Francisco Campos vence 1ª etapa do GP “O Jogo” e é o primeiro líder da prova!

O português Francisco Campos (Fonte Nova – Felgueiras) foi o grande vencedor da 1ª etapa do 11º GP “O Jogo” após 142.4km com partida e chegada em Barcelos, e tornou-se o primeiro líder da geral! Naquela que foi a sua primeira vitória desde a sua absolvição do caso da W52 – FC Porto, o português bateu ao sprint o colombiano Luis Carlos Chía (CCL Matdiver) e o argentino Tomas Contte (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho).

A primeira etapa do GP “O Jogo” trazia uma jornada bastante plana para o Norte do país, com um traçado sem dificuldades de maior, mas que terminaria numa zona muito técnica de Barcelos, em que qualquer distração poderia provocar uma grande queda. Nos kms iniciais formou-se uma fuga com 10 corredores, sendo eles António Cunha e José Dias (Fonte Nova – Felgueiras), Carlos Álvarez e Jonatan Montoya (JV Perfis – Windmob), André Rodrigues (Santa Maria da Feira – Segmento d’Época), Diogo Pereira (Porminho Team U23), Álvaro Carasa (Equipo Cortizo), Guillermo Rubio (ACDC Trofa), Pedro Lopes (Rádio Popular – Paredes – Boavista) e Diogo Narciso (Credibom – LA Alumínios – MarcosCar).

O grupo chegou a ganhar cerca de 3min sobre o pelotão, mas alguns elementos das equipas amadoras começaram cedo a mostrar fragilidades e Rubio foi o primeiro a ser alcançado pelo pelotão. No sprint intermédio de Arcos de Valdevez, ao km 64.9, foi José Dias o vencedor. A falta de entendimento na fuga resultou num ataque, mas sem qualquer sucesso. No único prémio de montanha do dia, em Portela do Vale, ao km80.6 Jonatan Montoya bateu Pedro Lopes e assegurou a camisola no final da etapa. O pelotão começou pouco depois a aumentar naturalmente o ritmo, e a fuga a perder tempo. Em Vila Verde, ao km 117.3, José Dias foi novamente o mais forte.

O ritmo revelou-se cada vez mais forte, quando na entrada para os últimos km a fuga tinha 40 segundos de vantagem. O trabalho na preparação do sprint fez a fuga ser alcançada já dentro dos 10km finais, e o pelotão encaminhou-se assim para um sprint. Num final técnico e em que era preciso estar muito bem colocado, Francisco Campos saiu da última rotunda na segunda posição e não deu qualquer hipótese à concorrência, finalizando assim com um forte sprint que lhe deu a primeira vitória na temporada!

Com o triunfo, Campos é o primeiro líder da geral e da classificação por pontos, Jonatan Montoya lidera a classificação da montanha, José Dias os sprints intermédios e Pedro Silva (Glassdrive – Q8 – Anicolor) é o melhor jovem, tendo fechado na oitava posição a correr em casa. A Glassdrive – Q8 – Anicolor foi a melhor equipa do dia.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Miguel Pereira / Global Imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock