Magnus Cort escapa e leva a sua 2ª vitória de etapa consecutiva na Volta ao Algarve!
A etapa com 203 km, que ligou Faro a Tavira, seria o último dia para os sprínteres terem uma palavra a dizer. Devido a Magnus Cort ter atacado na passagem pela meta volante, a 25 km da chegada, o final ao sprint não foi o idealizado pelas equipas, onde o favorito que chegou melhor classificado foi o belga Jordi Meeus, finalizando em 3º. A etapa vencida pelo dinamarquês Magnus Cort, que se impôs a Filippo Ganna. Rui Costa e João Almeida chegaram dentro do grupo principal.
Ao longo da etapa de hoje iriamos ter 2 prémios de montanha de 3ª categoria (Km 63.4 e 78.3) e 1 meta volante (Km 178.5). Os favoritos voltavam a ser os sprinters Fabio Jakobsen (Soudal – Quick Step), Jordi Meeus (BORA – Hansgrohe), Alexander Kristoff (Uno-X Pro Cycling), Paul Penhoet (Groupama – FDJ), Casper Van Uden (Team DSM) e Rui Oliveira (UAE Team Emirates).
A fuga do dia voltava a contar com uma maior representação das equipas portuguesas: Pedro Andrade (ABTF Betão – Feirense), Fábio Costa (Glassdrive – Q8 – Anicolor), Gonçalo Amado (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Aleksandr Grigorev (Efapel Cycling), Guillermo Garcia (Rádio Popular – Paredes – Boavista) e Daniel Viegas (Aviludo Louletano – Loulé Concelho).
No primeiro prémio de montanha, foi o russo Aleksandr Grigorev que levou a melhor, passando à frente de Gonçalo Amado (2º) e de Daniel Viegas (3º), somando 4 pontos. Na 2ª meta de montanha, o corredor da Efapel Cycling volta a repetir o feito, passando à frente de Guillermo Garcia e de Fábio Costa.

A Education First – EasyPost começou a trabalhar na dianteira do grupo, e a 32 km do fim apanham os fugitivos do dia. Na chegada à meta volante em Vila Real de Santo António, Magnus Cort (EF – EasyPost) lançou-se ao sprint e fugiu, sendo acompanhado por Rui Costa (Intermarché – Circus – Wanty), Tobias Foss (Jumbo – Visma), Valentin Madouas (Groupama – FDJ), Filippo Ganna e Tom Pidcock (INEOS Grenadiers).
Equipas como a Uno-X, Soudal – Quick Step e BORA – Hansgrohe começavam a tomar a dianteira do pelotão. Assim, os fugitivos entravam no Km final com apenas 2 segundos de vantagem para o pelotão. Mas, mesmo com esse trabalho, o líder Magnus Cort consegue bisar na Volta ao Algarve, reforçando a liderança da classificação geral! Filippo Ganna termina em 2º e Jordi Meeus (BORA – Hansgrohe) fecha o pódio. O melhor português foi Rui Oliveira (UAE Team Emirates), terminando em 5º. Rui Costa foi 6º e João Almeida (UAE Team Emirates) terminou no pelotão.
Na classificação geral e por pontos, Magnus Cort reforça as suas lideranças antes da etapa do Malhão! António Ferreira (Kelly – Simoldes – UDO) mantém a liderança da classificação da montanha e Frederik Wandahl (BORA – Hansgrohe) mantém a juventude. EF Education – EasyPost também mantém a liderança por equipas.
Os metros finais
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: EF Pro Cycling – Twitter