António “Moustache Man” Morgado é o grande vencedor do Tour of Rhodes!
O português António Morgado (Hagens Berman Axeon) sagrou-se há momentos o grande vencedor do Tour of Rhodes, prova de categoria 2.2 UCI que marcou a sua estreia em corridas por etapas pela equipa americana! O “Moustache Man” esteve sempre atento e com os melhores, bonificou em sprints intermédios, e foi segundo na etapa final, com o mesmo tempo do vencedor, o cipriota Andreas Miltiadis (Cyprus National Team), e conquistou assim a geral, com 2s de vantagem sobre Miltiadis.
A etapa final do Tour of Rhodes foi desde cedo muito atacada, com a Team Voralberg a partir a corrida em dois grupos grandes ainda cedo. António Morgado esteve sempre atento e bem colocado e seguiu na dianteira, com o auxílio de alguns colegas de equipa. Perante as várias contagens de montanha do dia, o grupo foi-se fracionando, com a Voralberg a trabalhar muito bem na dianteira. Com cerca de 65km para o fim, na primeira passagem pela linha de meta, António Morgado foi buscar 2s de forma muito inteligente.
Na chegada à subida mais difícil do dia, a corrida explodiu. Morgado esteve num dos ataques, mas foi Riccardo Zoidl (Team Felbermayr Simplon Wels) a conseguir escapar e a passar as duas contagens encadeadas na frente. O grupo perseguidor estava a cerca de 20s, e durante a descida seguinte foram André Drege (Team Coop – Repsol) e Jakub Otruba (ATT Investments) a fazerem a ponte para o austríaco.
O grupo de três acabou por passar a dois em nova subida para a meta, com Drege a descolar, e a formação da Voralberg a assumir o controlo da corrida até final. Com um grande trabalho de Colin Stussi e Antoine Berlin, o duo na dianteira foi alcançado já próximo da meta, enquanto Morgado era já o único Axeon num pequeno grupo. Mais atrás seguiam Gonçalo Tavares, Artem Schmidt e Maxence Place, com o líder da geral, Christian Lindquist (Restaurant Suri – Carl Ras) a ser forçado a perseguir.
O grupo da frente encaminhou-se para a meta a grande velocidade, e foi Miltiadis a tentar surpreender já nos metros finais. Ninguém quis gastar para alcançar o cipriota, e foi Morgado a lançar-se com toda a sua explosividade! Os adversários não foram capazes de aguentar o “Moustache Man”, que levou apenas André Drege na sua roda, para alcançar Miltiadis sobre o risco de meta. A etapa foi para o cipriota, mas o português garantia a conquista da geral, a sua primeira vitória com a equipa da Axeon, e desde que chegou ao novo escalão!
Morgado leva assim a geral com 2s sobre Miltiadis e 6s sobre Drege, somando também a vitória na juventude! Tavares foi 16º na etapa, a 34s, e fecha em 21º na geral, a 46s. Bernardo Gonçalves (XSpeed United Continental) foi 58º na etapa, a 19:47, e fecha a geral em 60º a 40:57.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Hagens Berman Axeon