Tadej Pogacar vence 1ª etapa da Vuelta a Andalucía!
Depois da vitória na clássica Jaén Paraíso Interior na última segunda-feira, Tadej Pogacar voltou a vencer! O ciclista da UAE Team Emirates deixou Mikel Landa (Bahrain Victorious) a 38s. Com o mesmo tempo, a completar o pódio, ficou Carlos Rodríguez da INEOS Grenadiers. Com o afastamento do colombiano Egan Bernal desta mesma volta, a equipa contou com o campeão de fundo espanhol Carlos Rodríguez para lutar pela geral. Também a 38 seg ficou Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) no quarto lugar.
179 km distanciavam Puente de Génave de Santiago de la Espada. A primeira etapa da 69ª Vuelta a Andalucia – Ruta del Sol começou com uma fuga entre as duas contagens de terceira categoria, composta por Clément Alleno (Burgos – BH), Alex Martin (Eolo – Kometa Cycling Team), Aaron Van Poucke (Team Flanders – Baloise) e Gotzon Martín (Euskaltel – Euskadi). Depois de conseguir passar em primeiro no sprint intermédio, o ciclista da Team Flanders – Baloise descaiu do grupo e juntou-se Omar Fraile (Ineos Grenadiers) à fuga, quando faltavam 51km para a meta.
A 46km para a meta, as equipas UAE Team Emirates e Movistar Team vieram sempre a puxar na frente do pelotão, enquanto a fuga se reduzia a três. Os três fugitivos do dia passaram na primeira contagem de primeira categoria, conseguindo juntar mais pontos ao que tinham conseguido nas contagens de terceira categoria.
Tim Wellens (UAE Team Emirates), a 23km para a meta, aumentou a intensidade e conseguiu apanhar a fuga. A 12km do fim, o seu colega de equipa Tadej Pogacar aproveitou para atacar e Santiago Buitrago ainda o tentou seguir, mas foram apenas 100m até abrir para o lado. Juntou-se ao corredor da Bahrain Victorious o seu companheiro de equipa, Mikel Landa , Carlos Rodríguez e Enric Mas (Movistar Team). O ciclista da Movistar teve um problema mecânico a 8km da meta e acabou por perder terreno que não mais conseguiu recuperar.
O ciclista esloveno, depois de 11km sozinho, conseguiu a vitória na etapa, sendo assim o primeiro líder da classificação geral, com Mikel Landa e Carlos Rodríguez a completarem o pódio.
Os portugueses Rúben Guerreiro e Nélson Oliveira, ambos da Movistar Team, ficaram no 27º lugar e no 29º lugar na etapa e conseguem igualmente estas posições na geral, ambos a 2:41 de Tadej Pogacar.
Pogacar lídera a geral e a classificação por pontos, enquanto Gotzon Martin lidera na montanha após o dia em fuga. Van Poucke lidera nos sprints intermédios e a Bahrain Victorious coletivamente.
Vídeo da Chegada
Classificações
Results powered by FirstCycling.com