Show da Jumbo – Visma: Dia dominante da equipa neerlandesa com dobradinha na Gent – Wevelgem!
O francês Christophe Laporte (Jumbo – Visma) venceu a Gent – Wevelgem abraçado ao King Kong Wout Van Aert (Jumbo – Visma), num dia em que a equipa neerlandesa dominou por completo a corrida de 260.9km com partida em Ieper e Wevelgem! A dupla chegou lado a lado, tal como havia feito na E3 Saxo Classic de 2022, agora com a vitória a cair para o francês, enquanto o terceiro posto foi para o belga Sep Vanmarcke (Israel – Premier Tech), já a 1:56.
A 85ª Gent – Wevelgem começou com vários ataques e a fuga a começar a formar-se nos primeiros 10km. Primeiro escaparam Lewis Askey (Groupama – FDJ), Johan Jacobs (Movistar Team), Milan Fretin (Team Flanders – Baloise), Luca van Boven (Bingoal WB), Colin Joyce e Gijs Van Hoecke (Human Powered Health), mas rapidamente Van Hoecke ficou para trás. Ao km 28, Taco Van Der Hoorn (Intermarché – Circus – Wanty) e Damien Touzé (AG2R Citroën Team) tentaram atacar e chegar à fuga, mas sem sucesso algum. Ao km 43, foi a vez de Greg Van Avermaet (AG2R Citroen Team), Yevgenyi Fedorov (Astana Qazaqstan Team) e Jelle Wallays (Cofidis) atacarem e formarem um segundo grupo, acabando por se juntar ao grupo da frente 17km depois, com a vantagem do grupo a chegar aos 4min sobre o pelotão. Poucos kms antes desta junção houve a formação de um novo grupo que também sucedeu, constituído por Mike Teunissen (Intermarché – Circus – Wanty), Aaron van Poucke (Team Flanders – Baloise), Guillaume van Keirsbulck (Bingoal WB), Elmar Reinders (Team Jayco – AlUla), Sandy Dujardin (TotalEnergies) e Jenthe Biermans (Team Arkéa – Samsic).
Ao km 93, aconteceu a junção destes dois grupos na frente da corrida com 14 elementos, estando o pelotão a diminuir a diferença aos poucos. Pouco depois, com 100km percorridos, Jonathan Milan (Bahrain Victorious) caiu, num dia bastante azarado para o mesmo, já que 2km depois teve um problema mecânico. Ao km 120, foi a vez do italiano Filippo Ganna (INEOS Grenadiers), que tem surpreendido muita gente, cair, acabando por abandonar. 2km depois aconteceu o mesmo a Łukasz Wiśniowski (EF Education – EasyPost). Ao km 134, uma nova queda envolveu 5 ciclistas, obrigando Michal Kwiatkowski (INEOS Grenadiers) e Sam Bennett (BORA – hansgrohe) a abandonarem a corrida.
A 84km do fim, na primeira passagem pelo Kemmelberg, com o trabalho duro por parte de Ben Turner (INEOS Grenadiers) e Nathan Van Hooydonck (Jumbo – Visma),o pelotão partiu em três grupos, com o primeiro a conter muitos dos candidatos à vitória final. Um primeiro grupo isolou-se com Soren Kragh Andersen (Alpecin – Deceuninck), Mads Pedersen (Trek – Segafredo), Nathan Van Hooydonck e Christophe Laporte (Jumbo – Visma), Matej Mohoric (Bahrain Victorious), Florian Vermeersch (Lotto Dstny), Milan Fretin (Team Flanders – Baloise), Anthony Turgis (TotalEnergies) e Erik Resell (Uno-X Pro Cycling Team). A 55km da meta, foi a vez de Anthony Turgis atacar novamente, após estes grupos terem sido alcançados pelo pelotão, mas não obteve sucesso algum na tentativa.
Foi a 53km do fim que se decidiu a corrida, com o ataque mais mortífeto do dia, numa tática perfeita da Jumbo – Visma. Christophe Laporte lançou-se na roda do King Kong Wout Van Aert, sem resposta dos adversários, a um ritmo que só o belga conseguia colocar. Os dois foram até ao fim graças a um ataque que obliterou a concorrência, e onde chegaram a ter 2min de vantagem para os perseguidores.
Já nos últimos 10km e com os vencedores decididos, viram-se muitos ataques no grupo perseguidor na luta pelo terceiro lugar. Com 7.5km pela frente, Florian Vermeersch (Lotto Dstny) acelerou e tentou sair, mas sem sucesso algum, e 800m depois foi a vez de Nils Politt (BORA – hansgrohe), que também não conseguiu. Quem o seguia e preparava um ataque era Matej Mohoric, mas este teve o azar de cair numa rotunda. A faltarem 3.3km foi a vez de Mikkel Bjerg (UAE Team Emirates) atacar, e ganhar terreno, com Frederik Frison (Lotto Dstny) e Sep Vanmarcke a responderem. Mads Pedersen (Trek – Segafredo) fez a ponte já nos últimos metros, mas o cansaço não o ajudou no sprint e quem levou a melhor pelo terceiro lugar foi Sep Vanmarcke.
Para decidir a vitória viu-se um bonito momento entre van Aert e Laporte, no qual o belga decidiu dar a vitória ao colega e fecharam abraçados e com Laporte visivelmente feliz a conseguir a vitória que procurava e que lhe fugiu no ano passado.
O português Rui Oliveira (UAE Team Emirates) não terminou a prova.
O Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Jumbo – Visma Twitter