Lorenzo Fortunato vence etapa rainha da Vuelta a Asturias! Joaquim Silva segue no top10!
O italiano Lorenzo Fortunato (EOLO – Kometa) venceu a segunda etapa da Vuelta a Asturias, uma ligação de 183km entre Candás e Cangas del Narcea, após atacar na última contagem de montanha do dia, a mais de 20km do final! Fortunato bateu a dupla da Movistar, os colombianos Einer Rubio e Ivan Sosa, que foram segundo e terceiro, a 27s. Destaque ainda para Joaquim Silva (Efapel Cycling), que terminou a etapa em 11º, a 38s do vencedor!
A segunda etapa das Vuelta a Asturias era considerada a mais dura da prova. Ao longo do percurso o pelotão enfrentou três contagens de montanha e dois sprints intermédios. As duas últimas subidas, de segunda e primeira categoria, respetivamente, eram complicadas e iriam certamente fazer as diferenças para as contas da etapa e da geral.
A fuga do dia formou-se nos primeiros kms da etapa e conseguiu alcançar quase 7min de vantagem sobre o pelotão. Joseba López (Caja Rural – Seguros RGA) Ollie Jones e Jacob Scott (Bolton Equities Black Spoke), Aleksandr Grigoreev (Efapel Cycling), Víctor Martínez e José María García (Electro Hiper Europa – Caldas), Tomas Contte (Aviludo- Louletano- Loulé Concelho), Julien Simon (TotalEnergies) e Jan Dunnewind (Team Novo Nordisk) foram os aventureiros do dia, e ainda chegaram a sonhar com uma possível vitória de etapa, mas assim não aconteceu.
Na perseguição à fuga, a Q36.5 Pro Cycling Team assumiu o trabalho para o líder da geral, o australiano Damien Howson. A Movistar ainda ajudou a formação suíça, fazendo os últimos resistentes do grupo serem alcançados ainda antes da última subida. A subida final foi o ponto decisivo da etapa, tal como esperado, e foi onde Lorenzo Fortunato lançou o seu ataque, já num grupo reduzido, sem qualquer resposta no imediato. Os perseguidores foram a dupla da Movistar, Einer Rubio e Iván Sosa, mas o italiano estava já longe, e ambos não conseguiram nunca fechar o espaço.
Na chegada, Lorenzo Fortunato teve tempo para celebrar a sua primeira vitória da temporada! Quase meio minuto depois, chegaram Einer Rubio e Iván Sosa, e 10s depois um outro grupo, com cerca de 9 corredores, onde estava inserido o líder da geral, Damien Howson, que foi oitavo, e o português da Efapel, Joaquim Silva, décimo primeiro.
Feitas as contas, Lorenzo Fortunato sucede a Damien Howson na liderança da geral, tendo agora 31s de vantagem sobre Einer Rubio e 34s sobre Iván Sosa. Joaquim Silva mantém o 9º posto na geral, estando agora a 48s do novo líder. Damien Howson mantém a liderança na classificação por pontos, Ollie Jones segue na frente da classificação da montanha e Victor Martínez dos sprints intermédios. A Euskaltel – Euskadi é agora a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com