Finn Fisher-Black estreia-se a vencer na etapa inaugural da 24ª edição do Giro di Sicília e é o primeiro líder da corrida!
Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates) venceu a primeira etapa do Giro di Sicilia, após se ter distanciado dos adversários a 1km da chegada, na difícil colina de Agrigento. O ciclista neozelandês conseguiu a sua primeira vitória da carreira, ao serviço da UAE Team Emirates, deixando Vincenzo Albanese (EOLO – Kometa Cycling Team) e o seu colega de equipa, Diego Ulissi (UAE Team Emirates), a 8s. O ciclista de 21 anos é, assim, o primeiro líder da corrida italiana.
A etapa inaugural do Giro di Sicilia começou em Marsala e distanciou-se por 159 km até Agrigento. Nos primeiros 10km da corrida surgiu um ataque por parte de Sebastian Schönberger (Human Powered Health), Michael Belleri (Biesse – Carrera), Niccolò Galli (Italy National Team), Nicolas Milesi (Team Colpack Ballan), Umberto Poli (Team Novo Nordisk), Matteo Montefiori (Team Technipes), Roland Thalmann (Tudor Pro Cycling Team).
Em Partanna, surgia uma contagem de montanha com Belleri a ganhar os primeiros 5 pontos, Schönberger 3, Thalmann 2 e Poli 1 ponto. Quando faltavam 93 km para o fim, Rudy Porter (Team Jayco – AIUla) foi forçado a abandonar a competição, devido a uma queda.
A UAE Team Emirates e a Sofer Savini Due OMZ impunham o ritmo no pelotão, enquanto a fuga continuava com uma vantagem diferenciadora de 1:40 a 43km da meta em Agrigento. A 4km da passagem de sprint em Montallegro, o primeiro grupo dividiu-se com Thalmann, Schönberger e Belleri a permanecerem na fuga. O ciclista da Tudor Pro Cycling Team acelerou na dianteira da fuga e conseguiu 3s de bonificação em Montallegro. Belleri ficou com os 2s e Schönberger com 1s.
Nos últimos 20km da etapa, Francesco Della Lunga (Team Colpack Ballan), Soh Narumi (Sofer – Savini Due – OMZ) e Marco Oliosi (Biesse – Carrera) sofreram uma queda a meio do pelotão. A UAE Team Emirates trabalhava na dianteira do pelotão, com Ivo Oliveira em evidência, diminuindo a vantagem da fuga. A 6 km de Agrigento, ao ver que o pelotão se aproximava, Belleri ainda tentou o ataque, mas sem sucesso, sendo alcançado tal como os seus colegas fugitivos.
Com ainda 3km pela frente, Tsgabu Grmay e a sua equipa, a Team Jayco – AIUla, dividiam os últimos esforços com a UAE Team Emirates e a Green Project – Bardiani CSF – Faizanè na frente da corrida, enquanto Emanuele Ansaloni (Team Techniques #InEmigliaRomagna) tentava o ataque, mas sem sucesso.
A meta em Agrigento, com uma subida de 3.8km a 5.3%, já se avistava e a UAE Team Emirates continuava em força, dividindo assim o pelotão já no último km. Alguns corredores tentavam fechar os espaços, mas o ritmo imposto por Finn Fisher-Black, Diego Ulissi, George Bennett e Rafa Majka da UAE Team Emirates era muito forte. A aceleração de Finn fez os próprios companheiros de equipa abrirem espaço, e deixando-o depois seguir para a vitória, visto que nenhum dos outros corredores o conseguiu seguir também. No sprint pelo segundo posto, Albanese levou a melhor sobre Ulissi, 8s depois do neozelandês.
O único português em prova, Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), ficou na 132ª posição a 5:19, após ter tido um papel importante na corrida ao impor o ritmo na frente do pelotão durante grande parte do dia. Na geral, o português está na mesma posição, a 5:29.
Com esta vitória, Finn Fisher-Black é o primeiro líder da geral, com Albanese a 12s e Ulissi a 14s. Finn, é também líder da montanha, da juventude, e da classificação por pontos. A melhor equipa é a UAE Team Emirates.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com