Raquel Queirós vence a XCO Cup Costa Blanca! Ana Santos regressa com um quarto posto!
O BTT português regressou em força para 2023 na XCO Cup Costa Blanca, naquela que era a primeira corrida do calendário espanhol da nova temporada em que Portugal contava com os seus atletas presentes. Pela MMR Factory Team, Raquel Queirós deu o início a uma nova temporada, a primeira enquanto Elite, enquanto Ana Santos, pela X-Sauce Factory Team, regressou à sua vertente principal, após ter vencido o título nacional de ciclocrosse! João Cruz (AXPO / Firstbike Team / Vila do Conde) fez também a sua estreia na temporada, na corrida dos Elites e Sub-23 masculinos.
Foi na corrida feminina que Portugal teve maior destaque. A MMR travou uma intensa luta com Ana Santos, mas foi entre as três ciclistas da equipa que tudo se decidiu. O sprint final acabou por ser a duas, com Raquel Queirós a levar a melhor sobre a polaca Matilda Szczecinska para conquistar a primeira vitória da temporada. Também da MMR, Lucia Gomez foi terceira, a 20s, enquanto Ana Santos, da X-Sauce, cruzou a linha de meta na quarta posição, a 46s da compatriota. Este resultado, valeu também o terceiro posto nas Sub-23, já que do top4 apenas Raquel Queirós não compete no escalão.
Para o que a temporada ainda tem pela frente, ambos os resultados são bastante promissores, e fazem acreditar em mais um ano de grande evolução das duas grandes referências do BTT feminino em Portugal.
Do lado masculino, João Cruz teve mais uma corrida de aprendizagem, frente a nomes bastante fortes do BTT Mundial. A vitória neste XCO sorriu ao Campeão Mundial de XCM, o neozelandês Samuel Gaze (Alpecin – Deceuninck), com o português de 20 anos a ser 30º a 8:29.
Foto de capa: XCO Cup Costa Blanca / Facebook