Jonathan Milan bate Dylan Groenewegen em sprint milimétrico para vencer uma etapa 2 super ventosa do Saudi Tour!

Pelo perfil, a segunda etapa do Saudi Tour demonstrava acabar mais uma vez ao sprint. A etapa ligou Winter Park a Shalal Sijlyat Rocks, ao longo de 184km, onde pelo meio se encontravam dois sprints intermédios (km 123 e 160) e um sprint bonificado (km 18). Os favoritos num eventual sprint seriam Dylan Groenewegen (Team Jayco – AlUla), Max Kanter (Movistar), Jonathan Milan (Bahrain Victorious), Max Walscheid (Cofidis) e, se estivesse bem, Pascal Ackermann (UAE Team Emirates).

Perfil da 2ª etapa da 6ª Edição do Saudi Tour.

A etapa, devido ao vento forte, dificultou a criação de fugas, mas mesmo assim formou-se uma, composta por dois elementos: Enekoitz Azparren (Euskaltel – Euskadi) e Manabu Ishibashi (Team UKYO). No sprint bonificado, Enekoitz Azparren bateu ao sprint o japonês Manabu Ishibashi, com Muhammad Zariff (Terengganu Polygon CT) fez terceiro. Depois disso, os dois fugitivos foram apanhados a cerca de 10km do primeiro sprint intermédio.

Assim seguiam todos seguiram em pelotão durante largos kms, com vento de frente a não permitir o pelotão andar muito tempo no limite, já que gastaria muitas forças. No primeiro sprint intermédio, Max Walsheid (Cofidis) passou na dianteira, batendo Marcus Sander Hansen (Uno-X Pro Team) e Peio Goikoetxea (Euskaltel – Euskadi).

A 30km do fim, a mudança de direção fez os comboios acelerarem, e, inevitavelmente, o pelotão partiu, com dois grandes grupos a formarem-se, distanciados em cerca de 30s. O líder da geral, Dylan Groenewegen, era um dos homens mais ativos, com a sua equipa muito bem representada, assim como a Movista de Ruben Guerreiro e a UAE Team Emirates de Ivo Oliveira! Na passagem pelo último sprint intermédio, o primeiro a passar foi novamente Max Walscheid, sendo seguido de Jack Bauer, em segundo, e de Joey Rosskopf, em terceiro, ambos da Q36.5 Pro Cycling Team.

Nos últimos 10km, os dois grupos principais uniram-se, não havendo ninguém a trabalhar, e Mathias Norsgaard (Movistar) surpreendeu todos ao atacar e isolar-se na frente. O ataque não teve o sucesso esperado, pois Norsgaard foi apanhado a 2km da meta. À entrada do km final, equipas como a Cofidis, a Uno-X e a Bahrain tentaram o melhor posicionamento, embora sem a colocação crucial. Mais uma vez, a Team Jayco – AlUla trabalhou muito bem, colocando o seu sprinter à frente de todos. O vento a soprar lateralmente, de novo, fez o pelotão esticar, partindo mesmo dentro do top10.

Na roda de Dylan Groenewegen seguiam 2 bons rivais: Jonathan Milan (Bahrain Victorious) e Cees Bol (Astana Qazaqstan Team). Ambos lançaram o sprint a 200m para a meta, com Groenewegen a ficar fechado e a ser forçado a começar após os rivais. O neerlandês líder da geral ainda embalou atrás do italiano e colocou-se ao seu lado, mas foi na linha de meta que Milan consumou a vitória por meros centímetros, graças ao lançar de bicicleta! Bol foi terceiro.

Ambos os portugueses estiveram bastante bem na etapa, com Rúben Guerreiro a ser 14º, a 3s, devido ao corte dos sprinters e Ivo Oliveira a ser 48º, chegando 19 segundos depois do vencedor, após ter trabalhado na colocação de Ryan Gibbons, já dentro do km final.

Na geral, Dylan Groenewegen segue no comando, com 6s sobre Milan, e reforça também a classificação por pontos. Milan é o novo líder da juventude, Marcus Sander Hansen permanece na frente dos sprints intermédios, enquanto a Movistar mantém a liderança por equipas.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto: Pauline Ballet / Saudi Tour

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock