Valentin Ferron conquista a Paris – Camembert e ganha o seu peso em queijo!

O francês Valentin Ferron (TotalEnergies) venceu a Paris – Camembert, clássica francesa de 212km com partida em Magnanville e chegada em Livarot, levando a melhor num sprint a dois sobre o compatriota Ewen Costiuou (Arkéa – Samsic)! O pódio ficou completo pelo norueguês Fredrik Dversnes (Uno-X Pro Cycling Team), que chegou 15 segundos depois, vencendo um sprint num grupo de 3 corredores com uma roda furada!

Perfil da 84ª Paris Camembert

A clássica que premeia o vencedor com o seu peso em queijo Camembert começou com a rápida formação da fuga do dia, incluindo Samuel Leroux (Go Sport – Roubaix Lille Métropole), Gianni Marchand (Tarteletto – Isorex), Unai Cuadrado (Euskaltel – Euskadi) e Jean Goubert (Nice Métropole Côte d’Azur). Os quatro ganharam cerca de 3min de vantagem, mas viram a tentativa ficar próxima do fim quando surgiram os ventos cruzados que destruíram o pelotão por momentos, a 160km do fim. A corrida porém, juntou pouco depois, e a vantagem voltou a crescer.

A corrida começou a ganhar mais velocidade a partir da primeira de três passagens na linha de meta. Os fugitivos acabaram alcançados a 50km do fim, e os ataques começaram pelo detentor do título, o francês Anthony Delaplace (Arkéa – Samsic), que tentou escapar, mas sem qualquer sucesso. Sucederam-se mais ataques por parte de vários ciclistas, e foram Valentin Madouas (Groupama – FDJ) e Valentin Ferron (TotalEnergies) a colocarem-se na dianteira.

Os dois chegaram a ter 30s de vantagem para um grupo perseguidor, a 40km da meta, mas foram alcançados depois por Dversnes, Guillaume Martin (Cofidis), Lenny Martinez (Groupama – FDJ), Elie Gesbert e Éwen Costiou (Arkea – Samsic), Mikel Azparren (Euskaltel – Euskadi) e Nicolas Prodhomme (AG2R Citroen Team). A cerca de 20km da chegada, Valentin Ferron atacou, e apenas Ewen Costiou respondeu. Os dois foram abrindo espaço, até que Guillaume Martin, Fredrik Dversnes e Valentin Madouas contra-atacaram, e procuraram chegar à frente.

A disputa entre os dois grupos foi feroz, com a distância a ter chegado a encurtar para os 8s, sem nunca ter fechado. Os dois franceses conseguiram chegar sozinhos na frente, e Costiou tentou surpreender ocm um ataque já no km final, mas Ferron estava atento e respondeu, para lançar depois o sprint para a vitória! Costiou foi segundo, enquanto a disputa pelo terceiro lugar se deu 15s depois, com um Fredrik Dversnes em grande forma a vencer o sprint, 15s depois, e com uma roda furada!

Pódio da Paris Camembert (da esquerda para a direita): Ewen Costiou (2º), Valentin Ferron (1º) e Fredrik Dversnes (3º).

O prémio para o vencedor, como já é tradicional nesta corrida, incluiu, além do troféu, o seu peso em queijo Camembert! Não sabemos o que o francês fará com tal prémio, mas parece que será um não faltará nas próximas refeições da equipa!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: LNC / B. Bade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock