Kristoff leva a 1ª etapa da Volta ao Algarve, estreando-se a vencer com as cores da Uno-X!

Arrancou hoje para a estrada a 49ª edição da Volta ao Algarve, onde o norueguês Alexander Kristoff da Uno-X Pro Cycling Team foi o grande vencedor da etapa que ligou Portimão a Lagos, ao longo de 200km, sendo seguido pelo belga Jordi Meeus (BORA – Hansgrohe) e pelo seu colega de equipa, Soren Waerenskjold. Assim, Kristoff lidera a classificação geral e por pontos, em dia que antecede a subida ao Alto da Foia.

Ao longo da etapa, os atletas encontrariam dois prémios de montanha, sendo um de quarta categoria (Cruz de Assumada, km 62.9) e outro de terceira categoria (Nave, km 138.9), e ainda uma meta volante em Aljezur, ao km 169.4. Sendo previsto um final ao sprint, homens como Fabio Jakobsen (Soudal – Quick Step), Jordi Meeus (BORA – Hansgrohe), Alexander Kristoff (Uno – X Pro Cycling), Paul Penhoet (Groupama – FDJ), Hugo Hofstetter (Arkéa – Samsic) e Rui Oliveira (UAE Team Emirates) eram apontados como grandes favoritos.

A fuga do dia foi iniciada por 3 corredores, Alexander Kamp (Tudor Pro Cycling), Aleksandr Grigorev (Efapel Cycling) e António Ferreira (Kelly – Simoldes – UDO), aos quais depois se juntaram Rafael Lourenço (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) e Sergio Garcia (Glassdrive – Q8 – Anicolor). Na chegada ao primeiro prémio de montanha, o primeiro a passar foi Rafael Lourenço, ganhando assim 3pts. Na segunda meta de montanha, António Ferreira levou a melhor, somando 4pts, para se colocar na liderança virtual da classificação.

Dentro dos 50km finais, Tim Declercq (Soudal – Quick-Step) começou a puxar na dianteira do pelotão, e a alcançar membros da fuga. Mesmo assim, alguns elementos conseguoram chegar ao sprint intermédio em Aljezur, onde Alexander Kamp foi o vencedor. A dupla que ainda restava, com Kamp e Grigoriev, foi alcançada a 12km do fim.

Dentro dos 10 km finais, houve uma queda no pelotão que levou 10 corredores ao chão, mas nenhum dos favoritos esteve envolvido. No posicionamento para o sprint, destacou-se o posicionamento da Groupama – FDJ, que era seguida pela Uno-X. Foi a formação norueguesa que brilhou, vencendo a etapa com Alexander Kristoff, que se estreou a vencer na temporada e pela equipa! Jordi Meeus foi segundo e Soren Waerenskjold fechou o pódio. Luís Mendonça (Glassdrive – Q8 – Anicolor) foi o melhor português, acabando em 12º.

Acabada a 1ª etapa, Alexander Kristoff lidera a prova, tendo também a classificação por pontos. António Ferreira lidera a classificação da montanha com 6 pontos, enquanto Pavel Bittner (Team DSM) lidera a juventude. Trek – Segafredo lidera por equipas.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto: Syzmon Gruchalski

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock