2 etapas, 2 vitórias para Elisa Balsamo na Setmana Ciclista Valenciana!
A italiana Elisa Balsamo (Trek – Segafredo) venceu a segunda etapa da Setmana Ciclista Valenciana, uma ligação de 117km entre Borriana e Vila-Real, batendo ao sprint a finlandesa Lotta Henttala (AG Insurance-Soudal Quick-Step Team) e a americana Megan Jastrab (Team DSM).
A segunda etapa começou com um ritmo baixo. Nos km iniciais, uma queda aconteceu no pelotão, na qual ficaram envolvidas Sara Martin (Movistar Team) e Josie Talbot (Cofidis). As duas tiveram de abandonar a prova. A 103km do fim, Cécile Lejeune (Massi – Tactic Women Team) e Giorgia Vettorello (BePink) saíram do pelotão e ficaram isoladas na frente da corrida. 10km depois, as duas da frente tinham 42s de vantagem sobre o pelotão. Poucos kms depois, Vettorello perdeu o contacto com o pelotão.
A 84km do fim, na primeira contagem do dia, Lejeune foi a primeira a passar no alto. Katia Ragusa (Liv Racing TeqFind) acelerou no pelotão para ser a segunda a passar no topo. Poucos km depois, Lejeune foi alcançada pelo pelotão. Na segunda contagem do dia, Ragusa foi mais forte que Justine Ghekiere (Fenix-Deceuninck) e foi a primeira a passar no topo.
Na terceira contagem do dia, um corte aconteceu no pelotão devido ao forte ritmo imposto pela UAE Team ADQ. Ghekiere foi a primeira a passar no alto da terceira contagem do dia. O grupo da frente que era composto por trinta ciclistas tinha 40s de vantagem sobre o pelotão. A 48km do fim, no único sprint intermédio do dia, Olivia Baril (UAE Team ADQ) foi buscar 3 de bonificação, Karlijn Swinkels (Jumbo – Visma) 2s e Flora Perkins (Fenix-Deceuninck) 1s.
A 42km do fim, Quinty Ton atacou e ficou isolada na frente da corrida. Poucos kms depois, o pelotão alcançou o grupo perseguidor. A 33km da meta, Ton foi alcançada pelo pelotão. 13km depois, algumas ciclistas tentaram sair do pelotão mas nenhuma delas teve sucesso. O pelotão decidiu baixar o ritmo para que as ciclistas se poupassem para os últimos kms.
No último km, várias equipas lutavam pela frente do pelotão. Nos metros finais, a UAE Team ADQ passou para a frente do pelotão e Balsamo estava na roda da sprinter da UAE Eleonora Gasparrini (UAE Team ADQ). Após a última curva, Gasparrini lançou o sprint. Henttala passou a italiana mas a finlandesa tinha Balsamo na sua roda. Nos últimos metros, Balsamo passou Henttala e a italiana conquistou assim a sua segunda vitória da temporada. Jastrab foi mais forte, nos últimos metros, que Silvia Zanardi (BePink) e Gasparrini e foi terceira.
A portuguesa Beatriz Roxo (Cantabria Deporte-Rio Miera Women’s Cycling Team) foi 142º a 19:29.
Balsamo reforçou a sua liderança da classificação geral. Ragusa manteve a liderança da classificação da montanha e Baril manteve a liderança da classificação dos sprints intermédios. Matilde Vitillo (BePink) manteve a liderança da juventude.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Trek – Segafredo – Twitter