Groenewegen vence em chegada inédita a etapa 5 do UAE Tour!

O neerlandês Dylan Groenewegen (Team Jayco – AlUla) venceu ao sprint a etapa 5 do UAE Tour, uma ligação de 170.3km entre Al Marjan Island e Umm Al Quwain, batendo ao sprint o colombiano Fernando Gaviria (Movistar) e o irlandês Sam Bennett (BORA – hansgrohe), num final bastante rápido, em que o vento chegou a ameaçar fazer diferenças!

A quinta jornada do UAE Tour começou com o líder da classificação por pontos, Edward Planckaert (Alpecin – Deceuninck), a tentar atacar, mas sem sucesso, já que não teve companhia e por isso preferiu esperar pelo pelotão para não se desgastar num esforço a solo. Os ataques foram acontecendo nos primeiros 20km, mas ninguém conseguiu escapar, e só ao km 52 é que saiu um grupo com Thomas de Gendt (Lotto Dstny), Josef Cerny e Louis Vervaeke (Soudal Quick-Step) e ainda Geoffrey Bouchard (AG2R Citroen Team).

Após o primeiro sprint intermédio, no Tower Links Golf Club, que Cerny e Vervaeke dominaram, apenas de Gendt permaneceu na frente, e os restantes três decidiram aguardar pelo pelotão. A Jumbo e a Jayco assumiram o controlo do pelotão, e a jornada prosseguiu tranquila até aos 20km finais. De Gendt venceu o último sprint intermédio, a 40km do fim em Al Serra, com Samuele Zoccarato (Green Project – Bardiani – CSF – Faizane) a ter atacado para ser segundo, e Tim Merlier (Soudal Quick-Step) a ser terceiro e a proteger a liderança de Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step).

Nos 20km finais, o vento apareceu e a BORA – hansgrohe também, atacando a corrida com os seus melhores roladores, tendo o apoio imediato da EF Education – EasyPost. A Ineos Grenadiers acabou por passar pior e viu toda a equipa cortar com Lucas Plapp (Ineos Grenadiers), que havia arrancado como segundo classificado da geral. O pelotão abrandou pouco depois, e foi a UAE a acelerar quando a equipa britânica estava próxima de colar, mas com a mudança de direção da corrida, a junção aconteceu naturalmente.

UAE Tour 2023 – 5th Edition – 5th stage Al Marjan Island – Umm al Quwain 182 km 24/02/2023 – Marc Soler (ESP – UAE Team Emirates) – Adam Yates (GBR – UAE Team Emirates) – photo Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2023

A aproximação à meta foi depois bastante rápida, com os comboios a aparecerem em evidência. A Lotto Dstny e a Jumbo – Visma foram as primeiras a aparecer, mas o plano não funcionou para qualquer das duas, que acabaram ultrapassadas na entrada para o km final. Foram a BORA e a Soudal que surgiram a lançar o sprint, uma por cada lado da estrada, e com Danny van Poppel no lançamento, não há quem consiga fazer melhor. O neerlandês procurou lançar Sam Bennett em velocidade, mas foi Groenewegen a abrir o sprint primeiro, e a embalar para uma vitória sem contestação, com Gaviria e o irlandês logo atrás de si.

Sem cortes entre os principais candidatos, Remco Evenepoel segue na liderança da geral e da juventude, enquanto Tim Merlier regressa à liderança da classificação por pontos. Edward Planckaert (Alpecin – Deceuninck) segue na frente da classificação dos sprints intermédios e a EF Education – EasyPost lidera coletivamente.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock