Santiago Mesa estreia-se pela ABTF Betão – Feirense com vitória na Prova de Abertura!

O colombiano Santiago Mesa (ABTF Betão – Feirense) venceu esta tarde a primeira corrida da temporada ciclística de estrada em Portugal, a Prova de Abertura – Região de Aveiro, clássica de 170.9km com partida em Estarreja e chegada em Ílhavo, batendo ao sprint os portugueses Rafael Silva (Efapel Cycling) e Francisco Campos (Fonte Nova – Felgueiras)!

A primeira corrida de 2023 em Portugal trouxe um percurso muito idêntico ao já tradicional em Aveiro, propício a que houvesse sempre a incerteza de a fuga vingar ou um sprint acontecer. Vários foram os ataques na primeira meia hora de corrida, mas só ao km 22 se formou a fuga do dia com João Medeiros (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), Duarte Mixão (Kelly – Simoldes – UDO) e Aaron Wade (Padronés Cortizo) a escaparem e a colocarem 2:00 sobre o pelotão.

Perante apenas três equipas representadas na frente, novos ataques surgiram, e um primeiro grupo perseguidor formou-se com João Oliveira (Credimom – LA Alumínios – Marcos Car), Diogo Pereira (Porminho Sub-23 Team), João Silva (Kelly – Simoldes-UDO) e Miquel Valls (Vigo – Rías Baixas). Atrás deles, um novo grupo escapou com Aitor Bugarin (Vigo – Rías Baixas) e Miguel Feliz (Santa Maria da Feira / Segmento D’Época / Reol), enquanto o pelotão respirava e os deixava ganhar terreno.

Ao km 56, o trio liderava com 1:10 sobre o primeiro grupo perseguidor, enquanto o pelotão seguia a 9:05, ainda com quase 115km por percorrer. 15km depois, Medeiros, Mixão e Wade começaram a única subida referenciada para o dia, até ao alto de Talhadas, com 1:40 sobre o grupo perseguidor e 7:00 sobre o pelotão, que encurtava diferenças graças ao trabalho da Efapel Cycling, equipa que agora se faz representar pela cor laranja.

A subida fez os grupos partirem-se, com Mixão a perder o contacto e a deixar Medeiros e Wade na frente, enquanto no primeiro grupo perseguidor sobravam apenas João Silva e Miquel Valls, a 1:30 da dupla na frente. O açoriano da Credibom e o irlandês da Cortizo lideravam a corrida com 1:40 sobre o trio perseguidor, que juntava agora João Silva e Miquel Valls a Duarte Mixão, que havia descolado da dianteira. O pelotão estava a 3:30, tendo recuperado metade da desvantagem em plena subida, e tendo ainda 90km pela frente.

O ritmo da formação de José Azevedo foi-se mantendo sempre elevado o suficiente para não dar hipóteses à fuga, e com pouco menos de 50km para o fim, o grupo intermédio foi alcançado, enquanto Wade deixava Medeiros para trás e ficava sozinho na frente. A diferença acabou por se estabilizar nos 55s durante bastante tempo, permitindo assim que nenhuma equipa tentasse surpreender. O irlandês acabou por ser alcançado à entrada dos 10km finais, e foi Artem Nych (Glassdrive – Q8 – Anicolor) a tentar surpreender com um ataque, mas sem sucesso. Num final bastante rápido, a aproximação à meta deu-se da mesma forma, e no sprint final foi Mesa a levar a melhor para se estrear a vencer em Portugal, na sua primeira corrida pela equipa da Feira.

Entre os Sub23, Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) foi o melhor colocado, cortando a meta na 20ª posição, com o mesmo tempo do vencedor.

Pódio Final

O Pódio final com Francisco Campos – Santiago Mesa – Rafael Silva (da esquerda para a direita)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: UVP/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock