Biniam Girmay vence etapa 1 da Volta a la Comunitat Valenciana e soma mais uma para a Intermarche!
O eritreu Biniam Girmay (Intermarche – Circus – Wanty) venceu ao sprint a primeira etapa da Volta a la Comunitat Valenciana, batendo o neerlandês Olav Kooij (Jumbo – Visma), que era talvez o principal favorito para o dia, e o espanhol Ivan Garcia Cortina (Movistar), com a equipa espanhola a colocar também José Joaquin Rojas e Alex Aranburu nos cinco primeiros da jornada.
Dado o arranque para esta 74ª Volta a la Comunitat Valenciana, a primeira jornada viu a fuga do dia formar-se nos primeiros metros de estrada, com Ward Vanhoof (Flanders – Baloise), Hector Carretero (Equipo Kern Pharma), Xabier Isasa (Euskaltel – Euskadi), Ander Okamika (Burgos – BH) e Riccardo Lucca (Green Project – Bardiani – CSF – Faizane) a ganharem cerca de 3min sobre um pelotão comandado pela Jumbo e pela Intermarche, as duas formações com mais chances para o dia.
Foi na primeira das duas subidas do dia, o Coll de Rates, com cerca de 55km para o fim, que a fuga foi alcançada, mesmo próxima da contagem, com Marc Soler (UAE Team Emirates) a aproveitar para saltar do pelotão e passar em primeiro. Alexander Kristoff (Uno-X Pro Cycling Team) foi o principal sprinter a ceder terreno, e a Bahrain Victorious surgiu em força na segunda subida, com Olav Kooij a conseguir aguentar-se no limite.
A partir daí o percurso seria praticamente sempre a descer até aos kms finais, e o pelotão manteve-se compacto até que o espanhol Joan Bou (Euskaltel – Euskadi) decidiu atacar e tentar surpreender a 9km da meta. O espanhol ainda se aguentou com 10s de vantagem durante alguns kms, mas seria apanhado já nos 2km finais, com o pelotão a seguir então para o sprint. Com tudo de olhos postos em Kooij, Girmay aproveitou e acelerou pela esquerda, após Rui Costa o ter deixado em posição perfeita, e conquistou assim a vitória, com Kooij a ser segundo e a tripla da Movistar logo atrás de si.
O eritreu é assim o líder da competição espanhola, na primeira vez que é líder de uma prova na Europa, acumulando também a liderança dos pontos e da juventude! Marc Soler lidera a montanha e a Movistar é a melhor equipa.
Rui Costa (Intermarche – Circus – Wanty) cruzou a meta na 53ª posição, com o mesmo tempo que o seu colega de equipa, e segue nesse mesmo lugar da geral, a 10s de Girmay.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com