Roglic dá etapa a Evenepoel na sua consagração como Rei da Catalunya! Almeida é 3º na geral!
O belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) venceu a última etapa da Volta Catalunya, uma ligação de 137.5km com partida e chegada em Barcelona, batendo ao sprint o esloveno Primoz Roglic (Jumbo – Visma), que se sagrou o grande vencedor da Volta Catalunya. O espanhol Marc Soler (UAE Team Emirates) foi 3º a 53s. João Almeida (UAE Team Emirates) foi 21º a 58s e o português conseguiu terminar no pódio da prova espanhola pela segunda vez consecutiva.
A última etapa começou com diversas tentativas de ataque com Guillaume Martin (Cofidis), Simon Carr e Richard Carapaz (EF Education-EasyPost), Carlos Verona (Movistar Team), David de La Cruz (Astana Qazaqstan Team) e Ethan Hayter (Inoes Grenadiers) a formarem a fuga do dia. A 112km do fim, na primeira contagem do dia, Martin foi o primeiro a passar no topo. 8km depois, Geoffrey Bouchard (AG2R Citroen Team), Mikel Bizkarra (Euskaltel – Euskadi) e Tsgabu Grmay (Team Jayco-Alula) juntaram-se ao grupo da frente.
A 73km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Carapaz foi buscar a pontuação máxima. 5km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Bouchard foi o mais forte. A fuga do dia tinha mais de 1:00 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Soudal Quick-Step. A 44km do fim, Hayter e Bizkarra perderam o contacto com a frente da corrida, mas uns kms depois, na descida após a primeira passagem no Alt del Castell de Montjuic, os dois reentraram na frente da corrida.
A 37km do fim, Hayter perdeu o contacto com a frente da corrida. Logo a seguir, na segunda contagem do dia, Martin foi o primeiro a passar no topo. 2km depois, De La Cruz atacou e ficou isolado na frente da corrida. O espanhol tinha cerca de 10s de vantagem sobre os perseguidores e 30s de vantagem sobre o pelotão. A 30km do fim, os perseguidores foram alcançados pelo pelotão. 1km depois, De la Cruz foi alcançado pelo pelotão.

Logo a seguir, Evenepoel atacou, na terceira contagem do dia, e Roglic foi o único que conseguiu seguir o belga. Soler não conseguiu seguir os dois de imediato, mas na descida, o espanhol juntou-se os dois da frente. João Almeida estava bem colocado quando Evenepoel atacou, mas o português acabou por não seguir o ataque do belga. A 24km do fim, os três da frente tinham 22s de vantagem sobre o pelotão.
A 21km da meta, Jai Hindley (Bora-Hansgrohe) acelerou no pelotão e Almeida conseguiu seguir o ataque do australiano. 2km depois, Esteban Chaves (EF Education-EasyPost) tentou sair do pelotão, mas Almeida não deixou o colombiano ganhar um espaço importante. A 13km da meta, Evenepoel atacou e Roglic conseguiu seguir o belga. Soler perdeu o contacto com a frente da corrida. No pelotão, Lenny Martinez (Groupama-FDJ) acelerou e Almeida conseguiu seguir o ataque do jovem francês.
A 5km da meta, Almeida aumentou o ritmo do pelotão. Soler estava à vista do pelotão. Os dois da frente continuaram com um ritmo alto e, nos metros finais, Evenepoel lançou o sprint. Roglic nem contestou o sprint do belga e acabou assim por dar a vitória ao ciclista da Quick-Step. Soler aguentou o forte ritmo do pelotão e foi terceiro a 53s. Corbin Strong (Israel – Premier Tech) foi o mais forte ao sprint do pelotão e foi 4º a 58s. João Almeida chegou no pelotão e terminou em 21º.
Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foi 128º a 11:39, na etapa. Na geral, o português foi 130º a 1:33:08.
Primoz Roglic é assim o grande vencedor da 102ª edição da Volta Catalunya, batendo Remco Evenepoel por 6s e João Almeida por 2:11. O esloveno também venceu a classificação por pontos e o belga venceu a classificação da montanha e a juventude. A UAE Team Emirates foi a melhor equipa.
Destaca-se a excelente prestação do jovem belga Cian Uijtdebroeks (Bora-Hansgrohe), último vencedor do Tour de l’Avenir, que foi 9º, na geral, a 3:32. Lenny Martinez também esteve a um grande nível e o jovem francês foi 12º, na geral, a 4:25. Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny) também se mostrou a um bom nível na Catalunya e o belga foi 15º, na geral, a 6:27.
Pódio Final


Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Getty Images