Tom Pidcock bate João Almeida e é coroado o novo Rei do Alto do Malhão!

Após uma etapa de 178 km, iniciada em Albufeira, o britânico Tom Pidcock (INEOS Grenadiers) é coroado o novo rei do Alto do Malhão, sendo seguido por João Almeida (UAE Team Emirates) e por Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step). Assim, o dinamarquês Magnus Cort (EF Education – EasyPost) perdeu a liderança para o vencedor da etapa, tendo chegado em 16º, a 43s. Rui Costa (Intermarché – Circus – Wanty) chegou 20s depois, na 11ª posição.

Na última etapa em linha da 49ª edição da Volta ao Algarve, os ciclistas iriam deparar-se com a etapa mais dura da prova, com três prémios de montanha de terceira categoria (km 47.1, 111.1 e 140.4), um sprint intermédio (km 70) e dois prémios de segunda categoria, que eram as duas passagens pelo Alto do Malhão, uma das quais coincidente com a chegada (km 153.9 e 177.9).

Perfil da subida final e da 4ª etapa da 49ª Volta ao Algarve.

A fuga do dia hoje foi diferente da dos dias anteriores, devido à pouca representatividade das equipas portuguesas. O único representante português foi Afonso Silva (Kelly – Simoldes – UDO), mas esteve apenas 3 kms na fuga. Assim, os 3 escapados eram Kasper Asgreen (Soudal Quick-Step), Lewis Askey (Groupama – FDJ) e Mathias Vacek (Trek – Segafredo).

Na primeira contagem de montanha do dia, foi o dinamarquês Kasper Asgreen a passar na dianteira, sendo seguido por Mathias Vacek e Lewis Askey. Esta mesma ordem se seguiu no sprint intermédio em São Brás de Alportel e no segundo ponto de montanha do dia. Depois, Kasper Asgreen isolou-se na subida para Alte, ficando à frente de Matteo Trentin (UAE Team Emirates) e de Marco Haller (Bora – Hansgrohe), eles que lideravam o pelotão.

Já apanhado Kasper Asgreen, dentro dos 30 km finais, a Trek – Segafredo começava a trabalhar, deixando corredores para trás. Na primeira subida ao Malhão, Rémi Cavagna (Soudal Quick-Step) e Kobe Goossens (Intermarché – Circus – Wanty) escaparam e ganharam cerca de 30s de vantagem em relação ao pelotão. Kobe Goossens passava em primeiro no Alto do Malhão, sendo seguido por Rémi Cavagna, Laurens de Plus (INEOS Grenadiers) e por Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step). Equipas como a Bora, INEOS, UAE e EF Education – EasyPost trabalhavam na dianteira do grupo principal. Entre os favoritos, Thymen Arensman (INEOS Grenadiers) teve um furo e Valentin Madouas (Groupama – FDJ) teve de trocar de bicicleta.

Volta Algarve 2023 – 49th Edition – 4th stage Albufeira – Alto de Malhao 177,9 km – 18/02/2023 – Joao Almeida (POR – UAE Team Emirates) – photo Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2023

Já próximos da linha de chegada e iniciada a subida final, surgiram ataques, iniciados por Jai Hindley e por Sergio Higuita, ambos da Bora – Hansgrohe. Deste modo, isolou-se um grupo na frente, com Ilan Van Wilder, Oscar Onley (Team DSM) e Tom Pidcock. O grupo perseguidor, constituído por Daniel Martinez (INEOS Grenadiers), João Almeida (UAE Team Emirates), Rui Costa (Intermarché – Circus – Wanty), Sergio Higuita e Jai Hindley, acabou por se juntar ao primeiro grupo, já sem Costa, com uma grande aceleração de João Almeida, que assumiu a frente do grupo e partiu-o, levando na sua roda Tom Pidcock, Ilan Van Wilder e Sergio Higuita. Tom Pidcock acabou por lançar o sprint, sendo apenas seguido por João Almeida, para conquistar a sua primeira vitória do ano! João Almeida perdeu apenas 1s para o britânico, fechando em 2º e Ilan Van Wilder em 3º.

Rui Costa chega em 11º, 20s depois do vencedor.

Antes do contrarrelógio que irá decidir o vencedor da 49ª edição da Volta ao Algarve, Tom Pidcock tira a liderança da geral a Magnus Cort (EF Education – EasyPost)! Ilan Van Wilder é segundo, a 5s, e João Almeida é terceiro, a apenas 7s da liderança. Magnus Cort mantém a liderança da classificação por pontos, Kasper Asgreen é o novo líder da classificação da montanha e Oscar Onley é o novo líder da juventude. A INEOS Grenadiers é a melhor equipa.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto: Volta ao Algarve

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock