se aos quatro da frente que tinham 25s de vantagem sobre o pelotão. A 8km da meta, Le Huitoze atacou e o francês foi seguido por Lagrée e Perry. 3km depois, os três da frente foram alcançados pelo pelotão que se estava a preparar para o sprint final.
No último km, uma queda provocou um corte no pelotão. Nos metros finais, Dehairs lançou o sprint. O belga parecia que ia para a vitória, mas nos últimos metros, Mareczko passou o seu colega de equipa para conquistar a sua primeira vitória em 2023. Hobbs completou o pódio. Luke Lamperti (Trinity Racing) foi apenas 6º.
Gonçalo Tavares foi 30º com o mesmo tempo do vencedor.
Simon Pellaud (Tudor Pro Cycling Team) segue líder da classificação geral e da classificação por pontos. Luke Lamperti manteve a liderança da classificação por pontos e Nolann Mahoudo manteve a liderança da juventude. Mads Ostergaard (Leopard Togt Pro Cycling) é o novo líder da classificação dos sprints intermédios.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com