1, 2, 3x Tadej Pogacar na Vuelta a Andalucia! Esloveno vence etapa 4 e é mais líder!

O esloveno Tadej Pogacar (Bahrain Victorious) venceu a etapa 4 da Vuelta a Andalucia – Ruta del Sol, uma ligação de 164.2km entre Olvera e Iznájar em que a classificação geral se continuou a discutir, batendo o espanhol Enric Mas (Movistar) por 3s e o italiano Lorenzo Rota (Intermarche – Circus – Wanty) por 9s, em mais uma grande jornada de ciclismo!

A quarta etapa da Ruta del Sol prometia um grande espetáculo, com as grandes decisões da luta pela geral antes da jornada final de consagração do vencedor. A batalha pela fuga do dia foi bastante intensa, com vários grupos a tentarem escapar do pelotão. Com as melhores equipas interessadas em colocar alguém na frente, era a Movistar quem mais tentava sair, com Nelson Oliveira e Ruben Guerreiro a serem os elementos mais ativos nesta busca.

Foi já bem depois da primeira hora de corrida, com mais de 60km percorridos, que um grupo escapou, no qual Ruben Guerreiro se integrava, acompanhado por Pavel Sikakov (Ineos Grenadiers), Gonzalo Serrano (Movistar), Matteo Sobrero (Team Jayco – AlUla), Dion Smith (Intermarche – Circus – Wanty), Pascal Eenkhoorn (Lotto Dstny) e Edvald Boasson Hagen (TotalEnergies). A eles juntaram-se, pouco depois, Edoardo Zambanini (Bahrain Victorious) e Lionel Taminiaux (Alpecin – Deceuninck), Jefferson Cepeda (Caja Rural – Seguros RGA) e Hugo Houle (Israel – Premier Tech).

Vuelta a Andalucia Ruta Ciclista Del Sol 2023 – 69th Edition – 4th stage Olvera – Iznajar 164,8 km – 18/02/2023 – George Bennett (NZL – UAE Team Emirates) – Tadej Pogacar (SLO – UAE Team Emirates) – Tim Wellens (BEL – UAE Team Emirates) – photo Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2023

A pouco mais de 60km do fim, na subida para o Alto Cerro San Cristobal, Guerreiro, Sivakov e Eenkhoorn isolaram-se na frente, com Cepeda a chegar ao trio pouco depois, e logo de seguida Hagen e Sobrero a fazerem o mesmo. A vantagem deste grupo de seis era de pouco mais de 3:00, com 45km pela frente, mas o pelotão seguia a um grande ritmo. A diferença foi encurtando pouco depois, com a UAE Team Emirates a assumir a dianteira de um pelotão cada vez mais curto nas várias subidas da fase final.

Na subida para o Alto de El Jaramillo, Sivakov atacou e isolou-se, com Cepeda a colocar-se em posição intermédia. Guerreiro e Sobrero ficaram num grupo perseguidor, mas o português também se desenvencilhou rapidamente do italiano. Na frente, Cepeda aproximava-se do francês, e chegava mesmo a encostar, mas acabou por estar num “iô-iô” até entrarem na descida. Guerreiro ficou em posição intermédia entre a frente e um pelotão já reduzido a um grupo reduzido que era liderado pela UAE Team Emirates com George Bennett e Tim Wellens, já a menos de 1min. Enric Mas ainda tentou esboçar um primeiro ataque, mas não teve sucesso, dada a resposta da equipa dos Emirados.

Vuelta a Andalucia Ruta Ciclista Del Sol 2023 – 69th Edition – 4th stage Olvera – Iznajar 164,8 km – 18/02/2023 – Ruben Guerreiro (POR – Movistar Team) – photo Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2023

Na curta descida que se seguiu, Cepeda juntou-se a Sivakov novamente, mas acabou por ceder rapidamente, assim que os dois entraram na subida para o Alto Fuentes de Cesna. Guerreiro foi rapidamente alcançado para poder ajudar Enric Mas, e pouco depois também Cepeda o foi. A 13km do fim, foi Jack Haig (Bahrain Victorious) a atacar, com o líder da geral, Tadej Pogacar, a responder de pronto e a contra-atacar, mas o australiano respondeu bem.

As sirenes ligaram-se logo de seguida, com Pogacar a ter uma avaria mecânica, mas a seer capaz de a tentar resolver em andamento. O grupo acabou por parar com a situação, e, acreditando que Pogacar teria o assunto resolvido, Haig voltou a acelerar. Sem resposta adversária, Pogacar começou a descair no grupo, parecendo que precisava de ir ao carro, mas rapidamente lançou um dos seus ataques épicos, ao qual Enric Mas respondeu de imediato! Os dois passaram pelos homens intermédios e chegaram até Sivakov, deixando-o para trás ainda antes do topo da última contagem de montanha do dia.

Vuelta a Andalucia Ruta Ciclista Del Sol 2023 – 69th Edition – 4th stage Olvera – Iznajar 164,8 km – 18/02/2023 – Enric Mas (ESP – Movistar Team) – Tadej Pogacar (SLO – UAE Team Emirates) – photo Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2023

A diferença de Pogacar e Mas para o grupo perseguidor era de pouco mais de 10s, e a descida para a rampa final colocava-os numa posição confortável. Vindo do nada, foi Matej Mohoric (Bahrain Victorious) a surpreender e a chegar ao duo durante a descida, já com 3km para o fim. Numa curva apertada logo de seguida, foi Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) a cair, mas o Campeão Espanhol rapidamente recuperou. Na frente, Mohoric abriu na primeira de duas rampas que teriam pela frente, e Mikel Landa tentava fazer a ponte, o que acabou por conseguir na companhia de Andreas Kron (Lotto Dstny).

Já próximo do km final, Lorenzo Rota (Intermarche – Circus – Wanty) também conseguiu chegar à frente, e foram os cinco a entrar na rampa que iria decidir a corrida. Enric Mas entrou com tudo e partiu o grupo, com Pogacar a ser o único a conseguir segui-lo. O espanhol parecia poder quebrar o esloveno, mas tal não aconteceu. Landa e Rota estiveram perto de reentrar na discussão, mas o sprint final abriu diante dos olhos e das aspirações de ambos, com Pogacar a ter ainda uma réstia de energia que lhe deu a vitória perante o espanhol. Landa chegou a 12s em quarto, enquanto Buitrago foi quinto, já a 21s.

Ruben Guerreiro foi 18º a 2:36, e Nelson Oliveira (Movistar) 30º a 3:59. Na geral, Ruben é 22º a 7:01 e Nelson 28º a 11:26.

Com o triunfo, o terceiro em quatro dias de Andalucia, Pogacar segue na liderança da geral, onde tem 1:14 sobre Landa e 1:19 sobre Buitrago, e dos pontos. Gotzon Martin (Euskaltel – Euskadi) segue na frente da montanha e Aaron van Poucke (Team Flanders – Baloise) dos sprints intermédios). A Bahrain Victorious é a melhor equipa.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock