2 vitórias em 4 dias! Ben Healy vence GP Industria & Artigianato!
O irlandês Ben Healy (EF Education – EasyPost) conquistou a 45ª edição do GP Industria & Artigianato, após ter atacado a 14km do fim, para conquistar a sua segunda vitória em quatro dias de corrida, depois de ter vencido a etapa 3 da Coppi e Bartali. No segundo posto terminou o eritreu Amaniel Gebreigzabhier (Trek – Segafredo), a 27s, depois de ter escapado a 2km do fim, enquanto o grupo perseguidor chegou 47s depois, encabeçado por Mark Stewart (Bolton Equities Black Spoke) que venceu o sprint pelo terceiro posto.
Num dia de corrida que se previa muito atacado, com um percurso em constante sobe e desce, o GP Industria & Artigianato arrancou sob um clima de muitas nuvens, com a chuva a ameaçar cair sobre o pelotão e dificultar ainda mais a corrida. A fuga formou-se nos primeiros 6km, com Pierelis Berlletta e Francesco Galimberti (Biesse – Carrera), Declan Irvine (Team Novo Nordisk), Davide Dapporto (Team Technipes #EmiliaRomagna), Michele Berasi (General Store – Essegibi – F.Lli Curia) e Filippo Dignani (Work Service – Vitalcare – Dynatek).
A vantagem do grupo nunca foi muito grande, e a diferença de qualidade fez-se sentir logo na segunda passagem para o circuito final, com o grupo a ser alcançado ainda a 74km do fim, em plela subida a Fornello. A UAE assumia o ritmo com Michael Vink ao trabalho e começava a eliminar corredores, e na passagem seguinte pela mesma subida, acabou mesmo por partir a corrida, deixando na frente um grupo em que a equipa era a mais representada, com Diego Ulissi, Davide Formolo, Felix Grossschartner e Marc Hirschi.
A corrida entrou em ritmo elevado na última volta ao circuito, com Davide Formolo a comandar o primeiro grupo, já a preparar aquilo que seria uma investida dos homens da UAE. Logo nas primeiras rampas foi Grossschartner a tentar fazer diferenças, sem sucesso, e foi depois Ben Healy a surpreender a equipa dos Emirados com um ataque sem resposta. O irlandês ganhou vantagem, e Gebreigzabhier tentou ir atrás, mas não conseguiu. Diego Ulissi ainda protagonizou uma última movimentação, mas sem sucesso.
Healy entrou na descida com 13s de avanço sobre o grupo e fez a vantagem aumentar com a falta de coordenação na perseguição. O grupo não conseguiu chegar ao irlandês e viu mesmo Gebreigzabhier atacar a 2km do fim, para acabar na segunda posição, perante nova vitória do ciclista da EF Education – EasyPost. Sem mais ninguém sair do grupo, a decisão do terceiro lugar acabou por ser ao sprint, e foi Mark Stewart a levar a melhor para ser terceiro.
O Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com